Google Earth ganha ferramenta para medir áreas e distâncias

Assim como o Google Maps

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Um dos recursos mais solicitados no Google Earth, segundo a própria empresa, é a medição de áreas e distâncias. Essa ferramenta está disponível agora mesmo no Chrome, chegará ao Android ainda esta semana, e virá ao iOS “em breve”.

Não tem segredo: visite google.com/earth, selecione a opção Medir distância da barra lateral esquerda, e vá clicando nas fronteiras do país, estado ou terreno escolhido. Quando você fechar o polígono, o Google Earth vai informar o perímetro e a área.

O Google sugere que isso pode ser utilizado na sala de aula, em exercícios de geografia ou matemática. Eu experimentei a ferramenta com o Brasil, e ela chegou bem perto da área real (8.516.000 km²).

Vale lembrar, no entanto, que as medidas de perímetro serão muito imprecisas em territórios grandes — é algo esperado, já que não leva em conta as sinuosidades do litoral e das fronteiras. (A título de curiosidade, o valor correto é 23.102 km.)

O Google também sugere medir distâncias entre duas cidades (de onde você mora até Nova York, por exemplo) e a área dos estádios da Copa do Mundo, como a arena Zenit, onde foi realizada a partida Brasil x Costa Rica.

E no Google Maps?

Vale lembrar que o Google Maps possui, há anos, uma ferramenta para medir áreas e distâncias — só que ela fica meio escondida.

Vá em google.com/maps, clique com o botão direito no ponto inicial, escolha a opção Medir distância e depois clique com o botão esquerdo ao longo do perímetro. Quando você terminar, o Maps vai informar a área e também a distância total.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados