A empresa de pesquisa e consultoria Gartner divulgou hoje dados do mercado de celulares para o primeiro trimestre do ano. Grande surpresa é que o Android teve um rápido crescimento, passando o Windows Mobile em participação de mercado. Com isso, o sistema capitaneado pelo Google já é o quarto mais usado no mundo, com quase 10% dos usuários.

SOs em celulares vendidos no primeiro trimestre de 2010. Fonte: Gartner.

O Symbian continua sendo o sistema operacional mais usado em celulares, com 44,3% do mercado (queda de 4 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2009), seguido da RIM, fabricante do BlackBerry, que concentra bem menos: 19,4% (queda de 4 pp.). Em seguida vem a Apple com o iPhone OS, que viu sua participação de mercado crescer 5 pontos percentuais, chegando a 15,4%. Ainda temos o Android com 9,6% (um crescimento gigantesco se comparado ao 1,6% de 2009) e o Windows Mobile, que perdeu quase metade de sua participação de mercado: 6,8%.

Também temos dados referentes à venda total de celulares por fabricante: a Nokia segue na liderança com 35%, seguida de Samsung (20,6%) e LG (8,6%). Representando os smartphones, a RIM  com 3,4%. Completando a lista das cinco empresas que mais vendem celulares no mundo, a Sony Ericsson concentra 3,1% do mercado.

E como eu sei que você está curioso, informo que a Apple aparece em sétimo lugar com 2,7% do mercado global de celulares, tendo vendido quase 4 milhões de unidades no primeiro trimestre.

Com informações: Gartner.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel
Com o passar do Tempo os software,os sistemas operacionais,os processadores vão evoluindo, e é isso que deixa tudo mas legal.
Marcell Almeida
Go go go android!
RaphaelDDL
Linux engloba os E8,etc que a Motorola lançou, né?
Gilberto Lúcio
Gráficos em escala de tons mata heim? Fui seco no gráfico e tive que ler detalhadamente o texto :( Rezo muito para ao Android ficar lado a lado com o Symbian... Alguém duvida que isso vai acontecer em um futuro mais não muito longe? Se bem que por mim, tanto faz um como o outro... Eu curti os dois... Adoro os cels da Nokia :P
tplayer
Pela primeira vez na história desse país dessa internet o Linux tem mais de 1%.
@FKrauss
q grafico zuado! aheuheauueauhea soh com o texto pra entender
Hernani
Linux ficou an frente do "Outros". VICTORY!
Hernani
Verdade, fui ver no Navegador do celular e dei atenão aos números e a colocação ao lado
Alexandre
A nokia por vender mais no mundo, tem o symbiam como o mais utilizado... Gostaria que a nokia adotasse o android, assim teria o melhor hard com o melhor soft, na minha opiniao.
Aryana
Tô contente usando symbian :)
Fabiano
Gráficos à parte, tomara que o Android continue nesse ritmo! Quanto ao Windows Mobile, será que a MS só chega com ele em dezembro, mesmo? Vão perder muito mais terreno!
Pedro
Também não identifiquei o que é o quê.
Thássius Veloso
Sugestão anotada! =)
tplayer
Na minha opinião esse tipo de pesquisa deveria separar os OS que são exclusivos de uma empresa e listar apenas os multi-plataforma. Querendo ou não são coisas diferentes.
tplayer
+ 1
Exibir mais comentários