Muito além da memória RAM; o que é DRAM e SRAM?

Estática e dinâmica; saiba o que é DRAM e SRAM e como essas tecnologias são relacionadas a velocidade de processamento

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
DRAM E SRAM (Imagem: Harrison Broadbent/Unsplash)
Chips de memória (Imagem: Harrison Broadbent/Unsplash)

A memória principal de um computador é chamada, coloquialmente, de RAM. O processo deste tipo de memória é o RAM, encontrada em muitas outras aplicações dentro do sistema. Veja abaixo o que é DRAM e SRAM, suas características e como auxiliam em buscas e processamento de dados mais rápidos.

O que é RAM?

O significado da sigla é Random Acess Memory, ou memória de acesso aleatório. A memória que tem o processo RAM funciona para acessar rapidamente os arquivos armazenados dentro do computador: HD, SSD, Flash e qualquer item que acumule dados e informações. 

Esse tipo de memória trabalha com os dados de forma temporária, por isso serve para acessar e “trabalhar” dados ao invés de armazenar. É aleatória pois não precisa seguir uma “sequência” obrigatória de leitura, como as memórias antigas, de fitas magnéticas.

O que é SRAM?

Pelo nome, já conseguimos concluir que é um modelo de memória com o processo RAM. A sigla significa Static Random Acess Memory, ou memória estática de acesso aleatório. 

Para que serve

A SRAM é constituída por um circuito, com alguns transistores e o modelo não precisa de atualização constante para manter os dados ativos, o famoso “refresh”. Essa característica faz a memória ser muito mais rápida e econômica do que o modelo DRAM. As SRAM são indicadas para sistemas onde a velocidade e performance são os itens principais.

Onde é usada

Os fabricantes preferem utilizá-la, principalmente, em memórias de cache dos processadores e gravação e acesso de discos rígidos, HD ou outras memórias de armazenamento como, SSD e flash.

Desvantagens

Primeiro, a SRAM tem um custo muito alto para ser produzida. O alto custo é devido a necessidade de utilizar mais transistores para funcionar. A segunda desvantagem é também por conta dos transistores, eles ocupam mais espaço, o que reduz a capacidade máxima da memória.

A última desvantagem é por toda essa robustez de componentes, a memória é muito maior, e ocupa espaço demais nos chips. Todas as desvantagens da SRAM são efeito dos da necessidade de muitos transistores.

O que é DRAM?

A diferença básica é que DRAM é uma sucessora da SRAM. Os projetistas de memória reduziram o número de elementos por bit, menos transistores, assim economizaram área do chip para criar a DRAM. Como resultado, a produção de DRAM é mais barata do que a SRAM.

DRAM significa Dynamic Random Acess Memory, ou memória dinâmica de acesso remoto. É dinâmica pois necessita constantemente de atualização nos pulsos para manter os dados ativos enquanto trabalha. Essa característica faz com que a DRAM seja mais lenta que a SRAM.

Para que serve 

Por ter sua quantidade de componentes menor e mais espaço no chip, é indicada para sistemas onde o baixo custo e a quantidade de memória são mais vantajosos do que a velocidade. Mas, são amplamente encontradas como memória principal devido ao baixo custo, sendo economicamente mais viáveis.

Onde é usada 

Por ter um custo reduzido, são muito utilizadas como memória principal em computadores, placas de vídeo (chamadas memórias gráficas), dispositivos portáteis e consoles de videogame. É usada em produtos de alto consumo e atualização constante, por serem mais baratos.

Desvantagens

As memórias DRAM são mais lentas, isso é fato, por necessitarem de um processo constante de atualização dos dados. Quando ativas, consomem muito mais energia do que as SRAM. A DRAM é diferente de uma memória flash, ela é volátil e perde rapidamente seus dados caso o fluxo de energia seja extinto.

Conclusão

A conclusão simples que podemos chegar é que a DRAM é uma versão atualizada e mais moderna que a SRAM. Foi criada para reduzir custos e tornar mais acessível a tecnologia. Mesmo com desvantagens, a criação da DRAM acelerou o desenvolvimento tecnológico da computação.

Com informações: Searchstorage, UFPB.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Static random-access memory na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados