A Apple prometeu que os iPhones antigos terão mais desempenho com o iOS 12, que será lançado nos próximos meses, graças a uma mudança na forma como o processador é controlado: ele leva menos tempo para atingir a performance máxima e também reduz a frequência mais rapidamente para economizar bateria. Mas será que isso se comprova na prática? Parece que sim.

O CNET colocou à prova o iPhone 5s, um smartphone lançado em 2013 com iOS 7 que receberá a atualização para o iOS 12. Ele possui tela de 4 polegadas com resolução de 1136×640 pixels, processador dual-core Apple A7 de 1,3 GHz e apenas 1 GB de RAM. O vídeo abaixo mostra uma comparação entre o iOS 11.4 e o iOS 12 beta, e os resultados são animadores:

Chama a atenção como o iPhone 5s, mesmo com o iOS 11.4, ainda possui desempenho bem decente para um celular com cinco anos de vida. Em alguns aplicativos, o ganho é bastante perceptível com o iOS 12: o Safari é 3,5 segundos mais rápido para carregar um site; a câmera surge 0,5 segundo mais rápido a partir da tela de bloqueio; e o teclado é 1 segundo mais rápido (agora multiplique isso pelas inúmeras vezes que ele é acionado).

Nem todas as promessas se verificaram na prática, pelo menos no beta atual. Diz o CNET: “Abrir apps como Safari e Mail foi significativamente mais rápido no iOS 12 beta, mas a diferença em outros, como Tempo e Mapas, dificilmente foi visível (…) Percebemos que a tela de compartilhamento surge muito mais rápida que no iOS 11, mesmo quando nenhum app estava aberto. No entanto, esse resultado nem sempre foi consistente”.

Além disso, em um dos testes, o de tempo de inicialização, o iOS 12 perdeu feio do iOS 11.4: ficou 9 segundos atrás. De qualquer forma, considerando que a versão final só deve chegar daqui a três meses, esperamos que a Apple consiga otimizar todos os pontos que restam (e se redima do iOS 11, que certamente não foi o melhor sistema que a empresa já lançou).

As melhores novidades do iOS 12

iOS 12 beta: veja como baixar e instalar no seu iPhone

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Braga

Entendi.

Bardni

a bateria vo testa nesse final de semana, deixar acabar toda e ver o qto deu pra uso

Fábio Moser

rs rs rs com quase 25 mil e-mails na caixa de entrada fica difícil

brazlocateli

E a obsolescência programada como fica? Ta errado isso ae, é photoshop! :v

Robert Rey

É provável, mas pro uso dela não atrapalha muito

Robert Rey

A bateria já está nas últimas mesmo, e a autorizada me cobrou mais de 300,00 pra trocar aqui em Brusque/SC. Talvez valesse a pena já que a coroa só quer iPhone e comprar um novo tá fora de cogitações no momento.

antônio

Não contempla, só a partir do 6 mesmo.

Eric Viana

Fico imaginando o Tio Estevão surtando na nave espacial em Cupertino por causa do notch kkkkkkkk (definitivamente a cena não é bonita)

Eric Viana

TOC grita...

Trovalds

Obsolência é comprar aparelho com Android em que alguns modelos PODEM receber upgrades por até 24 meses. Isso os flagships e um ou outro. Ou seja: 99% dos usuários do SO não vão receber upgrade nunca. Estevão se revira no túmulo é vendo a Apple se deixando levar por decisões absurdas como celulares com telas gigantes e coisa do tipo.

Eduardo Braga

Acho que por mais que muitas das melhorias na velocidade sejam sutis (pelo menos ainda), é bom ver que não tá mais lento.

Trovalds

Pode ser bateria que já tá nas últimas. Não tenho certeza se o reparo na autorizada por R$ 149 contempla o 5 mas vale ir por esse caminho.

Eduardo Braga

Tem alguma coisa errada com o iPhone dela. Eu uso o 5 também e é bem de boas.

Robert Rey

A partir do A7 a Apple conseguiu fazer um bom trabalho entre suporte x desempenho, pois até então era um terror. Tenho um iPad Mini 1 e um iPod Touch 5 no iOS 9.3.5 e é uma catástrofe. Minha mãe tem um iPhone 5 que foi meu no iOS 10 e também é bem sofrível, sorte que como ela só usa pra ligações não interfere muito. Mas no caso do iPhone 5s ainda é um aparelho bem usável nos dias de hoje.

Gertrudes, a Lhama

Parabéns a Apple por isso. Não curto o iOS e muitas das suas decisões, mas preciso admitir que a continuidade do suporte melhorando desempenho é louvável

Exibir mais comentários