O time de futebol preso em uma caverna da Tailândia foi enfim resgatado com sucesso. Os doze rapazes, com idade entre 11 e 16 anos, e o técnico de futebol conseguiram sair graças a uma equipe de mergulhadores internacionais. A solução proposta por Elon Musk — uma cápsula de escape — acabou não sendo utilizada.

Narongsak Osatanakorn, chefe dos esforços de resgate, disse a repórteres que “embora a tecnologia [de Musk] seja boa e sofisticada, ela não é prática para esta missão”, segundo o The Guardian.

Um porta-voz da junta militar da Tailândia disse obrigado a Musk por oferecer ajuda, e por se interessar pessoalmente na operação. O primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha, estava “muito agradecido” pela iniciativa e por suas “soluções engenhosas”.

O bilionário se dispôs a ajudar, enviando engenheiros da SpaceX e Boring Company até a Tailândia, e viajando pessoalmente até o país.

Musk sugeriu criar uma cápsula de escape a partir de um tubo de transferência de oxigênio líquido, usado nos foguetes Falcon 9 da SpaceX. Ele seria capaz de transportar crianças ao ser guiado por dois mergulhadores.

A cápsula está “pronta caso seja necessária”, tuitou Musk, e será deixada no sistema de cavernas porque “pode ​​ser útil no futuro”. Ele diz que, segundo os mergulhadores que atravessaram a caverna de Tham Luang, o dispositivo seria pequeno o suficiente para a missão.

Torcemos que isso não seja necessário. Os doze meninos e o técnico de futebol ficaram presos na caverna desde 23 de junho, após chuvas torrenciais atingirem a região. Um mergulhador tailandês faleceu tentando sair da caverna após levar oxigênio de emergência.

https://www.instagram.com/p/BlBr_mAA9n3/

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados