No ano passado, descobrimos que o padrão mais seguro para redes Wi-Fi — o WPA2 — na verdade tem uma falha grave chamada KRACK. Empresas como Google, Apple e Microsoft já liberaram correções, mas a Wi-Fi Alliance preferiu substituí-lo pelo novo WPA3.

A especificação do WPA3 está pronta. Isso significa que hackers terão mais dificuldade em descobrir sua senha; e caso isso aconteça, haverá proteções adicionais para seus dados.

Foto por Scott Beale/Flickr

Em primeiro lugar, o WPA3 tem proteção contra ataques off-line para adivinhar senhas. Neste caso, o invasor captura dados da sua rede Wi-Fi, leva-os para um computador próprio, e vai “chutando” a senha até acertar. Com o novo padrão, o hacker poderá fazer apenas um palpite; se errar, os dados são inutilizados.

Em segundo lugar, temos o sigilo à frente (forward secrecy). Neste caso, se o hacker interceptar uma transmissão Wi-Fi criptografada e então descobrir a senha, ele não conseguirá ler os dados mais antigos — apenas as novas informações fluindo na rede.

Tudo isso vale para o WPA3-Personal usado em redes domésticas. Enquanto isso, o WPA3-Enterprise oferece o equivalente à criptografia de 192 bits para redes de empresas que transmitem dados confidenciais.

Por enquanto, esse novo padrão não é obrigatório. A Wi-Fi Alliance espera que sua adoção comece de fato só em 2019.

Mas algumas fabricantes parecem empolgadas em usá-lo. A Qualcomm promete “acelerar sua adoção em todas as indústrias e ecossistemas que dependem de Wi-Fi”. Smartphones com o processador Snapdragon 845 receberão o WPA3 a partir do terceiro trimestre.

Por sua vez, a Cisco “está comprometida em integrar recursos do WPA3 em nossos Aironet Access Points e Wireless Controllers através de uma atualização de firmware”, diz a empresa em comunicado.

Além disso, a próxima geração do Wi-Fi — chamada 802.11ax — deve reforçar a adoção do novo padrão de segurança. Quando mais roteadores e dispositivos tiverem suporte ao WPA3, a Wi-Fi Alliance planeja torná-lo um requisito para certificação.

Isso deve demorar alguns anos: você terá que comprar um novo roteador com suporte ao WPA3, ou esperar que seu dispositivo atual seja atualizado. O mesmo vale para todos os seus gadgets (compre um novo ou torça por um update).

Claro, novos roteadores ainda terão suporte ao WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2), que foi lançado há 14 anos e recebeu algumas atualizações desde então.

Com informações: Wi-Fi Alliance, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Braz

tplink ac1350

Will

Foi uma afirmação msm. é pq do jeito que vc comentou, pareceu que não usava HD e sim um pendrive para salvar os arquivos.

Felipe Braz

Não entendi se foi uma pergunta ou uma afirmação. Mas se for o primeiro caso, da sim, o router em questão tinha duas usb, uma eu usava com pendrive pra bootar o sistema operacional e na outra um hd externo de 120gb.

Keaton

Prefiro nem comentar quão seguro são os consoles da Nintendo... principalmente o eShop... (nada contra a Nintendo, os jogos são ótimos.)

Will

Mas da pra colocar um HD

Felipe Braz

O próprio. Tenho um tplink ac1350, pra wifi é muito bom, só que as lans são só 10/100
Esse tenda to aguardando desde janeiro, ja apareceu no tracking até o famigerado status "Objeto não localizado no fluxo postal"

Macgyver Freitas

Ainda n tem nada certo

Felipe Braz

Kra, eu usava um router da tplink com openwrt pra isso no passado, ele servia torrent (transmission) e midia pra tv (minidlna), funcionava bem até. Os únicos poréns era pouco espaço interno, dai tinha que fazer uma gambiarra pra ele bootar do pendrive e que de vez em quando parava de funcionar a wifi mesmo com uso de recursos baixo, devia ser bug no openwrt mesmo.

Will

Humm, pretendo compra um mi router pra isso.

Felipe Braz

Na real comprei só pq é gigabit e saiu mais barato do que comprar um router meia-boca no mercadolivre.
Pra essa e outras finalidades tenho um via artigo a1100. x86, pico-itx, 2gb ram, 250hdd, consumo de pico de 6w!

Will

Pretende usar como torrent?

Felipe Braz

Embora tenham alguns routers domesticos com hardware bem parrudo, comprei na aliexpress um router tenda com processador de 1ghz e 128mb de ram ddr3.
Só falta agora os correios entregarem (ja espero a 6 meses).

Caleb Enyawbruce

Basicamente cada camada ou recurso de segurança exige mais processamento.

Will

Foi o que imaginei. Obrigado.

Jonas S. Marques

O problema é que não da pra exigir de um roteador doméstico TP-link / Dlink o desempenho de um advanced Router Cisco

Exibir mais comentários