Nvidia deve lançar placa de vídeo GeForce GTX 1180 em agosto

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por NVIDIA Corporation/Flickr
Jensen Huang, CEO da Nvidia

A Nvidia disse que não lançaria placas de vídeo GeForce GTX 11 tão cedo. Será mesmo? Alguns acreditavam que o CEO Jensen Huang estava só desconversando; e agora, diversos indícios apontam que a próxima geração de GPUs deve chegar em agosto.

Segundo o AnandTech, a conferência anual Hot Chips tinha uma palestra intitulada “Próxima geração da GPU para consumidores da Nvidia”. O evento será realizado em agosto. As referências à Nvidia, no entanto, foram removidas do site oficial.

Além disso, a Nvidia está enviando convites para a feira Gamescom em 21 de agosto (depois da Hot Chips) para um evento misterioso relacionado a PCs.

E o canal Brainbean do YouTube, especializado em PCs para gamers, publicou uma entrevista com um gerente de produto da Lenovo. No vídeo, ele menciona a linha GeForce GTX 11, o modelo GTX 1180, e diz que as placas de vídeo serão lançadas no quarto trimestre.

Na semana passada, vazou a foto de uma suposta amostra de engenharia da Nvidia para a GeForce GTX 1180. Ela usa módulos de memória GDDR6 da Micron — que só recentemente passou a ser produzida em massa — mas nenhuma placa de vídeo atual tem suporte a essa tecnologia.

Acredita-se que a GTX 1180 será capaz de rodar jogos em resolução 4K com uma taxa de atualização de 144 Hz. Ela teria 3.584 núcleos CUDA, velocidade de clock entre 1,6 e 1,8 GHz e até 16 GB de memória.

Os preços de placas de vídeo estão voltando ao normal, acompanhando a redução na demanda por mineração de criptomoedas. E a Nvidia lançou a linha GeForce 10 há dois anos. A nova geração deve estar chegando, mesmo que o CEO tenha dito o contrário.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados