Início » Celular » Apple se afasta da Intel ao recusar componente para futuros iPhones

Apple se afasta da Intel ao recusar componente para futuros iPhones

Felipe Ventura Por

A Apple parece estar, pouco a pouco, se distanciando da Intel. Rumores dizem que ela prepara chips próprios para Mac, que iriam substituir os processadores da linha Core. E desta vez, ela recusou um componente de Wi-Fi para futuros iPhones.

Segundo o jornal israelense Calcalist, a Apple avisou à Intel que não usará seu componente chamado "Sunny Peak". Ele seria responsável por conexões Wi-Fi e Bluetooth nos iPhones de 2020.

Foto por Ericsson/Flickr

Por isso, a empresa teria interrompido o desenvolvimento do Sunny Peak, redirecionando seus engenheiros para outros projetos. Em documentos internos, ela diz que a Apple seria o "cliente-chave" para o chip, e o principal fator para sua fabricação em massa.

De acordo com os documentos, a decisão da Apple foi motivada por "muitos fatores", incluindo a adoção do padrão Wi-Fi 802.11ad mais rápido, que "traz desafios novos e imprevistos".

Inicialmente, o Calcalist disse que a Apple deixaria de usar os modems 5G da Intel, mas corrigiu a reportagem — o Sunny Peak não está relacionado a redes móveis. "A Intel não alterou os acordos do 5G com clientes nem o roadmap para 2018 até 2020", diz a empresa em comunicado.

Estima-se que ela vai fornecer 70% dos modems 4G para os iPhones a serem lançados este ano. O restante viria da Qualcomm, com quem a Apple está em uma complicada disputa judicial. No entanto, rumores dizem que ela quer migrar para modems fabricados pela MediaTek, deixando a Intel de lado.

Além disso, parece que a Apple está preparando Macs sem processadores da Intel. Em vez disso, eles teriam chips próprios, tal como o iPhone e o iPad. Estes computadores devem chegar ao mercado em 2020.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Eles tão fazendo esse tipo de coisa pra conseguir evitar os hackintoshs, acho...
Siga esse raciocinio: com um numero restrito de chips, que geralmente não estão disponiveis no varejo, fica mais fácil limitar os processadores compativeis.
Outra seria para reduzir a dependencia externa de hardware e assim aumentar o lucro.

Renan Alves

steve saiu mas a frescura continua na apple...

Acho que nesse caso nao. Modem é um pouco mais facil do que processador e placa mae que a Mediatek faz. Acho que a MT sabe muito bem o que ela precisa apresentar e entregar...

Eu ficaria preocupado se fosse processador da MT, ai sim...

Mickão

"No entanto, rumores dizem que ela quer migrar para modems fabricados pela MediaTek, deixando a Intel de lado."

Visualizei os usuários Apple tendo um mini infarto ao ler isso.

Nicolas_RS

Mas não é o que a Apple quer?

Wellington Gabriel de Borba

Tadinha, é isso que dá querer monopolizar tudo, meu anjo.

Jairo ☠️

É Intel , as coisas não estão fáceis .