Caixa se integra ao Google Assistente para resultados da Mega Sena

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

O Google Assistente está ficando mais esperto graças a integrações com serviços de terceiros. Em breve, será possível pedir delivery pelo iFood​ e chamar um carro pela 99. Além disso, a Caixa Econômica Federal começou a oferecer alguns comandos de voz, começando com os resultados das loterias federais.

Primeiro, é preciso falar “OK Google” em um smartphone Android ou em um iPhone com o app do Google instalado. Então, você diz “falar com assistente Caixa” e pede o resultado da Mega Sena, por exemplo.

Também é possível acessar outras informações públicas, como o calendário de pagamentos do PIS e taxas de câmbio. Eu ainda não consegui usar esse recurso, que — vale ressaltar — está em fase de testes.

A Caixa planeja expandir o assistente de voz para transações mais complexas, que envolvem login do correntista, como solicitar saldo, pedir fatura do cartão de crédito e realizar pagamentos.

Bancos adotam comandos de voz

Diversos bancos — como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil — vêm adotando comandos de voz dentro de seus aplicativos. O banco Next recentemente anunciou integração à Siri para transferências.

Há algumas barreiras, no entanto. O banco Original tem a assistente interna Ori, mas a adesão foi baixa: “ninguém quer falar transações bancárias em voz alta”, diz Alexandre Pinelli, superintendente de inovação do Original, ao Mobile Time.

Google Assistente fica mais esperto

Ainda assim, o projeto da Caixa mostra como o Google Assistente está ficando mais versátil. Ainda este ano, ele permitirá comprar uma entrada de cinema pelo Ingresso.com, assistir programas no Globoplay, e reservar uma mesa no Restorando.

Além disso, a Vivo vai integrar seu chatbot Aura ao assistente do Google. Os clientes da operadora poderão consultar saldo, fatura e consumo de dados usando comandos de voz.

O Google Assistente está disponível para Android 5.0 Lollipop ou superior, e para iOS 10 ou mais recente.

Com informações: Mobile Time, Extra.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados