Início » Inteligência Artificial Negócios » Automação: para onde caminha o futuro desta inovação?

Automação: para onde caminha o futuro desta inovação?

Como a automação está avançando pelo mundo e vai transformar não apenas o mundo dos negócios, mas a sociedade

Por
20 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A automação tomou mesmo conta do mundo: já vimos que ela está presente em muitas tarefas do nosso cotidiano, tem feito a diferença nas empresas e que até os bancos de dados estão seguindo pelo mesmo caminho. A automação é uma tecnologia que está trazendo redução de custos e mais eficiência para os negócios, mas onde essa história vai parar?

Automação em tudo

Tudo o que ainda não é autônomo caminha para ser. Os meios de transporte, individuais ou coletivos, terrestres ou aéreos, estão se tornando independente dos motoristas e pilotos. Os serviços de atendimento necessitam menos dos humanos, deixando muitas das tarefas para os chatbots inteligentes. A indústria vem apelando para a automação há décadas para aumentar a produtividade.

Com o avanço na automação, vários setores se beneficiaram: as operações bancárias são realizadas com uma agilidade impressionante; o agronegócio utiliza sensores, satélites e sistemas integrados para aumentar o retorno da lavoura; a medicina está com uma precisão nas cirurgias e nos diagnósticos que nunca se viu antes; e a operação gigantesca por trás do varejo exige cada vez menos intervenção humana.

Isso sem falar que a infraestrutura de tecnologia que mantém todos esses setores funcionando também vem ganhando autonomia, eliminando as tarefas repetitivas e chatas das rotinas dos profissionais. O resultado é que um dos recursos mais escassos da modernidade, o tempo, é utilizado de uma forma mais eficiente pelos humanos — que passam a atuar em áreas mais estratégicas e geram mais valor para o mundo.

Uma automação mais completa

Embora a automação não seja uma grande novidade que surgiu ontem, ela vem ganhando destaque porque os avanços recentes na tecnologia, especialmente em inteligência artificial e no machine learning, refletem diretamente nos sistemas autônomos. O que antes era minimamente automatizado, com eliminação de algumas tarefas mecânicas, agora pode ter uma automação completa.

Um exemplo claro são os chatbots inteligentes: com machine learning, eles aprendem com os atendimentos que realizam no dia a dia e não exigem que o consumidor fique pensando em como se comunicar, já que a tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP) permite que a interação seja feita como se um humano estivesse conversando com outro humano.

Outra ferramenta poderosa é a análise preditiva: com uma quantidade gigantesca de dados, sistemas conseguem prever cenários ou tendências, o que traz benefícios para aplicações de combate a fraudes, risco de crédito, estratégias de marketing e várias outras áreas. E, com terabytes em mãos, não tem para ninguém: uma infraestrutura escalável na nuvem pensa mais rápido e melhor que nossos cérebros humanos.

*****

A automação já é realidade e está avançando pelo mundo em todos os setores. Quem não se adaptar a essa nova realidade, vai ficar para trás. E as soluções da Oracle podem ser a chave do sucesso de uma empresa. Nesta página, você pode testar gratuitamente o Oracle Cloud por 30 dias.