Talvez você se lembre da L16, aquela bizarra câmera digital com nada menos que 16 lentes. Pois bem, a Light, startup por trás da invenção, está prestes a lançar outro dispositivo inusitado: de acordo com o Washington Post, a empresa vem trabalhando em um smartphone com nove lentes na traseira.

Hoje, o padrão do mercado são celulares com dois sensores na traseira e, em modelos como Galaxy A8 e Xperia XA2 Ultra, dois na frente. A Huawei aparece com uma honrosa exceção: o P20 Pro traz três câmeras na traseira.

Dificilmente a indústria como um todo irá seguir por esse caminho, porém. Sensores adicionais deixam o smartphone mais caro e é necessário que o aparelho tenha um bom conjunto de hardware para combinar as imagens de todas as câmeras sem prejudicar o desempenho geral. Nesse sentido, a ideia de um smartphone com nove lentes soa utópica.

Mas o Washington Post afirma que a proposta está mesmo em desenvolvimento. A Light já teria protótipos de smartphones com configurações variando entre cinco e nove lentes na traseira. Um desses protótipos é o que aparece na imagem mais acima. Note que são nove lentes, não dez: a “bolinha” mais clara na imagem é um LED para flash.

Por que um número tão grande? A Light diz que o aparelho será capaz de gerar fotos de até 64 megapixels, terá mais desempenho que os celulares convencionais nas imagens registradas em condições de baixa luminosidade e gerará efeitos de profundidade sofisticados.

Câmera Light L16

Câmera Light L16

Não está claro se a Light está conduzindo o projeto sozinha ou em parceria com algum fabricante tradicional de smartphones. Tampouco há amostras do que o dispositivo será capaz de fazer. De qualquer forma, a Light fala em lançar o aparelho até o fim do ano, o que significa que não deve demorar para termos mais detalhes.

Uma coisa é certa: se o smartphone for mesmo lançado, de barato ele não vai ter nada. Vai ser um produto de nicho, a exemplo da L16: a câmera está à venda no site da Light por US$ 1.950.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados