O Google domina o mercado de sistemas operacionais para celulares com o Android, mas está aberto para plataformas que podem se tornar mais populares. Pensando nisso, a empresa investiu nada menos que US$ 22 milhões no KaiOS.

Lançado em 2017 com base no código do extinto Firefox OS, o sistema está presente em celulares de entrada como o novo Nokia 8110. Ele também é utilizado por outros modelos de fabricantes como TCL e Micromax.

Os celulares com KaiOS contam com funcionalidades básicas de GPS, 4G e Wi-Fi, por exemplo. Eles também oferecem alguns aplicativos como Twitter e Facebook. Apesar da limitação, a plataforma está presente em mais de 40 milhões de celulares ao redor do mundo.

“Esse investimento nos ajudará a acelerar o desenvolvimento e a distribuição global de celulares de entrada com o KaiOS”, disse Sebastien Codeville, CEO da KaiOS Technologies.

A empresa diz que trabalhará em conjunto com o Google para oferecer no KaiOS serviços como Maps, YouTube, Google Search e até mesmo o Google Assistente.

Em fevereiro, o sistema anunciou que estava prestes a oferecer essas ferramentas para proprietários do Nokia 8110. Com o investimento do Google, a tendência é que elas sejam liberadas para todos os usuários.

Os aplicativos estão sendo desenvolvidos especificamente para a plataforma, que é totalmente baseada na web e utiliza padrões como HTML5, JavaScript e CSS.

Para o Google, o investimento parece ser um bom negócio, já que seus apps serão levados a uma base expressiva de usuários. Em conjunto com o Android Go, o acordo indica que a empresa deseja se tornar ainda mais presente para o público de celulares básicos.

Com informações: KaiOS Technologies, The Verge, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Blassioli

KaiOS, mais apoiado que o Windows Phone OS :P

Eduardo Braga

A situação é completamente diferente. Windows Phone também tava presente em modelos high end. O Google não podia deixar ele crescer.

Wellington Gabriel de Borba

Queria que tivesse um importador da Nokia no Brasil vendendo celulares com garantia e selo da Anatel. A Positivo ou a Multilaser podia fazer essa ousadia.

José Carvalho

O Google deve estar fazendo isso só de maldade, desde que o Gru assumiu a empresa e retirou o lema "Don't be Evil" ela só tem feito presepadas contra a comunidade. Poderiam ter apoiado o Firefox OS ou um fork comunitário...

Alef Ziff

Infelizmente não

Maicon Bruisma

É, a Google não tem limites, quer dominar tudo, seja smart ou não

J_Eduardo

Kkkkkk.....isso aí......

@Sckillfer

Olho pro teclado e não sei o que falar... 22 milhões, search, Maps, Youtube? Da mesma empresa que proibiu o YouTube pra Windows?

Renan Alves

cara, esse celular ficaria mais legal se essa parte de plastico que desce fosse de tela mesmo

Jaca

KaiOS ? Esse é o sistema do celular do Neymar !

Diogo

Jurava que era o S40, mas não é.
Parece que realmente não restou nada da antiga Nokia.

Molinex

Tai uma coisa que eu esperava que desse certo, o FFOS, pelo fato de ser baseado em tecnologias do front-end da web, e qualquer um poderia desenvolver pra ele. Mas infelizmente falhou miseravelmente...
Vamos ver esse KaiOS, que é um fork, como se sai...
Tem a vantagem de vir num nokia, e tem muita gente que gosta de nokia por aí, e esta recebendo um apoio da googletz. Vamos ver, até onde vai...

evefavretto

FirefoxOS lives again!

(literalmente, é um fork)