Linux Mint 9 rodando dentro de uma máquina virtual

Linux Mint, a distro derivada do Ubuntu e que tem como peculiaridade nomear as releases com nomes de mulheres terminando em 'a', chega à versão 9, baseada no Ubuntu 10.04. Entre as novidades, é possível destacar:

  • Um novo gerenciador de software, com mais de 30.000 pacotes (lembrando que o Linux Mint utiliza tanto repositórios próprios quanto repositórios do Ubuntu);
  • Avaliações dos softwares pelos usuários. Agora quando você for instalar um novo programa, pode encontrar avaliações dos usuários, inclusive com comentários. Também é possível listar os softwares mais populares;
  • Uma nova ferramenta de backup. Será possível salvar não só seus arquivos pessoais, como também informações dos programas que você tem instalado. Assim, nas próximas versões será possível fazer uma instalação do zero e ainda assim ter todos os seus programas favoritos devidamente instalados e configurados;
  • O retorno do mint4win, instalador baseado no Wubi que permite instalar o Mint sem particionar o disco rígido;
  • Uma nova ferramenta para exportar sua instalação do Mint para um pendrive USB;
  • Diversas melhorias no visual e na usabilidade.

Linux Mint, versão "Isadora"

O Mint é uma distro que vem se tornando cada vez mais popular. Baseada e totalmente compatível com o Ubuntu, a distro tem como principal diferença já incluir como padrão diversos drivers e codecs proprietários que não são inclusos na instalação do Ubuntu.

Assim, o Mint acaba sendo um Ubuntu  que já vem 'pronto para o uso'. O usuário que quiser usar essa distro não precisará baixar nenhum arquivo extra se quiser ter um sistema funcional (ouvir música, ver filmes, navegar etc.), só precisando baixar programas e codecs específicos se houver necessidade. O cuidado com o visual também mostra uma preocupação em tornar a migração de outros sistemas operacionais o menos traumático possível.

Para baixar a nova versão do Linux Mint, é só acessar a página de downloads no site da distro. Há uma versão para torrents e diversos mirrors para download direto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoseRenan
justamente, quando alguém já tem um conhecimento bem largo do GNU/Linux faz uma distro ao seu gosto, mas é importante lembrar que o uso de distros menos famosas traz desvantagens em relação ao suporte por parte de foruns e tals. Por isso sempre indico essas distros: Ubuntu, LinuxMint, Fedora, OpenSUSE e Mandriva.
@trovalds
Nah, baseada no fork do fork (Debian -> Ubuntu -> Mint). Ou seja, pegam algo pronto, colocam uma firula aqui, outra ali, tcharam! Temos uma nova distro! Depois que eu descobri o Gentoo, agora o próximo passo é o Linux from Scratch, daí mais radical que isso só se eu partir pro *BSD. MAS graças ao Windows, é o que temos pra hj, amanhã, depois...
Cobalto
Atualmente minha distor favorita. Depois que fuço as versões novas do ubuntu, sempre vou pro mint =D
tplayer
É porque nenhuma presta. [2]
tplayer
Bom saber, vou testar para ver se finalmente encontro um sabor de Linux que me agrade.
Antonio Veras
Isso de que o Mint é "um Ubuntu melhorado" é muito relativo. Sinceramente eu tenho medo destas distros que já vem com tudo "pronto". O Ubuntu por si só já vem com muita coisa instalada, imagino o Mint. Coisas eu não usarei e nem sei o que são, mas com certeza pesarão no processamento, deixando o sistema lento. Quer o negócio pronto e lento, vai pro windows.
Guilherme "nirev"
Porque cada um quer fazer do seu jeito, oras. "Cadum, cadum"
Aryana
Os sistemas são úteis e tudo mais, mas eu ainda tenho um preconceito com essa parte de "softwares-livres", pelo fato do linux não suprir minhas necessidade.
Rafael
É porque nenhuma presta.
Guilherme "nirev"
Eu cheguei a instalar o Mint no computador da minha namorada, mas não gostei, não. Agora ela está a usar Ubuntu, tanto no desktop quanto no netbook.
Hernani
Um dia ainda descubro o porque de existirem 1.256.689.895 distros de Linux
Alessandro
Usa Gnome, mas com disposição de elementos que o deixa mais próximo da aparência do Windows. É uma excelente distro, um Ubuntu muito melhorado.
tplayer
Ele utiliza KDE?