Como converter voz em texto no Whatsapp (Transcriber)

Tudo o que você precisa fazer para "ler uma mensagem de áudio" no WhatsApp é compartilhar com o Transcriber

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 9 meses
Trasncriber for WhatsApp

Já falamos sobre como seria bom se o WhatsApp tivesse alguns bots do Telegram — aqueles capazes de converter voz em texto, como o Transcriber Bot. No Android, isso já é possível com o aplicativo Transcriber para o WhatsApp.

Após o lançamento do app, porém, outros surgiram na Google Play Store, com nome similar. A conversão não é tão exata e pode ficar bagunçada em mensagens longas.

Tudo o que você precisa fazer para ler o conteúdo de uma mensagem de áudio no WhatsApp é compartilhar o arquivo de voz com o Transcriber. Após isso, o aplicativo mostra, em uma pequena janela, o resultado do reconhecimento das vozes em texto.

Como converter voz em texto no Whatsapp

  1. Baixe o Transcriber para o WhatsApp no Android;
  2. O aplicativo que usamos é do desenvolvedor Mirko Dimartino;Transcriber para o WhatsApp (Mirko)
  3. Encontre uma mensagem de áudio no seu WhatsApp;
  4. Selecione a mensagem de voz pressionando o dedo sobre ela;
  5. No menu que aparece, toque no botão de compartilhar;
  6. Escolha o Transcriber (permite que o app acesse seus arquivos);
    Compartilhar Transcriber Audio em Texto
  7. Veja a o áudio convertido em texto no topo ou em janela de diálogo.

Como funciona o Transcriber for WhatsApp

De acordo com os desenvolvedores, o “Transcriber for WhatsApp” usa os serviços da Wit.ai e a precisão depende do avanço dessa tecnologia. No site da Wit.ai, que oferece serviços de linguagem natural para desenvolvedores, deixa claro o seguinte:

“Nós não garantimos a precisão de qualquer Conteúdo da Wit, incluindo qualquer produção gerada em conexão com o uso do Conteúdo Wit ou da Plataforma Wit. Você reconhece e concorda que você usa e confia no Conteúdo da Wit e na Plataforma Wit por seu próprio risco, e que a Wit não será responsável por quaisquer erros ou imprecisões de qualquer Conteúdo da Wit ou da Plataforma da Wit”, informa.

Sendo assim, precisão não é o forte.

O aplicativo é grátis e mostra um pequeno banner de publicidade na parte inferior da tela. Em testes, funcionou perfeitamente bem, em português, para mensagens curtas e médias. Para áudios longos, houve confusão com pontuação e palavras faladas rápido.

Ajustes nas Configurações do Transcriber

Transcriber for WhatsApp

Você pode:

  • Trocar o idioma se for necessário;
  • Escolher o idioma antes de cada conversão;
  • Salvar o automaticamente o histórico de transcrições;
  • Compartilhar uma transcrição em texto com outros contatos;
  • Remover propagandas mediante pagamento/assinatura do app;

Lembre-se que, ao usar aplicativos de terceiros para processar mensagens de WhatsApp, você pode estar compartilhando informações sensíveis com os criadores desse aplicativo. Evite converter áudios sobre senhas, dados bancárias ou qualquer outra infromação que não deva estar em posse de pessoas não autorizadas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados