A Samsung personalizou o Android Go para seu próximo celular barato

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung deve lançar em breve um smartphone com Android Go, versão criada pelo Google para dispositivos com até 1 GB de RAM. No entanto, fotos vazadas mostram que o aparelho — provavelmente chamado Galaxy J2 Core — não roda a versão pura do sistema.

De acordo com as imagens obtidas pelo SamMobile, esse aparelho roda o Android Go personalizado com a Samsung Experience UX, novo nome para a TouchWiz.

O Google não impede que o Android Go seja customizado pela fabricante. No entanto, uma skin pesada talvez prejudique o desempenho em um celular já limitado. Por isso — e para reduzir os custos de desenvolvimento — a maioria das fabricantes prefere usar o sistema puro.

A Samsung está testando três variantes do smartphone — SM-J260F, SM-J260M e SM-260G — em diversos continentes, incluindo na América Latina. No entanto, o Brasil não está incluso.

O celular SM-J260G, codinome “universal7570_go”, aparece no GeekBench com processador Exynos 7570 quad-core de 1,43 GHz e 846 MB de RAM. Uma das fotos vazadas revela que ele tem 8 GB de armazenamento, dos quais 5 GB ficam disponíveis para o usuário.

Ele vem pré-instalado com Google Go, YouTube Go, Gmail Go, Maps Go e Google Assistente Go. São versões que ocupam menos espaço no dispositivo, e que têm algumas funções a menos. Por exemplo, o Maps Go não traz navegação curva-a-curva.

No Brasil, temos smartphones da Positivo, Alcatel e Multilaser com Android Go custando a partir de R$ 399.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados