Início » Celular » Android ultrapassa Windows Mobile no mercado mundial

Android ultrapassa Windows Mobile no mercado mundial

Por
9 anos atrás

A empresa de pesquisa e consultoria Gartner divulgou hoje dados do mercado de celulares para o primeiro trimestre do ano. Grande surpresa é que o Android teve um rápido crescimento, passando o Windows Mobile em participação de mercado. Com isso, o sistema capitaneado pelo Google já é o quarto mais usado no mundo, com quase 10% dos usuários.

SOs em celulares vendidos no primeiro trimestre de 2010. Fonte: Gartner.

O Symbian continua sendo o sistema operacional mais usado em celulares, com 44,3% do mercado (queda de 4 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2009), seguido da RIM, fabricante do BlackBerry, que concentra bem menos: 19,4% (queda de 4 pp.). Em seguida vem a Apple com o iPhone OS, que viu sua participação de mercado crescer 5 pontos percentuais, chegando a 15,4%. Ainda temos o Android com 9,6% (um crescimento gigantesco se comparado ao 1,6% de 2009) e o Windows Mobile, que perdeu quase metade de sua participação de mercado: 6,8%.

Também temos dados referentes à venda total de celulares por fabricante: a Nokia segue na liderança com 35%, seguida de Samsung (20,6%) e LG (8,6%). Representando os smartphones, a RIM  com 3,4%. Completando a lista das cinco empresas que mais vendem celulares no mundo, a Sony Ericsson concentra 3,1% do mercado.

E como eu sei que você está curioso, informo que a Apple aparece em sétimo lugar com 2,7% do mercado global de celulares, tendo vendido quase 4 milhões de unidades no primeiro trimestre.

Com informações: Gartner.