Início » Computador » Fabricantes estão vendendo monitores 4K como se fossem 1440p

Fabricantes estão vendendo monitores 4K como se fossem 1440p

Lebre por gato

Paulo Higa Por

Você comprou um monitor com resolução de 2560×1440 pixels? Talvez ele tenha uma tela com definição maior que a esperada. Isso porque algumas fabricantes estão colocando neles painéis que originalmente eram 4K, com um bloqueio no firmware para impedir que o usuário atinja a resolução máxima. E, ao contrário do que alguns podem imaginar, isso não é bom.

O problema foi descoberto pelo site alemão Prad, que não divulgou quais empresas estão vendendo lebre por gato (?). O motivo é que, atualmente, fabricar uma tela de 27 polegadas com 3840×2160 pixels tem custo igual ou até mais barato que um painel do mesmo tamanho com resolução inferior. Então, quando há falta de fornecimento de painéis 1440p no mercado, a solução das fabricantes é utilizar um 4K no lugar.

Os painéis 4K são capados por firmware para não ultrapassarem resolução de 1440p. Como os pixels não são exibidos em proporção 1:1, a gambiarra traz perda de nitidez. Boa parte dos usuários não deve notar a diferença, já que tecnologias de anti-aliasing de fontes podem suavizar o problema, mas a falha se torna bem perceptível neste teste (acima, 1440p nativos; abaixo, 1440p interpolados em um painel 4K):

E como descobrir se você está comprando um monitor 4K por engano? O primeiro passo é olhar na ficha de especificações técnicas: se a fabricante costuma utilizar painéis 4K em um modelo vendido como 1440p, o tamanho do pixel é menor do que deveria. Um monitor de 27 polegadas 4K tem pixels de 0,155 mm; já um 1440p tem 0,233 mm. Este site te ajuda a calcular o tamanho certo do pixel.

A outra forma de verificar o problema é olhar atentamente um texto com fonte em tamanho normal (sem o escalonamento do Windows). Se os caracteres parecerem borrados, é um indício de que a resolução nativa do seu monitor não é 1440p (e talvez seja uma boa ideia reclamar com a fabricante).

Toda essa história me lembra de quando as fabricantes vendiam processadores quad-core como se fossem dual-core ou tri-core, com núcleos desativados por firmware — a diferença é que muitas vezes era possível desbloqueá-los e ter um chip melhor pagando menos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Régis Soutello Pessolano

Dá pra simplesmente forçar a resolução usando as ferramentas da Nvidia, Intel ou xrandr

Zé das Covi

pode ser, meu pc tem uma placa de video mediana e um processador meio bosta, em alguns jogos que podem demandar mais processador eu ativo a super resolução da amd e boto em 2.5k que tira um pouco da carga do processador e a fluidez melhora

_oeneo_ jw

Eu nunca vou ser contra o lucro.
Mas eu sempre vou ser contra o abuso...

O mais correto era baratear o preço dos produtos mais velhos...
Hoje voce compra um telefone de 2017 por 800 reais... Absurdo...
Isso tudo pq tem os bobos que pagam 2 mil em um modelo 2018...

Agora, imagina um monitor!

johndoe1981

kkkkk

zoiuduu .

então vejo problema, se ferrar essas empresas feias.

@Sckillfer

Tão falando em ganância, ganância e ganância... Mas o painel ser 4K não significa que a placa lógica do monitor suporte 4K: ele pode ter uma HDMI mais antiga sem banda suficiente, por exemplo. Como quem descobriu não informou marcas modelos, não tem como saber o porque real.

Renan

Sem nem saber quais empresas fizeram isso é arriscado dizer que foi prometida a resolução nativa. Infelizmente, suposições não criam obrigações, embora existam exceções.

johndoe1981

Modificando o EDID?

johndoe1981

Fabricantes, sempre tentando engabelar o consumidor para lucrar com economia de palito. Medo é de fazerem o mesmo com telas 1080p. Ao menos por enquanto eu prefiro evitar monitores 1440p.

johndoe1981

Como não vê problema? No próprio artigo fala que há perda de nitidez, e puseram as duas imagens mostrando isso. Não há antialising de fontes que compense esse dimensionamento para baixo, é clara a perda de resolução.

João Guilherme Moraes Amendola

não foi cumprida porque a resolução entregue, que supostamente seria NATIVA, foi atingida por INTERPOLAÇÃO DE PIXEL (resultado = tudo pequeno e borrado, um verdadeiro lixo)

João Guilherme Moraes Amendola

Vc está falando muita, mas muita bobagem, cara. Nitidez não é relativo quando se fala de interpolação de pixels, é evidente.

Renan

Eu descrevi a situação como ela é e não como eu gostaria que ela fosse. Pra gente poder dar um passo à frente é preciso ter também um pé na realidade.

zoiuduu .

nao vejo problema vender 4k como se fosse 1440p, o que não pode é o contrário.

Theosz Pittnikov

acho q é por causa desse tipo de "raciocínio" q vemos gnt se tornando comunista, com raiva generalizada de empresário, taxado de ganancioso, por causa dos excessos e desculpa de gnt q quer ganhar muito com pouco esforço e com a enganação de não oferecer um produto conforme o prometido. Isso só acarreta em mais Estado interferindo por causa desses excessos e viés inescrupuloso de mercado. Uma coisa é uma empresa ter lucro, outra coisa ela nadar no lucro, e quando entra num lugar, sai de outro. E pensar q muita gnt acha q "sucesso" é ter dinheiro. O fato é q não entregam o prometido corretamente e usam de gambiarra pra manter lucro, muitas vezes muito maior do q o satisfatório. É a mesma linha de raciocínio de se pedir uma mina prometer um beijo e na hora e ela desenhar uma boquinha no papel e te dar. Deu o q prometeu, agora chupa XDDDD

Exibir mais comentários