A chinesa Baidu chegou ao Brasil em 2013 prometendo quebrar a hegemonia do Google por aqui. Em vez disso, ela promoveu seu antivírus e o portal Hao123 de forma bem questionável. Agora, a empresa está deixando o país.

Segundo o Valor, o Baidu vai encerrar totalmente sua operação no Brasil até setembro. Ela já fechou seu escritório em São Paulo, e tem duas pessoas cuidando da burocracia para terminar as atividades no país.

Baidu

Um ex-funcionário diz ao Valor que a operação local se tornou desnecessária, pois não há previsão de lançar novos produtos. É preciso apenas manter a base de 20 milhões de usuários brasileiros — incluindo aí o famigerado antivírus — e isso pode ser feito a partir da China.

De acordo com a Exame, o Baidu fez um grande ajuste em seus planos globais. A empresa comanda o maior site de buscas da China, mas desistiu de se expandir para outros países — ela mudou seu foco para inteligência artificial.

“Instalado com sucesso”

Em sua chegada ao Brasil, a empresa trouxe o Baidu Antivírus, o PC Faster e o navegador Spark Browser. O portal de buscas Hao123 já operava aqui antes. Até tivemos uma versão brasileira do buscador Baidu (que hoje redireciona para o Hao123).

O que aconteceu desde então, você provavelmente já sabe. Alguns sites de downloads embutiam o antivírus no instalador, ou alteravam a página inicial do navegador para o Hao123.

Se o usuário não tomasse o cuidado de clicar em “Recusar” — que ficava bem escondido à esquerda, longe do botão “Avançar” — o Baidu Antivírus seria instalado com sucesso.

Baidu Antivirus

Saída do Brasil

Em 2014, o Baidu comprou o Peixe Urbano, focado em cupons e compras coletivas, por cerca de R$ 10 milhões. Ela o revendeu para o fundo Mountain Nazca, que comanda os negócios do Groupon na América Latina.

E no ano passado, a empresa encerrou o fundo de investimento Easterly Ventures, que iria aplicar US$ 60 milhões em até 15 startups brasileiras durante quatro anos.

Tchau, Baidu. Por bem ou por mal, os brasileiros não esquecerão de você tão cedo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raian Collyn

O Antivirus e o Navegador deles eu gostava, já tive problemas com instaladores das primeiras vezes, mas então, ao invés de só sair clicando em Avançar que nem loco, resolvi ir vendo cada coisa que aparece nos instaladores, e vi que, não é um bicho de 7 cabeças evitar que ele seja instalado, basta apenas ler o que tem na tela.

Fora isso, as ferramentas não eram de todo ruim, eu gostava do antivírus deles pelo fato de ser bem completo, falo no sentido de, funções que só estavam liberadas comprando licença em outros antivírus nele virem de graça.
Eu também gostava do navegador, gostava de 3 coisas, da ferramenta de captura de tela, dos downloads, pois você conseguia baixar até torrent pelo navegador (Como se fosse um µTorrent) alem dos downloads serem bem mais rápidos se comparado com outros navegadores e pelo fato de poder assistir vídeos do YouTube naquela tela de sobreposição a outras abas do navegador.

Mas, realmente, uma coisa que incomodou foi a instalação sem permissão de outras coisas, como por exemplo, do nada, ele instalava outras ferramentas da baidu ou até mudava a pagina inicial para o hao123 sem avisar, isso incomodava muito, e, o pior e que não encontrei nada que desautorizava essas ações.

Se eles tivessem usado um método menos intrusivo de divulgação e gerenciamento das ferramentas deles, garanto que teriam uma melhor fama e melhor reputação e uma quantidade bem maior de clientes talvez.

Leonardo Feelckins

eu gostava do baidu antivírus. era bonito, bem leve e bastante funcional na minha antiga máquina

Wellington Gabriel de Borba

To aqui só olhando a síndrome de cachorro vira-lata do brasileiro culpando a saída da empresa do Brasil como sendo do próprio Brasil e não da ética de mercado da própria empresa. O que tem de vezes que eu xinguei o computador por causa desses lixos que ela instala, não tá no gibi.

Wellington Gabriel de Borba

Já vai tarde!

Wellington Gabriel de Borba

Finalmente, empresa ridícula, além de fornecer lixo, como esses tais limpadores que não servem para nada (acusa erro até no Windows recém instalado) ainda vem com essas instalações guela abaixo e o que é pior, impossível de desinstalar do jeito tradicional.

Marcelo Delfino

O Baidu em si é um vírus. E, como visto, a empresa despreza qualquer noção de ética. Como várias empresas chinesas e o próprio governo chinês.

Juninho

I'll be back

johndoe1981

Marcou época.

johndoe1981

Pedida de Hoje não é nesse estilo? Pois está aí até hoje, e sempre funcionou bem.

johndoe1981

Baidu desinstalado com sucesso?

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

A Baidu tinha um fundo de investimento e queria fomentar startups aqui no Brasil, mas provavelmente não viram vantagem visto que o mercado aqui é muito e mal regulado e na China qualquer startup em poucos anos vira unicórnio já no Brasil pouquíssimas conseguem.

Caleb Enyawbruce

Nao faça isso, por favor!! :D

danbrg

Foi tarde!

John Smith

Já vai tarde. Apague a luz na saída.

Rafael Carneiro

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Exibir mais comentários