Aneel regulamenta estações de recarga para veículos elétricos no Brasil

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carro Elétrico (Foto: Washington State Dept of Transportation/Flickr)

Os carros elétricos ainda estão longe de serem populares no Brasil, mas a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está se preparando para um futuro em que eles sejam mais usados.

A recarga de veículos elétricos recebeu uma regulamentação da Aneel nesta terça-feira (19). Isso significa que postos de combustível, shopping centers, empreendedores e distribuidoras de energia terão regras mais claras para prestar esse serviço.

Com o regulamento, qualquer parte interessada pode oferecer recarga de veículos elétricos, seja de forma gratuita ou a preços livremente negociados (recarga pública).

E as distribuidoras de energia elétrica podem, se assim desejarem, instalar estações de recarga em sua área de atuação. A Aneel não vai interferir no preço cobrado aos consumidores.

É preciso, no entanto, se cadastrar na agência caso a empresa se interesse em prestar o serviço. A Aneel vai disponibilizar um formulário eletrônico para tanto até meados de outubro.

Tiago Correia, diretor relator do processo, diz em comunicado que a regulação é mínima, pensada para eliminar eventuais barreiras no desenvolvimento desse mercado. “A norma garante que o empreendedor invista nas instalações de recarga sem medo de surpresas regulatórias posteriores”, ele explica.

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a frota brasileira de veículos elétricos — incluindo híbridos — era de 2,5 mil unidades em 2016, ou 0,04% do total. Ela estima que isso deve chegar a 360 mil em 2026, ou 2,5% do total.

Com informações: Aneel, Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados