Início » Aplicativos e Software » Como desfocar fundo da foto (iPhone, Android e Windows)

Como desfocar fundo da foto (iPhone, Android e Windows)

Por
1 ano atrás

Quem usa Instagram já sabe que o virou moda nas selfies: fundo desfocado. Isso ocorre devido ao “modo retrato”, disponível para celulares como o iPhone e alguns modelos de Android. De olho na popularidade do recurso, a rede social lançou um atalho no Stories, chamado Foco, que ativa o recurso nas câmeras frontal ou traseira.

Câmeras duplas deverão ser bem comuns nos próximos Androids

O “modo retrato” cria um efeito de câmeras DSLR, de profundidade de campo. Isso pode ocorrer usando dois sensores na câmera do celular ou simulando via software.

GooglePixelCat

No Instagram, quando um rosto é detectado, o aplicativo já ativa o recurso borrando o fundo para causar a mesma sensação de fotos feitas por câmeras profissionais.

Modo retrato com desfoque de fundo no iPhone

Não é qualquer iPhone que oferece “modo retrato”. Você vai encontrar a função no iPhone 7 Plus, no iPhone 8 Plus e no iPhone X. Os três criam o efeito de profundidade de campo, mantendo a nitidez do objeto escolhido para estar no foco, e produzindo um fundo desfocado. Com o iPhone 8 Plus ou o iPhone X, você também pode adicionar efeitos de iluminação. A TrueDepth câmera no iPhone X faz até “selfie no modo retrato”.

Efeito Profundidade no iPhone

No iPhone, basta deslizar o dedo até escolher o modo retrato e clicar. O aplicativo da câmera é capaz de dar dicas e avisar se você está perto ou longe demais do objeto/pessoal, ou se o ambiente está escuro para que o resultado saia como esperado.

  1. Abra o aplicativo Câmera;
  2. Escolha o modo retrato;
  3. Procure a caixa amarela retrato;
  4. Toque no botão para clicar a foto.

Modo retrato com desfoque de fundo no Instagram

O Focus (ou foco) é um atalho do Instagram para o modo retrato direto nos Stories. Vale notar que ele só funciona quando um rosto é detectado (similar às máscaras divertidas), borrando o fundo. O efeito funciona tanto na câmera frontal, quanto na traseira.

Instagram Focus

Para tirar uma foto ou gravar um vídeo de alguém no modo foco:

  1. Acesse a tela dos Stories;
  2. Toque em Foco (Focus) na parte inferior da tela;
  3. Encontre um rosto e observe se o efeito foi aplicado;
  4. O modo foco só funciona se houver uma pessoa na foto ou no vídeo.

Modo retrato com desfoque de fundo no Android

Você pode checar se seu Android tem um modo retrato nas configurações da câmera do celular. A famosa “câmera dupla” já apareceu no Galaxy Note 8, no Zenfone 4 e no Moto G5 S Plus. A maioria dos aparelhos faz isso usando duas câmeras (dois sensores).

Alguns smartphones, com o Pixel 2, já apresentam modo retrato (bokeh) via software, criando um resultado lindo, com a tecnologia do Google, sem usar duas câmeras.

Google Pixel2 Focus

O modo de retrato no Pixel 2 e no Pixel 2 XL é alimentado por “fotografia computacional” e aprendizado de máquina, que identifica o que manter em foco e o que desfocar. O Google deu dicas bem legais de como usar sua câmera aqui.

App para desfocar o fundo da foto (modo retrato)

Se você não tem um iPhone ou Android compatível, pode tentar simular o efeito (veja bem, é uma solução paliativa para corrigir uma foto), com aplicativos para desfocar o fundo da sua foto. Um deles é gratuito PicsArt Photo Studio, que oferece algumas opções de desfoque, e uma série de outros efeitos. A boa notícia é que o app tem versões grátis para Android, iPhone antigo (iOS) e Windows 10 Mobile.

Outras opções grátis; no Windows 10 Mobile há o Blur, o After focus tem uma versão free para Google (Android) e o editor de fotos com foco seletivo Snapseed (Android).

Outras opções são aplicativos pagos, como Big Lens (iOS e Android), FabFocus, Tadaa SLR e After Focus (todos compatíveis com iOS 8 ou superior) e o já famoso Facetune.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.