O Google domina o mercado de sistemas operacionais para celulares com o Android, mas está aberto para plataformas que podem se tornar mais populares. Pensando nisso, a empresa investiu nada menos que US$ 22 milhões no KaiOS.

Lançado em 2017 com base no código do extinto Firefox OS, o sistema está presente em celulares de entrada como o novo Nokia 8110. Ele também é utilizado por outros modelos de fabricantes como TCL e Micromax.

Os celulares com KaiOS contam com funcionalidades básicas de GPS, 4G e Wi-Fi, por exemplo. Eles também oferecem alguns aplicativos como Twitter e Facebook. Apesar da limitação, a plataforma está presente em mais de 40 milhões de celulares ao redor do mundo.

“Esse investimento nos ajudará a acelerar o desenvolvimento e a distribuição global de celulares de entrada com o KaiOS”, disse Sebastien Codeville, CEO da KaiOS Technologies.

A empresa diz que trabalhará em conjunto com o Google para oferecer no KaiOS serviços como Maps, YouTube, Google Search e até mesmo o Google Assistente.

Em fevereiro, o sistema anunciou que estava prestes a oferecer essas ferramentas para proprietários do Nokia 8110. Com o investimento do Google, a tendência é que elas sejam liberadas para todos os usuários.

Os aplicativos estão sendo desenvolvidos especificamente para a plataforma, que é totalmente baseada na web e utiliza padrões como HTML5, JavaScript e CSS.

Para o Google, o investimento parece ser um bom negócio, já que seus apps serão levados a uma base expressiva de usuários. Em conjunto com o Android Go, o acordo indica que a empresa deseja se tornar ainda mais presente para o público de celulares básicos.

Com informações: KaiOS Technologies, The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados