Tecnoblog

Telegram permite substituir imagens já enviadas e acelerar mensagens de voz

O Telegram recebeu uma atualização pequena, mas cheia de recursos, no iOS e Android. Você pode substituir imagens já enviadas; ouvir mensagens de voz mais rápido; marcar mensagens como lidas; e mais.

Para mim, uma das novidades mais bacanas é substituir uma foto ou vídeo que você enviou por engano. Já era possível apagar a mensagem para o destinatário e reenviá-la corretamente, mas isso vai um passo além.

Funciona assim:

Você e o destinatário verão um aviso de que a mensagem foi editada. Vale lembrar que isso também funciona com vídeos; e você pode editar a legenda.

Acelerar mensagens de voz

O Telegram permite acelerar em 2x a velocidade de reprodução em mensagens de voz e vídeo. Se você tem algum amigo que fala devagar, isso pode ser bem útil.

Não tem segredo: basta tocar em Reproduzir e depois no botão “2X” na parte superior da tela.

Marcar como lido (ou não lido)

Enfim é possível marcar tópicos como lidos. No Android, basta segurar no nome do contato (ou do grupo) e tocar em “Mark as read”.

Também é possível marcar tópicos como não lidos, segurando em um deles e tocando em “Mark as unread”. Assim como no WhatsApp, isso não desfaz a confirmação de leitura para o destinatário — apenas mostra uma bolinha verde para que você lembre de voltar à mensagem.

Só no Android

Há três novidades exclusivas para o Android. Na tela inicial, se você segurar na foto de perfil (não no nome do contato/grupo), surgirá uma prévia das mensagens.

Se você digitar algo e selecionar o texto, o menu dará a opção de criar um link:

Além disso, é possível cancelar o envio de mensagens antes de serem enviadas. O Telegram 4.8.3 para iOS e 4.8.10 para Android já estão disponíveis.