Google lança versão “quase final” do Android P em beta

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Android P está quase pronto. O Google acabou de anunciar o Beta 3, focado em correções de erros e otimizações “para estabilidade e refinamento”. Ele já pode ser instalado em smartphones Pixel, e chegará em breve a mais dispositivos.

Android P Beta: como baixar e instalar no seu celular

Dave Burke, do Google, escreve que o Beta 3 é um candidato a versão de lançamento, com comportamentos de sistema “quase finais” e as APIs oficiais para o Android P. Por isso, você não encontrará recursos novos aqui.

No entanto, o Google vem anunciando as novidades do Android P desde março, quando saiu o primeiro Developer Preview. Ele trouxe suporte nativo a câmeras duplas (ou triplas!) e também a telas com notch. O painel de notificações foi completamente reprojetado, com um fundo branco e novos ícones de configurações rápidas.

Então veio o Beta 1, que introduziu a nova barra de navegação com apenas dois botões. Ela é centrada em gestos: você desliza o botão Home para cima se quiser alternar entre apps. Trata-se de algo opcional, no entanto.

O Beta 2 trouxe recursos de inteligência artificial como o “Adaptive Battery”, que limita o uso da bateria por apps que você usa pouco; e os “App actions”, sugerindo ações para realizar dentro de um app — como ouvir a faixa mais recente do Spotify ao conectar fones de ouvido.

Há também um foco em bem-estar digital, com novidades para reduzir o vício em apps. O Dashboard mostra quanto tempo você passa em cada aplicativo, e permite configurar um limite máximo de uso por dia. O “Wind down” deixa a interface em preto e branco pouco antes de você dormir. E o modo não perturbe vai ocultar notificações, não apenas silenciá-las.

E o Android P traz uma série de melhorias nos bastidores: ele tem suporte ao formato de imagens HEIF (High Efficiency Image Format); calcula sua posição dentro de até 2 m usando a tecnologia Wi-Fi Round-Trip-Time (RTT); e impede apps inativos de usarem sua câmera ou microfone.

O Beta 3 está disponível neste link para o Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. Ele chegará aos seguintes dispositivos “ao longo das próximas semanas”:

  • Essential Phone
  • Nokia 7 plus
  • Oppo R15 Pro
  • Sony Xperia XZ2
  • Vivo X21 UD
  • Vivo X21
  • Xiaomi Mi Mix 2S

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados