O Telegram recebeu uma atualização pequena, mas cheia de recursos, no iOS e Android. Você pode substituir imagens já enviadas; ouvir mensagens de voz mais rápido; marcar mensagens como lidas; e mais.

Para mim, uma das novidades mais bacanas é substituir uma foto ou vídeo que você enviou por engano. Já era possível apagar a mensagem para o destinatário e reenviá-la corretamente, mas isso vai um passo além.

Funciona assim:

  • toque ao lado da foto (não em cima dela, isso vai apenas ampliá-la) e depois em Editar;
  • toque no ícone de lápis (ou em Edit Caption);
  • escolha a foto que será enviada e toque em Enviar.

Você e o destinatário verão um aviso de que a mensagem foi editada. Vale lembrar que isso também funciona com vídeos; e você pode editar a legenda.

Acelerar mensagens de voz

O Telegram permite acelerar em 2x a velocidade de reprodução em mensagens de voz e vídeo. Se você tem algum amigo que fala devagar, isso pode ser bem útil.

Não tem segredo: basta tocar em Reproduzir e depois no botão “2X” na parte superior da tela.

Marcar como lido (ou não lido)

Enfim é possível marcar tópicos como lidos. No Android, basta segurar no nome do contato (ou do grupo) e tocar em “Mark as read”.

Também é possível marcar tópicos como não lidos, segurando em um deles e tocando em “Mark as unread”. Assim como no WhatsApp, isso não desfaz a confirmação de leitura para o destinatário — apenas mostra uma bolinha verde para que você lembre de voltar à mensagem.

Só no Android

Há três novidades exclusivas para o Android. Na tela inicial, se você segurar na foto de perfil (não no nome do contato/grupo), surgirá uma prévia das mensagens.

Se você digitar algo e selecionar o texto, o menu dará a opção de criar um link:

Além disso, é possível cancelar o envio de mensagens antes de serem enviadas. O Telegram 4.8.3 para iOS e 4.8.10 para Android já estão disponíveis.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rod

Mas o Telegram por padrão armazena muita coisa localmente como cache. A não ser que vc deliberadamente limpe.

Yago Oliveira

Sim, que bom que ele faz isso. Mas a questão não se limita ao telegram. Qualquer serviço em nuvem deveria oferecer a opção de armazenamento interno justamente por isso.

VaGNaroK Alkimist

Pessoa simples que não tem o que fazer da vida e que só vive para abrir discórdia sobre temas fúteis e infundados. Trágico.

Dias Ribeiro

O whatsapp está correndo contra o tempo e restringiu grupos para só administração falar

Rod

Acha pouco um único serviço ter metade do mercado num país? Lol

Douglas B

Achei um dado aqui de 2016 que o Whatsapp estava instalado em 36% dos aparelhos da França... não deve ter mudado muita coisa, no máximo 50%. Na Inglaterra tá nos 50% tbm... No Brasil é quase 100%!

Rod

Acha que na Alemanha, França, Inglaterra pessoal não tem celular bom?

Douglas B

Whatsapp domina onde os smartphones básicos são maioria e a população é menos instruída, o que confirma que é um app básico e pra principiantes. Talvez um dia cheguemos à supremacia de apps como o Telegram rs

Luciano

Do que adianta se ninguém usa?
Telegram's fanboys me xingando em 3, 2, 1...

Doug

Sim, está na matéria. Estou falando do iOS.

Eduardo Braga

Ah nem tão infelizmente. É bom que o maior app de mensagem esteja ligado nisso.

Gertrudes, a Lhama

No Telegram X pra Android já tem isso também

Jonas S. Marques

Infelizmente, anos luz. Tudo é incrivelmente simples lá, inclusive tirar ou anexar foto, etc.

Jonas S. Marques

Bom, a NFB "Federação de Cegos dos Estados Unidos" já fez isso, outras tantas pessoas pelo mundo, já rolou petição, já rolou plantão de 20 programadores colocando forc na ferramenta. Eles simplesmente não aprovam.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Vale apena cobrar eles diretamente.

Exibir mais comentários