O Instagram lançou o IGTV, sua plataforma que veio competir com o YouTube na produção de conteúdo em vídeo. Mas, enquanto a rede social do Google continua nos tradicionais 16:9, o Instagram TV veio popularizar a produção de conteúdo na vertical.

Separamos os melhores aplicativos para você capturar seus vídeos, editar e ainda adicionar elementos como textos e músicas.

Em vídeo

1. Capturando seus vídeos de forma dinâmica

Soda

SODA APP

É um aplicativo de câmera que também serve como editor de vídeos. Você pode capturar pequenos trechos do seu dia usando tanto a câmera frontal quanto a traseira e, no final, ter todos numa timeline simplificada, sem a necessidade de sair do app. Cada vídeo pode ser editado separadamente — se você errou o começo, não precisa refazer, basta refazer durante a gravação e depois cortar o trecho que não gostou. É possível adicionar filtros, escrever legendas ou desenhar na tela. Por fim, basta exportar e você terá um vídeo pronto para publicar no IGTV.

Disponível para Android e iOS.

VUE

VUE APP

É mais um aplicativo simplificado para agrupar seus vídeos em pequenos trechos e depois salvá-los em um único vídeo. Ele possui excelentes filtros de cor, controles de exposição, contraste, saturação e temperatura. Você também pode editar individualmente cada trecho de vídeo, adicionando textos, sua localização, músicas que você possui no celular ou as fornecidas gratuitamente pela própria ferramenta. O único detalhe que você precisa ficar atento é no limite de gravação: até 180 segundos para cada edição total.

Disponível para Android e iOS.

2. Editando e acrescentando mais elementos

Inshot

INSHOT

É um aplicativo de edição de foto e vídeos em que você pode adicionar elementos como textos, stickers, músicas, filtros, mudar a velocidade, reposicionar o vídeo em um canto da tela ou adicionar fundos coloridos. Você pode editar todos os vídeos que criou com os aplicativos citados anteriormente e pelo Inshot incrementar ainda mais sua edição. O app é bem completo e é possível editar vídeos em todos os formatos, desde 1:1 até os novos formatos 2:1 dos smartphones atuais.

Disponível para Android e iOS.

Unfold

Esse app é ainda mais fácil de usar quando você precisa colocar vários trechos do mesmo vídeo tocando ao mesmo tempo. O Unfold possui templates minimalistas em que você adiciona textos com foto ou vídeo e pode editar vários ao mesmo tempo. O ideal é fazer combinações de foto e vídeo ou trechos diferentes de vídeos abordando o mesmo assunto. Focado no minimalismo, o aplicativo também fornece templates pagos que simulam montagem de fotos polaroid e negativos de filme.

Disponível para Android e iOS.

3. A cereja do bolo

Legend

LEGEND

Este aplicativo é o melhor para criar as vinhetas ou as telas finais dos seus vídeos. Basta escrever um pequeno texto e ele fornece várias animações. Além disso, cada animação pode ter sua cor de fundo e estilo alterados. Você pode adicionar uma imagem de fundo e criar a animação em texto por cima. Só existe uma limitação nesse app: vídeos na proporção 1:1.

Disponível para Android e iOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliézer José Lonczynski

O maior diferencial pra mim são os vlogs e vídeos sem muita edição e poder manter os vídeos lá até que sejam vistos, e ainda está em ordem cronológica rsrs

Baidu feat MC Brinquedo

Experimenta a VPN do PornHub (sim! é free) no celular e você nunca mais vai querer acessar o YouTube sem isso.

Baidu feat MC Brinquedo

"O que dizer desse André Pilli que mal conheço e já odeio pacas?"

Jhon

Acho que os produtores de conteúdo terão uma nova área pra explorar, hoje em dia já tem muita gente produzindo só conteúdo focado no instagram e agora vão poder expandir isso. Talvez até a qualidade da produção não seja tão relevante caso o conteúdo chame atenção do grande público.

Eu não tenho nem um pouco do perfil do grande público, mas tento pensar como eles pra analisar esses produtos assim. As pessoas adoram ver vídeo no instagram cara, é impressionante, eu não tenho essa paciência, mas tem gente que passa o dia vendo vídeo naquele "explorar" do insta, acho que o foco é justamente esse público.

Renan Alves

Cara não entendo essa obvessão do mark em querer deixar tudo com as mesma funcionalidades, facebook, whats e insta com story = facebook, whats e insta com opção de envio de mensagem = facebook, whats e insta com opção de vídeo chamada. não dá, é aquele ditado quem quer tudo no final fica sem nada.

Henrique Picanço

Mas não entendo como isso poderia competir com o YouTube. Ainda mais, focando em conteúdos bem trabalhados, e provavelmente, longos. Ela terá que expandir os formatos de vídeo, cedo ou tarde.

Leonardo Rocha Dias

Acredito que tenha dito isto por não conhecer o André Pilli, ele filma com uma Sony a7 III

Jhon

Cara, é muito mais confortável ver um vídeo no celular com ele na vertical do que na horizontal.

Jhon

Cara, isso é apenas reflexo da demanda por vídeos na vertical. Provavelmente a maioria do público alvo prefere assim, duvido que investiriam nisso se fosse o contrário.

Henrique Picanço

Enquanto o IGTV for a Instagram-like, não tem como dar certo. O vídeo vertical se popularizou para vídeos pequenos. Ninguém em sã consciência os veria por longos períodos de tempo.

Mas começo a achar que o IGTV é um projeto que começa com o Instagram, e evolui para uma rede com identidade própria.

Danilo Cursino

Se o Instagram souber promover bem e investir em produção de conteúdo pra provar que esse formato é realmente promissor, como eu penso que seja, vai ser um ótimo futuro pras plataformas de vídeo ter um novo formato de reprodução para vlogs e coisas afim que utilizem melhor a mini TV que todo mundo tem na mão.

Mickão

To acostumado com canais que produzem conteúdo de qualidade no Youtube. Passo longe desses vídeos na horizontal.

Abraão Caldas

Única coisa boa dessa plataforma é que os videos carregam realmente rápido, melhor que o youtube, o resto é um saco, vídeo vertical é a ode ao egocentrismo (óbvio, instagram é isso) e só tem conteúdo millenial.

Porto Velho

Vídeos assim são uma maravilha pra vlog. Pra outros tipos de vídeo nao gostei não.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Também acredito que uma hora vai liberar na horizontal, e lançar app para smarttv.

Exibir mais comentários