Início » Computador » 10 aplicativos que todo Mac Geek deveria usar

10 aplicativos que todo Mac Geek deveria usar

Por
10 anos e meio atrás

Quando você migra para uma plataforma com a qual não está familiarizado, precisa começar do zero a busca pelos melhores softwares para cada tarefa. Aí você instala e desinstala um monte deles, até descobrir qual é o melhor para você. Foi assim quando comprei meu Mac Mini, mas eu ainda contei com a ajuda de alguns amigos.

Semana passada, era eu quem estava a sugerir alguns programas, quando tive a idéia de publicar uma lista de apps básicas aqui no TecnoBlog. Tenho certeza que será bem útil para quem está começando no mundo Mac.

A maior parte dos programas indicados são unanimidade entre os Mac users, o que explica o título do post.

Vamos à lista (link nas imagens):

quicksilver1. QuickSilver – O poderoso launcher de aplicativos, que na verdade é muito mais do que aparenta. O QS é capaz de executar tarefas muito maiores do que simplesmente abrir aplicativos. Reza a lenda que você não tem um Mac, se o Quick Silver não estiver instalado. Ele é tão Mac Style, que é como se já fosse parte do sistema operacional. – Free.

appzapper2. AppZapper – Instalar e desinstalar aplicativos em ambiente Mac, são tarefas bem simples na teoria. Nada de instaladores, tudo o que você precisa fazer é colocar ele dentro da pasta Aplicativos, e voilá, está instalado. Para desinstalar, basta mover o aplicativo para a lixeira, e ele está fora do seu sistema (ou quase). O AppZapper – cujo slogan é “o desinstalador que a Apple se esqueceu(de fazer)” – remove todos os arquivos que os programas espalham pelo sistema, liberando espaço em disco, e deixando o sistema mais limpo. (Uma alternativa interessante para ele é o AppCleaner). – USD $12,95.

adium3. Adium O Mac OS X já possui um programa de mensagens instantâneas nativo, o iChat. Ele é bacaninha, mas não possui recursos suficientes para a maioria dos usuários. Por exemplo, ele não se conecta à a rede do MSN nativamente. Por essas e outras que o Adium é o mensageiro instantâneo definitivo de todo Mac User. – Free.

transmission4. Transmission – Eu nunca fui um grande fã de Torrents. Isso porque no Windows, eu tinha alternativas boas, como o Shareaza. Já no Mac, eu relutei um pouco, mas só entrei de cabeça mesmo nos Torrents por culpa do Transmission. Ele é definitivamente o software mais simples e funcional de P2P que eu já usei. – Free.

growl5. Growl – O Growl é outro daqueles softwares que parecem fazer parte do sistema operacional. Trata-se de um notificador, que exibe pop-ups nos cantos da tela sobre tudo o que anda acontecendo no seu sistema. Por exemplo, quando um download é concluído, ou quando você recebe uma mensagem de email ou IM nova. O bom é que ele é completamente customizável. Você pode configurar desde cores e a posição dele na tela, até os aplicativos que ele deve observar. – Free.

istat-icon6. iStat Menus – Trata-se de uma suíte de ferramentas para monitorar o desempenho do seu Mac. Ele mostra todas as informações sobre o uso do sistema, que vão desde o espaço livre em disco, até a velocidade da ventoinha do processador. Você pode usá-lo como menus, selecionando quais informações irão aparecer ao lado do relógio do Mac. Ou ainda pode baixar o Widget, que ficará acessível através da Dashboard. – Free.

expand_prefs7. StuffIt Expander – Prático descompressor de arquivos, compatível com mais de 30 formatos diferentes. O Stuffit Expander – diferente do Stuffit – não faz compressão de arquivos, mas apenas descompressão. A boa notícia é que o Mac já é capaz de comprimir arquivos no formato Zip nativamente. Logo, se você não está precisando de opções de compressão avançadas, o Stuffit Expander será suficiente. – Free.

switch8. Switch – Software extremamente útil para converter arquivos de áudio. Seu funcionamento é bem simples, baseado em drag and drop, e além de tudo é free. Ao baixar músicas da internet, muitas vem com um bitrate superior ao necessário. Você pode usar o Switch para baixar o bitrate destas músicas, que iriam ocupar um espaço desnecessário no seu disco. – Free.

vlc9. VLC – O Mac OS já possui um player padrão, o Quick Time. Acontece que a versão que vem instalada no sistema, não é compatível com todos os formatos de vídeo. Seria necessário pagar por alguns codecs, para que o Quick Time reproduza certos formatos de vídeo. A solução então é usar um player de vídeo gratuito, que tem tudo o que você precisa. – Free.

wmv-skittle210. Flip4Mac WMV – O último lugar da lista fica com esta pequena aplicação, que torna possível a reprodução de vídeos em WMV (formato do Windows Media Player) no Mac OS. Eu preferia ter dado esta posição para outro aplicativo, mas se você acabou de migrar para a plataforma Mac, certamente vai precisar do Flip4Mac mais do que eu. – Free.

E vocês, quais softwares indicariam para um novo Mac User? Acompanhe a continuação desta discussão no nosso fórum.