Início » Aplicativos e Software » 10 aplicativos para Mac que todo geek deveria usar

10 aplicativos para Mac que todo geek deveria usar

Conheça 10 aplicativos para Mac que são simples de usar, mas facilitam a vida e melhoram a produtividade de todo usuário de Mac.

Thiago Mobilon Por
TB Responde

Quando você migra para uma plataforma com a qual não está familiarizado, precisa começar do zero a busca pelos melhores softwares para cada tarefa. Por isso, vou indicar uma lista com 10 aplicativos essenciais para Mac. A lista é variada e composta por lauchers, que facilitam a vida para encontrar programas, programas de mensagens, players de vídeo, entre outros aplicativos úteis.

Aplicativos para Mac

10 aplicativos úteis para Mac

1 – Quicksilver (Gratuito)

O poderoso launcher de aplicativos é muito mais do que aparenta. O programa é capaz de executar tarefas muito maiores do que simplesmente abrir aplicativos, como criar atalhos e facilitar o acesso a diversos documentos e aplicativos selecionados pelo usuário. Reza a lenda que você não tem um Mac, se o Quicksilver não estiver instalado.

2- AppZapper

Instalar e desinstalar aplicativos em ambiente Mac, são tarefas bem simples na teoria. Nada de instaladores, tudo o que você precisa fazer é colocar ele dentro da pasta “Aplicativos”, e voilá, está instalado. Para desinstalar, basta mover o aplicativo para a lixeira, e ele está fora do seu sistema (ou quase).

O AppZapper, cujo slogan é “o desinstalador que a Apple se esqueceu de fazer” remove todos os arquivos que os programas espalham pelo sistema, liberando espaço em disco, e deixando o sistema mais limpo. (Uma alternativa interessante para ele é o AppCleaner).

3 – Adium (Gratuito)

O Mac OS X já possui um aplicativo de mensagens instantâneas nativo, o iChat. Ele é bacaninha, mas não possui recursos suficientes para a maioria dos usuários. Enquanto o Adium possui criptografia de ponta-a-ponta e se conecta com a maioria dos aplicativos de mensagens. Por essas e outras que o Adium é o mensageiro instantâneo definitivo de todo Mac User.

4 – Transmission (Gratuito)

Eu nunca fui um grande fã de Torrents. Isso porque no Windows, eu tinha alternativas boas. Já no Mac, eu relutei um pouco, mas só entrei de cabeça mesmo nos torrents por culpa do Transmission. Ele é definitivamente o software mais simples e funcional de P2P que eu já usei.

5 – Growl (Gratuito)

O Growl é outro daqueles softwares que parecem fazer parte do sistema operacional. Trata-se de um notificador, que exibe pop-ups nos cantos da tela sobre tudo o que anda acontecendo no seu sistema. Por exemplo, quando um download é concluído, ou quando você recebe uma mensagem de email.

Um dos pontos positivos é que você pode personalizar o programa de várias formas. Você pode configurar desde cores e a posição dele na tela, até os aplicativos que ele deve observar.

6 – iStat Menus (Gratuito)

Trata-se de uma suíte de ferramentas para monitorar o desempenho do seu Mac. Ele mostra todas as informações sobre o uso do sistema, que vão desde o espaço livre em disco, até a velocidade da ventoinha do processador. Você pode usá-lo, selecionando quais informações irão aparecer ao lado do relógio do Mac. Existe ainda, a possibilidade de baixar o Widget, que deixa tudo ainda mais acessível através da dashboard.

7 – StuffIt Expander (Gratuito)

Prático descompressor de arquivos, compatível com mais de 30 formatos diferentes. O Stuffit Expander — diferente do Stuffit – não faz compressão de arquivos, mas apenas descompressão em sua versão gratuita. A boa notícia é que o Mac já pode comprimir arquivos no formato Zip nativamente. Logo, se você não está precisando de opções de compressão avançadas, o Stuffit Expander será suficiente.

8 – Switch

Software extremamente útil para converter arquivos de áudio. Seu funcionamento é bem simples, baseado em “arrastar e soltar”, e além de tudo o programa é gratuito. Quando você baixa músicas da internet, muitas chegam com um bitrate superior ao necessário. Você pode usar o Switch para baixar o bitrate destas músicas, que iriam ocupar um espaço desnecessário no seu disco. O programa ainda permite que você possa extrair áudios de DVDs, arquivos de vídeo e importar playlists

9 – VLC (Gratuito)

O Mac OS já possui um player padrão, o QuickTime. Acontece que a versão que vem instalada no sistema, não é compatível com todos os formatos de vídeo. Seria necessário pagar por alguns codecs, para que o QuickTime reproduza certos formatos de vídeo. A solução então é usar um player de vídeo gratuito, que tem tudo o que você precisa. O VLC possui compatibilidade com uma grande variedade de formatos de vídeo e áudio, sendo uma boa opção de player de mídia gratuito.

10 – Flip4Mac WMV

O último lugar da lista de aplicativos para Mac, fica com esta pequena aplicação, que torna possível a reprodução de vídeos em WMV (formato do Windows Media Player) no Mac OS.

E vocês, quais softwares indicariam para um novo Mac User? Acompanhe a continuação desta discussão no nosso fórum.

Colaborou: André Leonardo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rê & Thami
VLC realmente é um dos que eu uso muuuito no meu mac. Parabéns! muito bom o post.
Thiago Mobilon
1P? Eu tenho ele aqui, mas nem uso! hehehehe
Eduardo
oi Thiago! Como não citar o 1P ? Abs
Matheus
A lista está ótima, com excessão do Flip4Mac. Ele é problemático, as vezes não carrega vídeos em streamming e faz o iMovie (pelo menos o 06) capotar com frequência. No lugar dele ultilizo o Perian.
Pablo Hugo Pages
Você saberia qual o aplicativo para criar newsletter (texto e imagem) no Mac – daqueles que v abre no e-mail sem anexo? Obrigado
Russo
Trocaria o AppZapper pelo Clean App nessa lista... Além de grátis, é mais bem integrado ao OSX. Deletou um programa, o Clean App percebe que ele caiu na lixeira e pergunta se vc quer apagar tb os "restos".... E... essa é gosto pessoal... prefiro o MPlayer ao VLC.... mas ambos são excelentes...
Rebiscoito
muy, bueno, salvarei em meus favoritos esse útil post.
Thiago Mobilon
O QS não serve apenas para lançar aplicativos. Você pode usar ele de atalho para uma série de funções. Já o Spotlight funciona melhor para encontrar arquivos, e costuma ser um pouco lento na indexação.
marcus
Pergunta de leigo: o QuickSilver é tão superior assim ao Spotlight?