O time de futebol preso em uma caverna da Tailândia foi enfim resgatado com sucesso. Os doze rapazes, com idade entre 11 e 16 anos, e o técnico de futebol conseguiram sair graças a uma equipe de mergulhadores internacionais. A solução proposta por Elon Musk — uma cápsula de escape — acabou não sendo utilizada.

Narongsak Osatanakorn, chefe dos esforços de resgate, disse a repórteres que “embora a tecnologia [de Musk] seja boa e sofisticada, ela não é prática para esta missão”, segundo o The Guardian.

Um porta-voz da junta militar da Tailândia disse obrigado a Musk por oferecer ajuda, e por se interessar pessoalmente na operação. O primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha, estava “muito agradecido” pela iniciativa e por suas “soluções engenhosas”.

O bilionário se dispôs a ajudar, enviando engenheiros da SpaceX e Boring Company até a Tailândia, e viajando pessoalmente até o país.

Musk sugeriu criar uma cápsula de escape a partir de um tubo de transferência de oxigênio líquido, usado nos foguetes Falcon 9 da SpaceX. Ele seria capaz de transportar crianças ao ser guiado por dois mergulhadores.

A cápsula está “pronta caso seja necessária”, tuitou Musk, e será deixada no sistema de cavernas porque “pode ​​ser útil no futuro”. Ele diz que, segundo os mergulhadores que atravessaram a caverna de Tham Luang, o dispositivo seria pequeno o suficiente para a missão.

Torcemos que isso não seja necessário. Os doze meninos e o técnico de futebol ficaram presos na caverna desde 23 de junho, após chuvas torrenciais atingirem a região. Um mergulhador tailandês faleceu tentando sair da caverna após levar oxigênio de emergência.

https://www.instagram.com/p/BlBr_mAA9n3/

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Urban

"Muito pequenos para os garotos"
Ce viu no vídeo que tinha um homem adulto lá dentro né?

Panino, o Moço

Menos que extremismo de opinião.
Comentei sobre algo que o Musk fez, não sobre o Musk em si.

Panino, o Moço

Como disse, não achei nada ruim ele querer ajudar.
Apenas estranhei toda a atenção que ele chamou para si. A equipe local fazendo o trabalho bem discretamente, evitando dar detalhes para controlar a repercussão da situação e de repente chega o Musk com aquela atitude "deixa que eu resolvo" e fazendo questão de o mundo todo ver.

Aparentemente não fui o único que notou isso e pensei que ele poderia ter sido mais discreto.

richardsonvix

É por isso que os ricos que podem realmente ajudar não ajudam com recursos de quaisquer tipo, no caso dele foi engenharia.

Quando o cara recebe a sugestão de ajudar, atrasado por sei lá quais motivos, a mídia cai em cima falando que é marketing.
Já imaginou se o cara do Facebook, Mark Zuckerberg, dentre os mais ricos fosse querer ajudar?

Mandar dinheiro é complicado pelos "desvios", agora ajuda prática, material ou mão de obra, não.

Fake news: Um viva para a mídia predatória pragmática, mantida por pessoas que querem o bem de outros.

ʞǝʌǝɥs

dessa vez o oportunista quebrou a cara

Caleb Enyawbruce

Marketeiro nato, mas pelo menos cumpriu oq prometeu.

Ed. Blake

Não sinto nada especial pelo Elon Musk.

Só não consigo entender como as pessoas acharam ruim ele tentar ajudar.

Sempre que alguém oferece ajuda, em qualquer contexto, o mínimo é agradecer.

Meu problema não está em ferir a honra de um bilionário, não acredito em ídolos. Meu problema é entender a argumentação das pessoas criticando alguém tentando fazer um mínimo pra ajudar em uma situação de tragédia enquanto quem está criticando não fez nada.

Leonardo Spricigo

"Muito pequeno para os garotos, muito grande para as passagens."

Disse o engenheiro Panino

Panino, o Moço

"Os caras estavam iniciando o procedimento de resgate. Já estavam tudo engatilhado."

Não estavam iniciando.
Já se havia passado vários dias desde o início do resgate, quando o Musk entrou na história apresentando uma "solução" a equipe já tinha começado a retirar os garotos de lá, era só questão de tempo até que todos saíssem, com ou sem acidentes no caminho.
Por isso que disseram para ele que não precisavam da ajuda.

Bruno Santos

Despeito tbm cega, viu?

Panino, o Moço

Nem um nem outro.

Panino, o Moço

O que você está falando é "idolatria", e é recomendável não se cegar por ela.

Ed. Blake

Não consegui encontrar nenhuma menção à "recusa de ajuda" das autoridades tailandesas.

O lado bom dessa história toda é que talvez dessa vez O Elon Musk aprenda que é melhor pra sua reputação ir para Las Vegas ou Bora Bora e ignorar este tipo de tragéria como fazem os outros bilionários.

Quase ninguém gosta de ver ninguém rica ajudando outras pessoas. É muita propaganda.

Ed. Blake

Como ele transformou o causo em propaganda?
O que exatamente corrobora esta sua impressão?

Eu o acompanho no twitter, onde ele se manifestou várias vezes sobre o caso, e ele se comportou da mesma maneira de sempre: respondendo várias das mensagens direcionadas à ele, novamente, como sempre fez.

Neste período em especial, a maioria era sobre seu envolvimento nesta situação tailandesa.

Me recordo que meu primeiro pensamento quando ele anunciou que iria ajudar meu primeiro pensamento foi: "Vamos ver como a imprensa vai jogar isso contra ele em 3, 2, 1..."

Helmut

Concordo. Era melhor ele ter ficado quieto de braços cruzados.

Exibir mais comentários