Início » Computador » Samsung revela SSD com 8 TB de capacidade

Samsung revela SSD com 8 TB de capacidade

Emerson Alecrim Por

Definitivamente, não são só os HDs que ultrapassam a barreira dos terabytes. A Samsung anunciou nesta quinta-feira (21) um SSD que conta com 8 TB de capacidade. Só tem um probleminha: o dispositivo não foi feito para PCs.

Pertencente às opções de SSDs no formato NF1 da Samsung, a novidade traz 16 chips com 512 GB de capacidade. Cada unidade possui 16 camadas de memória V-NAND de 256 gigabits. Nelas, as células de armazenamento suportam três bits, indicando que a especificação usada aqui é a TLC (Triple-Level Cell).

As velocidades também impressionam. São até 3,1 GB/s (gigabytes por segundo) na leitura sequencial de dados e 2 GB/s na escrita, números de três a cinco vezes maiores que os da maioria dos SSDs convencionais.

SSD Samsung NF1

Outras características incluem compatibilidade com os padrões PCI Express 4.0 e NVMe 1.3 (que otimiza o tempo de acesso aos dados), além de suporte a até 500 mil operações aleatórias por segundo (IOPS) na leitura de dados e 50 mil na gravação. As dimensões do dispositivo são de 11 x 3,05 cm.

O preço de tudo isso? A Samsung não revelou. Esse SSD foi preparado especificamente para equipar datacenters de alta performance, podendo ser instalado em racks 2U que suportam até 576 TB. Os valores vão depender de negociações baseadas em volumes de venda, portanto.

Bom, talvez seja melhor não ter essa informação: um SSD com números tão altos não vai ter o preço como exceção.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Macgyver Freitas

Vi umas paradas sobre o 5.0 tá planejado pra 2019, mas acho q tbm pode acabar atrasando uns 2 anos como o 4.0, sobre NVidia, ela n lança pq tá liderando sozinha o mercado. A esperança pra placa de vídeo é a AMD lançar as Navi, e vamos ver como vai ser as placas q a Intel tá prometendo pra 2020

DumbSloth87

Vi por aí q o 4.0 vai ter vida curta, já q planejaram o 5.0 pra 2019. Essa indústria tá uma zona, a NVIDIA nem vai lançar placas GTX Volta, vai pular direto pra próxima (Turing ou Ampere, não se sabe direito).

Macgyver Freitas

Se chegar ano q vem tá bom, pq tem matéria dizendo q vai chegar desde 2017 e ate agora nada, eu ia montar um PC esse ano, mas com as tretas de RAM e placa de vídeo, acabei deixando pro ano q vem, torcendo pra vir o PCI-e 4.0, HDMI 2.1, e um precinho melhor nas placas de vídeo e nas RAM

DumbSloth87

Tudo indica que as próximas gerações, tanto de AMD quanto de Intel, já vão suportar PCIe 4.0, o problema é que as gerações atuais acabaram de ser lançadas, ou seja, PCIe 4.0 só no meio do ano que vem.

Macgyver Freitas

Ainda deve levar um tempo, mas n vejo a hora dos SSDs igualarem o preço por GB dos HDs. E esse PCI-e 4.0 será q sai dos desktop do ano q vem?

Marcos Andrade

Imagina a bagatela.

Helcio Macedo

Custa 8TB de Reais

DeadPull

Não exagera. Acho que com o PIB do Haiti já dá pra comprar uma unidade.

Gustavo Luizon

Ela não revelou, mas eu te revelo que custará 3 rins ou o PIB do Afeganistão

DumbSloth87

Eh, só q mais largo, 30.5mm ao invés de 22mm. A Intel tem um formato concorrente q eh maior ainda, 38.6mm x 325.35mm!

Cameron Poe

Parece 22110

DumbSloth87

Parece um m.2 maiorzinho, seria legal ter essa interface nos desktops.