Motorista de Uber autônomo assistia a episódio de The Voice antes do acidente

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber

A polícia de Tempe, no Arizona, tem mais informações sobre o acidente fatal causado por um carro autônomo do Uber em março. Um relatório de 348 páginas divulgado nesta quinta-feira (21) aponta uma distração da motorista Rafaela Vasquez, que estava no veículo para atuar em situações de emergência.

Durante o teste do carro do Uber, ela usou seu celular para assistir a um episódio de The Voice pelo aplicativo do Hulu. A cerca de 5 segundos do acidente, a motorista não estava com os olhos apontados para a pista. Ela só retomou a atenção e acionou o freio cerca de 0,5 segundo antes de o veículo colidir com a pedestre Elaine Herzberg.

A informação sobre o que Rafaela estava assistindo foi obtida com a ajuda do próprio Hulu. Em 10 de maio, o serviço de streaming recebeu uma mensagem em que a polícia dizia que se tratava de “um caso muito sério” e que a informação seria “crucial” para a investigação.

No dia 31 de maio, a plataforma informou que a motorista assistiu ao programa por 42 minutos. Ele foi encerrado às 21h59, coincidindo com o momento do acidente. Na ocasião, Elaine atravessava a rodovia com sua bicicleta fora da faixa de pedestres.

A polícia de Tempe classificou o caso como “inteiramente evitável”. A motorista poderá ser acusada de homicídio, a depender da decisão dos promotores responsáveis. Ela também poderá ser demitida, já que o Uber não permite o uso de celulares durante os testes.

Em seu depoimento ao Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), Rafaela disse que estava monitorando o sistema do carro. Ela garantiu que não usou celulares até a colisão.

As novas informações divulgadas pela polícia podem prejudicar o Uber, que decidiu suspender os testes de carros autônomos no Arizona em maio. Novas decisões de autoridades americanas podem impedir os planos da empresa de retomar os experimentos no estado.

Com informações: Reuters.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados