Início » Mobile » Spotify Lite foi pensado para usuários do plano grátis e tem só 5 MB

Spotify Lite foi pensado para usuários do plano grátis e tem só 5 MB

Por
02/07/2018 às 11h07
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Grandes empresas de tecnologia vêm lançando versões “lite” de seus aplicativos voltadas para mercados emergentes. É o caso do Facebook, Instagram, Uber e Google (no Android Go). Desta vez, temos também o Spotify Lite.

O Spotify Lite é um download de apenas 5 MB — disponível na Play Store — em vez dos 35 MB do app padrão. Ele é claramente pensado para usuários do plano gratuito: não permite criar playlists, nem escolher a ordem das faixas, nem salvar música offline.

A barra de navegação na parte inferior inclui apenas os botões Início, Buscar e Favoritos. (O app completo traz também as opções Navegar e Rádio.)

A seção Favoritos traz as playlists geradas pelo próprio Spotify, como Descobertas da Semana, Mais tocadas de 2017 e Sua Máquina do Tempo — suas listas pessoais não aparecem no app. Logo abaixo, estão os artistas e álbuns que você mais ouve.

Não é possível escolher músicas específicas para ouvir, mesmo se você for usuário Premium. Ao abrir uma playlist, álbum ou artista, aparecerá somente a opção “ordem aleatória”. E, como dissemos, não há suporte a reprodução offline.

Em vez disso, o Spotify Lite promete consumir menos dados se você estiver no 3G ou 4G. Ele também possui um contador de quantos megabytes foram usados na rede móvel. Você pode configurar um limite mensal entre 250 MB e 3 GB.

Há ainda um indicador de quanto espaço o app ocupa no smartphone. No entanto, isso não funciona tão bem: ele começa usando cerca de 17 MB no dispositivo, mas diz consumir apenas 89 KB.

Isso deve ser corrigido no futuro. O Spotify Lite está em beta, e a empresa pede feedback “para que possamos melhorá-lo ainda mais”. Você pode baixá-lo para Android 4.1 ou superior na Play Store.

Com informações: Android Authority.

Mais sobre: