As fabricantes poderão lançar fones de ouvido totalmente sem fio mais baratos nos próximos meses: a Qualcomm anunciou um chip de baixo custo, o QCC3026, que traz redução no consumo de energia e melhoria na qualidade de som para os gadgets básicos e intermediários.

Trata-se de uma versão econômica do QCC5100, cujo foco era o aumento de bateria em fones caros. O QCC3026 pode “reduzir o consumo de energia em até 50% quando comparado a gerações anteriores de dispositivos de entrada”, segundo a Qualcomm. Ele promete pareamento fácil e balanceamento de carga mais eficiente, o que é útil especialmente para os fones totalmente wireless, sem nenhum fio ligando os lados.

E o que pode ser feito com o QCC3026? A Qualcomm parece otimista: ela diz que o chip “é particularmente adequado para fabricantes de smartphones, que, com a remoção do conector de fone de ouvido, deixaram os consumidores desejando uma solução sem fio para ouvirem suas músicas”, e que o baixo custo permitirá que as OEMs ofereçam fones wireless de qualidade até dentro da caixa dos aparelhos. Será?

O chip ainda possui tecnologia de cancelamento de ruído e suporte para assistentes pessoais, então, as fabricantes poderão adicionar um botão físico para acionar o Google Assistente ou Siri. A conexão é feita por meio de Bluetooth 5.0, com velocidade de até 2 Mb/s, e os fones de ouvido suportam músicas com o codec aptX, da Qualcomm.

O QCC3026 estará disponível para os fabricantes ainda no segundo semestre de 2018.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cameron Poe

Só espero que o aptX/aptX low latency se espalhe mais rápido (especialmente as de baixa latência, aliada ao bom consumo de energia junto com os dongles) ,

Miguel Martins

2 Mbps já dá pra ouvir lossless de boa.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Tem que ter pelo menos um fio ligando os dois e um controle.

Wellington Gabriel de Borba

2 Mbps vai dar 256 KBps, isso não me parece muito.

Arthur Reyx

Ou esses fones estão dando "joinha" ou estão mostrando o dedo...

Alessandro

Concordo com você, mas desde que comprei um meizu EP52, estou gostando bastante de fones sem fio, mas totalmente sem fio acho ruim

grande_dino_2

Eu sou daqueles velhos chatos que só vê problema nas coisas novas e fica preso às antigas. :P
In-ear sem fio é tosco, fácil de perder, além de ser uma bateria extra pra se preocupar.
Sem fio, no máximo um over-ear e pra ficar em casa.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Já estava na hora.