Os carros elétricos ainda estão longe de serem populares no Brasil, mas a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está se preparando para um futuro em que eles sejam mais usados.

A recarga de veículos elétricos recebeu uma regulamentação da Aneel nesta terça-feira (19). Isso significa que postos de combustível, shopping centers, empreendedores e distribuidoras de energia terão regras mais claras para prestar esse serviço.

Foto por Washington State Dept of Transportation/Flickr

Com o regulamento, qualquer parte interessada pode oferecer recarga de veículos elétricos, seja de forma gratuita ou a preços livremente negociados (recarga pública).

E as distribuidoras de energia elétrica podem, se assim desejarem, instalar estações de recarga em sua área de atuação. A Aneel não vai interferir no preço cobrado aos consumidores.

É preciso, no entanto, se cadastrar na agência caso a empresa se interesse em prestar o serviço. A Aneel vai disponibilizar um formulário eletrônico para tanto até meados de outubro.

Tiago Correia, diretor relator do processo, diz em comunicado que a regulação é mínima, pensada para eliminar eventuais barreiras no desenvolvimento desse mercado. “A norma garante que o empreendedor invista nas instalações de recarga sem medo de surpresas regulatórias posteriores”, ele explica.

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a frota brasileira de veículos elétricos — incluindo híbridos — era de 2,5 mil unidades em 2016, ou 0,04% do total. Ela estima que isso deve chegar a 360 mil em 2026, ou 2,5% do total.

Com informações: Aneel, Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .

Eu moro e sjc-sp e nunca o uber demorou mias que 3 minutos, me diz de que city vc é pra eu dar uma analisada?

ochateador

E na europa um país retirou os subsídios dos veículos elétricos (por achar que andariam por conta própria) e as vendas caíram mais de 50%....

ochateador

Essa parte de padronizar as estações de recarga meio que irá padronizar os plugs.
Se usar o plug e estação da própria montadora você recarrega (exemplo) energia para 1000 KM em 2 horas. Se usar as estações genéricas, você recarrega energia para apenas 300 KM em 2 horas.

Mas de resto, é mais para dizer como deve ser construída as estações e como operar, assim evita um processo do tipo "recarreguei aqui e isso detonou todo meu carro" (aka evitar freude no combustível).

ochateador

Mas até o carro chegar...

Fagner Ribeiro

Nem me fale velho. Toda vez que vou pra praia é um sufoco achar um ponto de recarga para meu Volt

Keaton

Não é reclamar. É afirmar que muito provávelmente haverá formação de cartel. Até com posto de gasolina já teve/tem vários carteis.

Imagina se eles não derem uma regulada no preço...

@Sckillfer

Poxa, achei que tinham regulado as tomadas... Cada fabricante tem uma, daí a pessoa chega com seu carro numa loja com a belíssima placa indicando que tem recarga pra carro... Pra descobrir que só é compatível com BMW.

DumbSloth87

A Europa não regulamentou isso ainda?? Eles sempre padronizam tudo, se não fizeram ainda é pq tão mto ocupados fudendo com a internet.

Danilio Costa Silva

Ai entra cultura de negócios do nosso país.

Zé das Covi

As montadoras vão se resolver aos poucos

LemmiNoW

pena que nessas horas você estava sem o seu Ray-Ban com armação de ouro e sua carteira da Louis Vuitton.

Zé das Covi

"possibilitar a construção de estações de recarga por hobbystas,"
Noticia da semana - "Carros da tesla fazem cosplay de note 7 e explodem"

Zé das Covi

Uma parte do estimulo pra a alteração da matriz energética é uma taxação maior em combustíveis fosseis mas pelos recentes acontecimentos vai ser meio difícil.
Não que seja impossível o estimulo de outras formas mas é menos eficiente .

Leonardo Rocha Dias

Alguém sabe se existe um padrão de conector para carros elétricos, pelo que vi cada empresa tem o seu próprio, não existe um 'USB' para ligar nos carros ainda?

Caleb Enyawbruce

Esse ritmo de crescimento está absurdamente baixo... 2,5% em 2026? Mds...
Pior que eu fui atrás dos números mundiais* e não são muito diferentes. Temos muito a caminhar ainda.

* https://en.wikipedia.org/wi...

Exibir mais comentários