Desde quarta-feira (20) à noite, alguns perfis grandes no Twitter receberam notificações de que seus prints da Rede Globo violam direitos autorais. Curiosamente, a emissora não está pedindo a derrubada do conteúdo — mas qualquer pessoa pode fazer isso.

O jornalista Vinícius Sacramento fez o teste denunciando o print de um programa da SporTV, canal da Globosat. Ele estava logado — isso é obrigatório — mas preencheu o formulário de denúncia com o nome de um personagem de novela e o endereço de uma igreja. O Twitter removeu a imagem pouco tempo depois.

Isso não afeta somente prints da Globo. Sacramento experimentou denunciar um print do Programa Silvio Santos, do SBT, e preencheu o formulário dizendo ser Dudu Camargo, jovem apresentador do canal. Mais uma vez, a denúncia foi aceita e a imagem, removida.

Por fim, ele denunciou a imagem de um programa da TV Record usando um nome falso, e novamente o Twitter retirou a imagem do ar.

O @RealitySocial, que costuma divulgar prints da TV para 70 mil seguidores, foi temporariamente suspenso após acumular várias denúncias. O perfil voltou ao ar.

Enquanto isso, alguns tweets que tinham prints agora exibem a mensagem de erro “esta imagem foi removida em resposta a uma denúncia do detentor de direitos autorais”.

No entanto, a Globo confirma à coluna de Ricardo Feltrin no UOL que “não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados”. Ela diz em comunicado que “tem um profundo respeito pelos seus fãs” e concilia isso com “seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria”.

Infelizmente, parece ser muito fácil abusar da ferramenta de denúncias do Twitter. A rede social é obrigada pelo DMCA (Digital Millenium Copyright), lei de direitos autorais dos EUA, a remover rapidamente qualquer conteúdo que infringe direitos autorais.

No entanto, se apressar para remover prints — sem mesmo verificar a identidade de quem faz a denúncia — é um exagero.

Emissoras como Record, SBT Rio e VTV (afiliada do SBT em Campinas e na Baixada Santista) avisaram em seus perfis oficiais que os prints estão liberados. Só que isso também depende do Twitter.

https://twitter.com/sbtrio/status/1009851254468694016

Atualizado às 17h53

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Carvalho

Nem indícios

Lucas Carvalho

Portanto, não dá pra afirmar

Doug

Nem negação.

Lucas Carvalho

Eu li a matéria que você mandou e não tem confirmação que foi a Globo (pronunciamento oficial, por exemplo), e essa matéria do tecnoblog está mais completa mostrando que existe uma probabilidade real comprovada de que não seja.

@Sckillfer

Twitter só é bom por causa dos usuários mesmo, pq a empresa por trás... É cada hora uma nova banana na cara

paulo yan

Acho legal essa thumb que o Tecnoblog sempre usa quando vai falar do Twitter, pq representa perfeitamente o que está acontecendo com a rede, graças aos bocós que comandam

Doug

Aqui diz o seguinte: “A Rede Globo proibiu uso de imagens de seus programas nas redes sociais”. https://www.b9.com.br/92774...

Doug

Depois não quer ser vista como antiquada e engessada.

7csP9tkb

Se pensar bem, prints fazem uma divulgação danada do programa sem revelar quase nada do conteúdo original. É uma baita propaganda gratuita.

Se eu fosse as emissoras, cobraria do Twitter essas remoções indevidas.

Anakin

espera alguns meses que entra o nome de algum candidato no avatar dele rs

pedrowillyam

Gosto muito do Twitter mas acho essa visão deles de fechar cada vez mais a plataforma um lixo. Pro Facebook ver essas reclamações e criar uma cópia que o canibalize é um pulo.

Danilo Cursino

Óbvio que não leu! Nunca lêem, o importante é a Crítica Social Foda™

Viniçious

cara, você leu a notícia?

Lucas Carvalho

Você viu que não necessariamente foram as emissoras que fizeram isso, né? Na verdade eles estão incentivando os internautas a postarem prints.

Luiz Henrique

"se apressar para remover prints — sem mesmo verificar a identidade de quem faz a denúncia — é um exagero"

Estão ocupados demais mexendo na API pra quebrar apps de terceiros ou implementando features que ninguém pediu, não sobra tempo pra verificar

Exibir mais comentários