Início » Web » Falha faz Facebook apagar milhares de listas de perfis bloqueados

Falha faz Facebook apagar milhares de listas de perfis bloqueados

Por
19 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em uma fase nada agradável, o Facebook não está conseguindo manter a salvo nem mesmo a lista de pessoas que você bloqueou do seu perfil. Uma falha fez a rede social retirar diversos usuários dessas listas durante alguns dias.

O erro foi revelado nesta segunda-feira (2) por Erin Egan, chefe de privacidade do Facebook. Segundo o comunicado, cerca de 800 mil usuários tiveram ao menos uma pessoa retirada da sua lista de bloqueios entre 29 de maio e 5 de junho.

Nesse intervalo, o status de amizade não foi alterado, mas as pessoas que estavam bloqueadas puderem ver posts públicos. Por outro lado, as publicações que estavam visíveis somente para amigos continuaram com o bloqueio.

Ao retirar o bloqueio, o erro também permitiu que as pessoas reenviassem solicitações de amizade e iniciassem uma conversa com a pessoa pelo Messenger.

Segundo o Facebook, os dados dos usuários são armazenados em pares chamados de “associações”. Eles controlam os posts que as pessoas veem e que ações elas podem tomar. O que o bug fez foi excluir algumas das associações no Facebook e no Messenger, o que levou à perda dos bloqueios.

Ainda que o número de pessoas afetadas seja quase insignificante perto dos mais de 2 bilhões de usuários, o erro no Facebook pode ter causado situações bastante indesejadas.

Como lembra o próprio executivo, há diversas razões para alguém bloquear uma pessoa. Entre elas, o fim de um relacionamento, o desejo de evitar conteúdos desagradáveis e até mesmo questões mais sérias como assédio e bullying.

“Esse problema foi corrigido e todos foram bloqueados novamente”, informou Egan. Os usuários afetados receberão avisos em que o Facebook recomenda a revisão da lista de bloqueio.

Mais sobre: ,