Início » Internet » Twitter exige que novos usuários confirmem e-mail ou número de celular

Twitter exige que novos usuários confirmem e-mail ou número de celular

Felipe Ventura Por

Pela primeira vez, o Twitter vai exigir que novas contas confirmem um endereço de e-mail ou número de celular após fazerem o cadastro. A rede social quer combater bots maliciosos e spam; é um passo rumo à verificação de perfil para todos os usuários.

"Esta é uma mudança importante para defender as pessoas que tentam tirar proveito de nossa natureza aberta", diz o Twitter. Isso será implementado "ainda este ano", tomando cuidado para não prejudicar quem esteja em um ambiente de alto risco, onde o anonimato é importante.

Foto via Pixabay

Além disso, algumas contas ficarão em modo somente-leitura se caírem no filtro de spam. Novos usuários serão impedidos de segui-las, para evitar que sejam expostos a conteúdo potencialmente mal-intencionado.

Este ano, o CEO Jack Dorsey reconheceu que o Twitter ajudou a espalhar informações erradas por meio de bots ou contas automatizadas. Por isso, a empresa adquiriu a startup de segurança Smyte para ajudar a combater spam online, abuso e fraude.

Além disso, o Twitter suspendeu contas populares — como @Dory, @GirlPosts e @memeprovider — que usavam táticas de spam para viralizar tweets. Elas tinham diferentes perfis no TweetDeck para automatizar curtidas e retweets.

O Twitter vem aperfeiçoando seus algoritmos de aprendizado de máquina para detectar bots maliciosos, antes mesmo que a conta seja denunciada. Em um ano, a rede social removeu 214% mais perfis que violam suas políticas de spam. Isso significa que talvez seu número de seguidores diminua um pouco.

No entanto, às vezes o Twitter pega pesado na limpeza, e acaba atingindo contas legítimas. Em fevereiro, centenas de pessoas foram temporariamente suspensas, e precisaram verificar um número de telefone para reverterem o bloqueio.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

Sinceramente nao sei, pois nao testei.

Romaniam Dracul

Agora é obrigatório mesmo confirmar tanto o email quanto o número de
celular para abrir uma conta no Twitter?? Tem que ser ambas as
confirmações? Não dá pra escolher, por exemplo, uma ou outra??

Romaniam Dracul

Mas agora é obrigatório mesmo confirmar tanto o email quanto o número de celular para abrir uma conta no Twitter?? Tem que ser ambas as confirmações? Não dá pra escolher, por exemplo, uma ou outra??

Romaniam Dracul

O 10minutemail já não funciona mais com o Twitter também. Qualquer pessoa que tentar criar uma conta com esses emails temporários é recusada. O sistema até aceita o email de início, mas no momento de realizar a verificação digitando o código numérico que o Twitter nos envia, surge uma mensagem de 'erro'. Agora só com emails permanentes e de domínios conhecidos mesmo.

DanielBastos

Faz isso não. Aí teria que comprar um.chip novo pra todo o serviço que eu precisar me cadastrar. Pq usar meu número ia ser o inferno de spams de SMS pipocando toda a hora.

Email é legal. Principalmente pq vc pode usar serviços como o 10minutemail pra fugir dessas pragas.

Caleb Enyawbruce

Caramba, nao era preciso nem confirmar email?? Mds... Demoraram fazer isso

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Twitter vai perder 90% dos perfis da rede se banir todos os fakes. :D

Eliézer José Lonczynski

No Brasil só celular bastaria.

João

Devia ser obrigatório confirmar celular em tudo agora. O que tem de bot e fake não tá no papel...

Marcus Araújo

Nem precisava ir tão longe se quisessem analisar a entrada de bots na rede, bastava analisar as milhares de conta no padrão de username "fulano123456789" que estão surgindo no Twitter dando replies em usuários mais famosos e em contas oficiais de jornais e que não possuem nem 5 seguidores. Agem principalmente em assuntos sobre política, como era de se esperar.