Em coletiva de imprensa na terça-feira, técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informaram que já existe um prazo para que o prefixo 10 passe a funcionar na região metropolitana de São Paulo. O novo DDD será usado pela telefonia móvel. Sua adoção é planejada em caráter emergencial, antes que as combinações de números para celulares de DDD 11 acabem completamente.

Antes de ter a ideia aprovada, consultas públicas serão feitas em São Paulo e em Brasília, nas quais a população poderá adicionar contribuições ao projeto. Uma vez que esse trâmite esteja concluído, as operadoras terão até 31 de outubro para atualizar suas redes celulares, a fim de que o DDD 10 comece a ser usado por novos assinantes. Reza a lenda que, nunca antes na história desse país, a agência acelerou tanto um processo que normalmente é vagaroso.

A conta dessa mudança já está estimada na casa dos R$ 150 milhões. Felizmente as operadoras não poderão repassar os custos para o assinante, sendo obrigadas a arcar com a implantação do novo código sozinhas.

Está nos planos da Anatel, no entanto, estimular primeiramente que os números iniciados com 10 sejam destinados a equipamentos que fazem uso de linha telefônica, mas não recebam chamadas, como modems e circuitos de monitoramento de veículos (e aquelas maquininhas de passar o cartão de débito ou crédito, creio eu).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexander Souza

isso não vingou em

Hernani
Eles vão ter esse custo no inicio, mas conforme vão tendo mais adesões de clientes esse valor será recuperado rapidamente
@dihego
Um comentário totalmente egoísta: eu gosto do DDD 11 e acho que não deveria mudar... uhasushauhsa. Brincadeira, realmente é uma constatação óbvia que eles já deveriam ter pensado nisso há muito tempo. Como disse o Juan, aqui nos comentários, isso tá parecendo o Bug do Milênio mesmo... xD
Fabiano
Olha, essa coisa de não poderem repassar é piada, né?
Alexandre
Brasil cara. tudo de ultima hora, senao nao tem emocao.
tplayer
Eu ainda não me conforme que eles não tenho percebido que os números esgotariam antes. Isso é algo que já deveria ter sido implantado 10 anos atrás.
Alexandre
Fica a duvida de como será isso no interior de sao paulo e, no outro artigo, dava a entender que o DDD teria 4 digitos. Se nao fizerem como com os plugs de energia, agradeceria. Compramos um PC novo que veio com um cabo de, pasmem, 20 centimetros e com a droga do plug novo. Felizmente tem um monte desses cabos na empresa.
@RafaelGalvao_
Bate uma inveja do cinema, onde todos os números começam com 555.
Juan Lourenço
Isso tá parecendo o bug do milênio, esperaram o último minuto pra se dar conta e correm pra corrigir rsrs.. podiam ter feito isso há tempos e já ir colocando os números que não recebem chamada no DDD 10 pra evitar a pequena confusão que vai gerar ter DDD 10 e 11 na mesma cidade.