Instagram Lite é uma versão mais leve do aplicativo para Android

Provavelmente ele só roda a versão móvel de instagram.com

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Era questão de tempo até o Instagram anunciar uma versão Lite. Ele vem recebendo uma série de recursos — IGTV, videochamadas no Direct, novidades nos Stories, entre outros — que deixam seu app mais pesado e menos acessível em países emergentes.

O Instagram Lite está disponível na Play Store apenas para usuários no México. “Estamos testando uma nova versão do Instagram para Android que ocupa menos espaço no seu dispositivo, usa menos dados e abre mais rápido”, diz a empresa ao TechCrunch.

Eu ainda não pude testar o Instagram Lite — ele será disponibilizado em breve no APK Mirror — mas suspeito fortemente que se trata apenas da versão móvel de instagram.com.

Instagram Lite vs. site móvel

A interface do novo app é idêntica à do site móvel. Os recursos disponíveis também são os mesmos:

  • publicar fotos no feed e editá-las com filtros;
  • publicar fotos no Stories e personalizá-las apenas com texto (nada de filtros ou stickers);
  • visualizar stories de seus seguidores em uma barra na parte superior do feed;
  • ver stories, fotos e vídeos recomendados na seção Explorar.

Assim, não é surpresa que o Instagram Lite exija um download de apenas 573 KB, contra os 32 MB do aplicativo principal — ele serviria apenas para rodar o endereço instagram.com no celular.

Instagram.com no celular. A interface é idêntica ao Instagram Lite.

O Instagram Lite não permite enviar vídeos nem possui o Direct, assim como o site móvel. A empresa diz que será possível enviar mensagens a amigos e compartilhar vídeos “em breve”. Além disso, o app será expandido para mais países.

Próximo bilhão

Agora que o Instagram tem um bilhão de usuários, a rede social está mirando no próximo bilhão, e para isso precisa se concentrar em mercados emergentes — onde os celulares têm menos espaço disponível, e as conexões são mais lentas.

Já existe o Facebook Lite e o Messenger Lite. Outras empresas seguiram essa tendência, criando o Uber Lite, Amazon Kindle Lite e Skype Lite.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados