A chinesa Baidu chegou ao Brasil em 2013 prometendo quebrar a hegemonia do Google por aqui. Em vez disso, ela promoveu seu antivírus e o portal Hao123 de forma bem questionável. Agora, a empresa está deixando o país.

Segundo o Valor, o Baidu vai encerrar totalmente sua operação no Brasil até setembro. Ela já fechou seu escritório em São Paulo, e tem duas pessoas cuidando da burocracia para terminar as atividades no país.

Baidu

Um ex-funcionário diz ao Valor que a operação local se tornou desnecessária, pois não há previsão de lançar novos produtos. É preciso apenas manter a base de 20 milhões de usuários brasileiros — incluindo aí o famigerado antivírus — e isso pode ser feito a partir da China.

De acordo com a Exame, o Baidu fez um grande ajuste em seus planos globais. A empresa comanda o maior site de buscas da China, mas desistiu de se expandir para outros países — ela mudou seu foco para inteligência artificial.

“Instalado com sucesso”

Em sua chegada ao Brasil, a empresa trouxe o Baidu Antivírus, o PC Faster e o navegador Spark Browser. O portal de buscas Hao123 já operava aqui antes. Até tivemos uma versão brasileira do buscador Baidu (que hoje redireciona para o Hao123).

O que aconteceu desde então, você provavelmente já sabe. Alguns sites de downloads embutiam o antivírus no instalador, ou alteravam a página inicial do navegador para o Hao123.

Se o usuário não tomasse o cuidado de clicar em “Recusar” — que ficava bem escondido à esquerda, longe do botão “Avançar” — o Baidu Antivírus seria instalado com sucesso.

Baidu Antivirus

Saída do Brasil

Em 2014, o Baidu comprou o Peixe Urbano, focado em cupons e compras coletivas, por cerca de R$ 10 milhões. Ela o revendeu para o fundo Mountain Nazca, que comanda os negócios do Groupon na América Latina.

E no ano passado, a empresa encerrou o fundo de investimento Easterly Ventures, que iria aplicar US$ 60 milhões em até 15 startups brasileiras durante quatro anos.

Tchau, Baidu. Por bem ou por mal, os brasileiros não esquecerão de você tão cedo.

Receba mais sobre Baidu na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados