Os cartões SD poderão se tornar mais úteis para transferir arquivos pesados graças a uma decisão da SD Association. A entidade responsável por padronizar cartões de memória criou uma especificação que aumenta a capacidade de armazenamento e a taxa de transferência.

Com os cartões da nova categoria UC (Ultra Capacity), o armazenamento máximo passa de 2 TB para 128 TB. Além disso, os modelos SD Express terão taxas de transferência de até 985 MB/s. Atualmente, o limite é de 624 MB/s.

Foto: Engadget

Essa opção será baseada nos cartões com barramento UHS-II e UHS-III, que até então tinham as taxas mais altas, e terá compatibilidade com os leitores que suportam esses dois formatos. Ela se comunicará pelos padrões PCI Express 3.0 e NVMe 1.3.

Os cartões com as maiores velocidades serão compatíveis com modelos XC (Extended Capacity, de 2 TB) e HC (High Capacity, de 32 GB), conforme a tabela abaixo:

O presidente da SD Association, Hiroyuki Sakamoto, vende o SD Express como uma solução que oferece “um nível totalmente novo de cartão de memória com protocolos mais rápidos, transformando cartões em um SSD removível”.

Apesar da novidade, as fabricantes deverão levar bastante tempo para começarem a vender os novos cartões. Os modelos de 2 TB, por exemplo, foram padronizados em 2009, mas até hoje não chegaram às lojas.

O preço também não deverá ser convidativo. Hoje, um cartão SD com 512 GB de armazenamento e taxa de transferência de até 95 MB/s custa nada menos que R$ 2.900. Portanto, até o SD Express de 128 TB se popularizar, é melhor se acostumar com alternativas mais acessíveis.

Com informações: SD Association, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Lima

Cara, quem precisa de 2tb de armazenamento em um micro sd

Fabio Santos

Então é esta organização que regula o que existe nas tecnologia dos cartões de memória, é claro o quartel de preços kkkk.
Não se faz lógica os preços praticados serem tão próximos de todos fabricantes e as tecnologias serem lançadas quase que juntas, tem que ter um freio de alguém de um alto escalão em tudo...

Keaton

Imagina fazer backup disso...

Geraldo Lopes

Eu ia dizer o mesmo... aqui no Chrome (Android) com o AdAway ativo não aparece nada e a página abre rapidinho. Com o AdAway desabilitado, aparece a mensagem "Seu telefone está infectado" e demora bem mais tempo para terminar de carregar a página. Está cada vez mais difícil navegar sem Adblocks e anti-mineração... :(

João

Não é vírus, deve ser amostragem de acordo com o modelo do celular, daí o anúncio aparece. Já aconteceu comigo com celular novinho em folha, então são só anúncios maliciosos mesmo.

Krosna Terrestre

tem que instalar o adaway para parar de aparecer essas merdas

Gustave Dupré

Isso não acontece comigo, olha que eu acesso diariamente o Tecnoblog.
Além do que o pessoal falou, verifica seu arquivo host que fica "C:\Windows\System32\drivers\etc" e se tiver alguma registro, como mostra no exemplo do próprio arquivo, apaga.

Helliton Soares Mesquita

E provavelmente não terá. As empresas de SSD tem conseguido reduzir custos usando o empilhamento, assim consegue vender um SSD de 512GB pelo dobro do preço do 256, e não 3x mais. Mas no SD não tem como empilhar, e esse novo padrão nem foi pensado para isso.

Airton Tobaru

Já até me acostumei com esse anunciante, toda vez que aparece faço captura de tela e envio feedback para o Google.

Cleber Reis
RCX05

Já enjoei de ver essas notícias de aumento de capacidade de armazenamento. Parece que para nós consumidores finais as coisas evoluem a passo de formiga.

Thiago Mobilon

Pode ser algum anúncio malicioso na rede do Google. Consegue me passar a URL pra gente bloquear?

- [email protected]

Islan Oliveira

Esta acontecendo o mesmo comigo. Chrome para Android.

DeadPull

Reseta o Chrome. Se ocorrer de novo, deve ser vírus no teu celular.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Não, você deve estar com vírus ou então deve estar com o DNS do roteador alterado.
Edit: Ops acabou de acontecer aqui, que estranho isso.

Exibir mais comentários