A corrida pelo menor computador do mundo tem novamente a Universidade de Michigan na liderança. A instituição retomou a posição que havia perdido para a IBM ao apresentar um dispositivo menor do que um grão de arroz.

O novo computador da Universidade de Michigan tem 0,04 mm³, equivalente a um décimo do tamanho do sistema criado pela IBM. Ele começou a ser desenvolvido justamente após a empresa apresentar o seu computador minúsculo.

O computador da Universidade de Michigan ao lado de um grão de arroz

O que causou o interesse nos pesquisadores foi a lógica adotada pela companhia para determinar o que pode ou não ser considerado um computador. Ao contrário dos sistemas anteriores, a invenção da IBM não guarda a programação e os dados quando é desligada.

Os pesquisadores da universidade resolveram desenvolver seu novo computador com base na ideia de que um computador não precisa guardar informações ao ficar sem energia.

“Não estamos certos se eles deveriam ser chamados de computadores ou não. É mais uma questão de opinião se eles têm a funcionalidade mínima exigida”, diz David Blaauw, professor de engenharia elétrica e de informação que liderou o projeto.

Computador ou não, o dispositivo criado pela Universidade de Michigan pode ter várias finalidades. “Estamos usando o sensor de temperatura para investigar variações dentro de um tumor em relação a um tecido normal e saber se podemos usar a temperatura para determinar o sucesso ou a falha de uma terapia”, indica Gary Luker, professor de engenharia biomédica que colaborou com o projeto.

O computador também poderá atuar como um sensor de pressão dentro do olho para diagnosticar casos de glaucoma, ajudar em outros estudos sobre o câncer e monitorar reservatórios de óleo, por exemplo.

Com informações: Universidade de Michigan, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Natthan Fruche Terzi

Alguém pelo jeito não aprendeu frações na escola.

zoiuduu .

na vdd a conta que vc fez é pra medição linear, como estavam falando em medição volumétrica no texto, aí é diferente.

é o mesmo caso de 1km² ser mto maior do que 1000m²
1km² é 1000000 m² pois é 1000m x 1000m
1000² é 10m x 100m

0,40mm³ é bem diferente de 0,04mm³ x 10

Felipe Dallagnol

Dizer que algo é 10 vezes menor não tem absolutamente nada a ver com ser 1000% menor... Se algo é 2 vezes menor seria o equivalente a 1/2 = 50% menor, 3 vezes menor é 1/3 = 33,33%, 4 vezes menor é 1/4 = 25%... e assim por diante.
Acredito que o texto da matéria já foi corrigido para evitar qualquer interpretação incorreta, porque agora está escrito "O novo computador da Universidade de Michigan tem 0,04 mm³, equivalente a um décimo do tamanho do sistema criado pela IBM."

Alessandro

É só fazer uma continha básica: 0,04 x 10 = 0,40. Ou seja o computador da IBM tem 0,40 mm, o da Universidade 0,04 mm, isto é 10x menor.

Renan

Grão de arroz ou o olho de Falmer?

Corvo

Poderiam dizer "O novo computador da Universidade de Michigan tem 0,04 mm³ e é cerca de um décimo do tamanho que o criado pela IBM"

Alan

E olha que o cara é só o estagiário! Daqui a pouco vira presidente!

Crock, o Dillo

Que câmera Macro mais top *-*

Funnie

no começo ele não fez textão. apenas explicou com detalhes depois qd alguém o respondeu não entendendo o que eles quis dizer de início.

Caleb Enyawbruce

Caramba, nunca vi um grão de arroz tão de perto

Wellington Gabriel de Borba

Iot ?

Caio Martins

Moço, não tiro sua razão. Sim, você está certo. O que eles queriam dizer é que o computador da IBM é dez vezes maior que o da matéria. Claro. Mas... pra que um textão?! ... pra explicar... isso?! T.T

Rafael Oliveira

Nunca tinha pensado por esse lado. Eu também cometia esse erro. Obrigado por explicar :)

Scott, o estagiário

Expliquei acima.

Scott, o estagiário

10 vezes = 1000%
logo, se ele é 10x menor ele seria 1000% menor, matematicamente impossível e errado.
ele é 90% menor que o anterior, ou representa apenas 10% do tamanho do anterior.
A maior quantidade que se consegue reduzir de uma coisa é 100% (100/100 =1).
Algo pode ser 10x maior, mas jamais 10x menor.
Esse erro é comum em artigos e noticias e poucas vezes corretamente explicado.
Claro que a maioria das pessoas entenderam que o novo computador representa apenas 10% do tamanho do anterior, ou como disse o outro, caberia 10 desse. Porem essa colocação em uma noticia em um site conceituado, deveria ser mais precisa ate para ajudar a corrigir esse tipo de erro proporcional.
Para concluir, quis apenas contribuir.

Exibir mais comentários