Início » Aplicativos e Software » Como se proteger de redirects do Google Ads (e falso aviso de vírus) no Chrome

Como se proteger de redirects do Google Ads (e falso aviso de vírus) no Chrome

O recurso ainda está em testes. Mas, deve ajudar a reduzir os falsos avisos de vírus no Android

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

O Google anunciou que um novo recurso a partir do Chrome 64 impediria que anúncios fraudulentos fizessem redirect da publicidade para outro site no navegador — quase sempre malicioso, com falsos avisos de vírus (problema que ocorre muito no Android).

Os sites têm combatido o problema causado por esses anúncios conhecido como frame busting por conta própria, reunindo relatos dos usuários e bloqueando URLs. É comum que essas peças se infiltrem em “redes de anúncios seguras”, como o Google AdSense.

Recentemente, o Google se pronunciou sobre os problemas com anúncios fraudulentos — justamente esses em que você entra no site legítimo e é redirecionado ao malicioso. No Android, os falsos avisos de vírus tentam fazer o usuário baixar supostos antivírus e recursos de segurança que abrem portas para outros golpes. Não faça download.

Falsos avisos de vírus no Android

“No último ano, o setor de publicidade digital enfrentou vários desafios, de segurança da marca a anúncios fraudulentos. Esses problemas podem […] prejudicar usuários com anúncios carregados de malware e também os anunciantes com tráfego inválido, enganoso ou não humano”. O Google bloqueou 3,2 bilhões de anúncios em 2017.

Chrome 64 e updates seguintes

A partir do Chrome 64, o navegador já traz esse recurso “embutido” no Chrome (mesmo na versão estável), capaz de bloquear o redirecionamento indesejado. A primeira coisa que você precisa fazer para se livrar disso é atualizar o seu Google Chrome, seja no computador ou no celular. E, depois, você precisa ativar o recurso, que ainda é uma flag.

Redirect na página

O Google segmentou o lançamento do Chrome 64 para bloquear redirecionamentos de iframes de terceiros, de modo que, se isso ocorrer, exibiria um infobar explicando por que um redirect foi bloqueado, a menos que o usuário tenha clicado nesse iframe.

Redirect para nova aba

O Google Chrome 65 aborda o problema de “tab-under”, em que o clique no link abre o conteúdo desejado em uma nova guia (não na mesma página), enquanto a guia de abertura navega normalmente para a página que o usuário nunca pretendeu visitar.

Redirects e InfoBars no Chrome do Android

Entretanto, mesmo já estando no Chrome 68, essas ainda não são soluções definitivas. Na última versão estável lançada para os usuários, o Google informa o seguinte: “estamos trabalhando em um novo recurso de segurança que bloqueia redirecionamentos de iframes de vários domínios. Para testar se os sites usados por sua organização são afetados, você pode visitar esses sites acessando chrome://flags/ e ativar o sinalizador #enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture”, explica.

Sim, você tem que ligá-lo.

Você pode ativar o recurso no Windows, macOS, Linux, Android e Chrome OS.

Como ativar o bloqueador de redirects de anúncios

Chrome Flags Framebusting

  1. Abra o Google Chrome;
  2. Digite chrome://flags/ na barra de endereços;
  3. Pesquise por #enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture;
  4. Ative escolhendo a opção “enabled”;
  5. Feche todas as janelas e abra o Chrome novamente.

O recurso ainda está em desenvolvimento, portanto, ele não pode bloquear todos os redirects no momento. Mas, deve ajudar a reduzir falsos avisos de vírus no Android.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baidu feat MC Brinquedo

Uso o Opera™ e NUNCA tive problemas de redirecionamento.

Igor Lima

Vlw, ativado.

Marcos Guilherme

#ativado

TheusKhan

Valeu Tecnoblog! Tava impossível de navegar pelo XDA sem ser redirecionado, resolveu de vez .

TheusKhan

XDA Developers, eu mal conseguia navegar com meu Android pelo site deles sem ser redirecionado.

TheusKhan

Vale sim.

Da Silva

Tô de brinks 😂
Sqn!

Caleb Enyawbruce

flag ativada, obrigado!

Caleb Enyawbruce

Só pode ta de brinks

BRLOK

Pior que ele leu viu ^^" esse problema de redirect é bem comum no Chrome, porém no Firefox quase nem tenho, após instalação do ublock origin, problema resolvido =P

GH

É um Adware. Ele "sequestra" seu navegador para exibir anúncios, redireciona seu acesso para onde ele quiser, coleta dados de navegação, muda seu buscador padrão etc.

Elison Philadelpho

gostaria de saber também sobre o "xg4ken.com" quando navego para alguns sites conhecidos como Lojas Americanas, Shoptime, Mercado Livre, atravez do google shopping, aparece o aviso de "Sua conexão não é particular" e notei que isso ocorre sempre que esse xg4ken.com aparece... alguém sabe alguma coisa a respeito? Pelo que pesquisei é um redirecionamento de link mas não é exatamente um virus, será que tem como eu evitar? que providencias posso tomar?

Da Silva

Claro que li!
Tanto que a Google está tentando resolver o problema no serviço dela( Google Adsense) e no software (Chrome) 😂

Vai valer para o Chrome no Android então ?

Bernardo Rosenfeld M.

Prefiro ficar no Opera e Firefox mesmo, arrependimento zero.

Exibir mais comentários