Elon Musk se ofereceu para ajudar no resgate de um time de futebol preso em uma caverna na Tailândia. Alguns engenheiros da SpaceX e Boring Company viajaram até lá para entender melhor a situação; enquanto outros criaram um “submarino” para transportar crianças.

A ideia foi transformar um tubo de transferência de oxigênio líquido, usado nos foguetes Falcon da SpaceX, em um dispositivo de transporte para crianças. Ele é leve e estreito o suficiente para navegar pelas cavernas submersas, sendo carregado por dois mergulhadores.

Musk chamou o dispositivo de “submarino”; no entanto, ele é mais parecido com uma cápsula de escape porque não funciona sozinho — ele precisa ser levado pelos socorristas.

O dispositivo foi testado por uma equipe de mergulhadores numa escola em Los Angeles. Em um dos vídeos, você pode ver a pessoa saindo da cápsula, que mede pouco mais de 31 cm de diâmetro.

A pessoa precisa ficar com os braços cruzados lá dentro. Ela respira com um tanque de oxigênio preso à cápsula, que possui quatro portas de ar/oxigênio na parte frontal e traseira; mais uma placa de acrílico “com visão clara da cabeça do ocupante”.

A equipe de futebol, composta por doze rapazes e o treinador, está presa na caverna desde 23 de junho. O local é uma atração popular para visitantes, mas inundou rapidamente após chuvas torrenciais.

Quatro dos rapazes presos na caverna já foram resgatados por mergulhadores, então talvez a cápsula de Musk não seja utilizada. No entanto, ele decidiu continuar: “mesmo que não seja útil aqui, talvez seja em uma situação futura”. Ainda há uma grande chance de mais chuvas na região, o que pode alterar os planos.

Com informações: Ars Technica, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jânia Paula

Em qual momento eu disse que era um produto inovador? Havia "n" maneiras e dispositivos que poderiam ser utilizados, inclusive um bem simples que fazemos no jardim de infância (túnel com aros e lona), acho inclusive que foi um dos métodos utilizados em algum momento pelo que li. OS CRÉDITOS E ADMIRAÇÃO SÃO PELOS ESFORÇOS E DEDICAÇÃO, O SENHOR ELON DISPONIBILIZOU TEMPO E RECURSO PARA CONSTRUIR ALGO EXCLUSIVO, NADA TIRARÁ SEUS CRÉDITOS. Quanto as tecnologias de submarino, estou falando de equipamentos de escape, não tenho informações sobre isso, mas tenho informações que a fuga de submarino ainda é algo bem complexo (não sei porque, eu mesmo tenho várias ideias). Veja: Como escapar de um submarino naufragado? https://ru-clip.com/video/A...

João Ricardo Souza Vieira

desculpe,sou muito fan do musk, mas

Elon Musk pode ter juntando centenas de gênios para seguir seu sonho, mas nesse caso, ele não fez ou inventou nada, apenas marketing (que inclusive esta Sendo muito Criticado pelas pessoas que realmente participaram do resgate)

o nome disso é Silo de Mergulho(SILO, não Sino, mas alguns chamam de mini submarino não propulsionado), é algo usado já a Anos em resgates, inclusive Foram usados 1 ou 2, que não falaram ainda se eram da marinha britânica ou tailandesa, que eram muito mais funcionais e Eficientes, além disso, testados de verdade

sobre evacuação de submarinos, isso já não é problemas a Décadas, praticamente todo submarino construido após os anos 80, tem Cápsulas de Escapes(inclusive os Submarinos da Classe Scorpene que o brasil vai operar e a Versão nacional do Rubis... a Classe Tikuna e Tupi tambem possuem)

Virtual Net Sistemas de Segura

O que importa foi a a intenção de ajuda apesar de todos terem saído ilesos da caverna.

ばか

Para proteger o resgatado ainda mais se estiver ferido ou não souber nadar, esta cápsula é muito superior.
Apesar de que não parece ser o caso de lá.

ばか

Se a cápsula chegar lá, obviamente ela deve conseguir voltar também.

disqus_9EbrqhVEjL

Claro que consegue. Não viu que já resgataram 8?

Nicolas_RS

Nada pratico! Mais fácil carregar dois tubos de oxigênio!

MTGR

TIL claustrofobia é a ausência de esperança.

Porto Velho

Se claustrofobia é um problema, você já teria morrido por ter ficado 10 dias dentro de uma caverna escura sem esperança nenhuma de ser resgatado.

Fábio Gonçalves

Depois que todos saírem do buraco, chega!

Cariri

O Elon Musk é um eminente empreendedor, teve boa ideia e sinal de presteza numa situação que está comendo o mundo. O resgate nessa caverna, precisa testar primeiro sem gente dentro, lógico! Pois a cápsula não curva. Tem áreas muito estreita. Bom, vale a intenção. É triste saber que o homem já pode chegar a outro planeta e não consegue sair de uma caverna, onde outrora foi morada de nossos antepassados.

MTGR

Ia me me tirar morto lá de dentro. Claustrofobia só de ver o cara ali. Tive que sair da sala e pegar um ar hahahahaha

MaTSuBa ✔

Vish... Se for pra ajudar! Aí sim...

Lucas Santos

Esse cara ainda vai fazer daquelas naves individuais das forças de Freeza.

ばか

Estava pensando justamente nisso hoje, mesmo que não seja usado no problema atual, ainda tem outras dezenas de utilidades principalmente em submarinos.

Exibir mais comentários