Início » Mobile » macOS 10.14 Mojave beta: veja como baixar e instalar no seu Mac

macOS 10.14 Mojave beta: veja como baixar e instalar no seu Mac

Apple libera beta público do macOS Mojave e você já pode instalar no seu MacBook, Mac mini, iMac, iMac Pro ou Mac Pro

Por
26/06/2018 às 14h18
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O beta público do macOS 10.14 Mojave já está disponível para download; isso significa que você pode baixar e instalar a nova versão do macOS no seu Mac sem precisar ser um desenvolvedor. O macOS Mojave chega com alguns aplicativos do iPhone, modo noturno, mais privacidade e diversas melhorias pequenas em outras áreas do sistema.

macOS Mojave ganha alguns apps do iOS, modo noturno e mais privacidade

10 melhores novidades do macOS 10.14 Mojave

O macOS 10.14 Mojave foi anunciado junto com o iOS 12 na WWDC 2018; o beta para desenvolvedores saiu no mesmo dia, e nesta terça-feira (26) a Apple liberou o beta público. É esperado que a versão final seja liberada em setembro ou outubro. Vale lembrar que nem todos os Macs que rodam o macOS 10.13 High Sierra serão atualizados para o Mojave.

Quais Macs são compatíveis com o macOS 10.14 Mojave?

Segundo a Apple, todos os Macs lançados a partir de meados de 2012 são compatíveis com o macOS Mojave. Eles precisam suportar o Metal, API de processamento gráfico do sistema. Macs Pro de 2010 e 2012 que têm uma placa de vídeo compatível também receberão a atualização. Veja a lista completa:

  • MacBook de 12 polegadas (início de 2015 ou mais novo);
  • MacBook Air (meados de 2012 ou mais novo);
  • MacBook Pro (meados de 2012 ou mais novo);
  • Mac Mini (final de 2012 ou mais novo);
  • iMac (final de 2012 ou mais novo);
  • iMac Pro (2017);
  • Mac Pro (final de 2013, ou modelos de meados de 2010 e meados de 2012 caso tenham uma placa de vídeo compatível com Metal).

TB Responde: Apple deixa alguns Macs de fora da atualização para o macOS Mojave; veja lista

Como baixar e instalar o macOS 10.14 Mojave no Mac

No momento, o beta público do Mojave está disponível em beta.apple.com. Para baixar e instalar o macOS 10.14 Mojave no seu Mac, siga os passos abaixo:

  1. Antes de começar, faça um backup do seu Mac no Time Machine;
  2. Faça login ou se inscreva com o seu ID Apple no site beta.apple.com;
  3. Clique em Enroll Your Devices no topo da página;
  4. Na aba macOS, role até o passo 2 (Enroll your Mac) e clique em Download the macOS Beta Access Utility. Esse instalador vai habilitar o seu Mac a receber o macOS Mojave pela App Store;
  5. Rode o arquivo macOS Beta Access Utility.dmg no seu Mac e instale o arquivo com a extensão *.pkg. Quando terminar, ele abrirá a Mac App Store automaticamente;
  6. Aguarde o download do macOS 10.14 Mojave a partir da Mac App Store. Quando terminar, você terá o arquivo Install macOS Mojave Beta.app na sua pasta de aplicativos.

Para instalar, você tem três opções: 1. instalar por cima do seu sistema principal; 2. instalar em uma partição de testes; e 3. fazer uma instalação limpa. Veja os passos para cada uma abaixo:

1. Instalando por cima do sistema principal

Para seguir com esta opção, basta rodar o aplicativo Install macOS Mojave Beta e selecionar o seu HD na hora da instalação. Serão vários passos que envolvem clicar nas opções de continuar e instalar. O próprio instalador é bem auto-explicativo; seu Mac será reiniciado durante o processo.

2. Instalando em uma partição de testes

Você também pode optar por instalar em uma partição de testes, sem mexer no seu sistema principal. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. Entre em Aplicativos > Utilitários > Utilitário de Disco;
  2. Selecione o disco do seu Mac, normalmente Macintosh HD  ou, em versões mais antigas, APPLE SSD (acima de Macintosh HD);
  3. Clique em Particionar;
  4. Abaixo do disco de pizza, clique em (+) para adicionar uma nova partição;
  5. Defina o Nome e o Tamanho da partição (no mínimo 16 GB);
  6. Formato deve ser APFS. Se você estiver no macOS Sierra, tente definir como Mac OS Expandido (Journaling);
  7. Clique em Aplicar para salvar suas alterações.

Pronto! Agora é só seguir os passos da opção 1, mas selecionando a nova partição no lugar do seu HD principal.

3. Fazendo uma instalação limpa

Para fazer uma instalação limpa, você deve seguir os passos indicados em como formatar seu Mac usando um pen drive. A diferença é que, no passo 5, você deve rodar o comando abaixo no lugar do que é informado no tutorial:

sudo /Applications/Install\ macOS\ Mojave\ Beta.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/KINGSTON --applicationpath /Applications/Install\ macOS\ Mojave\ Beta.app

Não esqueça de trocar KINGSTON pelo nome do seu pen drive. Se o nome tiver espaços, como Meu Pen Drive, coloque entre aspas simples: ‘Meu Pen Drive’. O restante dos passos continua o mesmo: você deve reiniciar o computador segurando a tecla Option para iniciar no pen drive e formatar o seu Mac.