Enquanto muitos usuários aguardam pelo iOS 12, a Apple lançou nesta segunda-feira (9) uma pequena revisão de seu sistema na versão 11.4.1. A atualização corrigiu alguns erros e liberou o recurso Modo Restrito para USB.

Com ele, o iPhone que estiver bloqueado permitirá o uso de acessórios USB por até uma hora. Após esse período, o celular deixa de reconhecer os dispositivos que se conectarem a ele. Para voltar a usar um acessório, é preciso inserir a senha novamente.

Foto por Gauthier DELECROIX/Flickr

A funcionalidade parece simples, mas pode ajudar os usuários a protegerem seus aparelhos. Ela visa impedir que governos, empresas ou indivíduos usem dispositivos como GrayKey, capazes de descobrir a senha do iPhone e dar acesso aos seus dados para terceiros.

Para ativar o recurso, basta acessar a área de configurações de segurança do iOS e buscar pelo item Acessórios USB. A opção é um pouco confusa: se você quiser dar mais segurança ao iPhone, é preciso mantê-la desativada.

Com isso, você indica que não quer permitir acessórios USB de se conectarem ao celular mais de uma hora depois do bloqueio.

Bloqueio do iOS ainda tem falhas

Apesar de melhorar a segurança dos usuários, o recurso liberado no iOS 11.4.1 tem alguns problemas. Segundo pesquisadores da empresa de cibersegurança ElcomSoft, há uma brecha que permite seguir usando acessórios USB mesmo com a proteção.

Ele descobriram que o iOS zera a contagem do tempo sempre que um dispositivo é conectado. Com isso, basta reconectar o acessório a cada 40 minutos, por exemplo. Quando ele for plugado novamente, o cronômetro do sistema será reiniciado e a pessoa terá mais uma hora. A falha deverá ser corrigida em uma nova atualização do iOS.

Com informações: The Verge (2).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe Espósito

A opção só desativa a transferência de dados. Continua funcionando normalmente para energia.

Renan Alves

não entendi, ele também não ira reconhecer o carregador?

Valdemar Cardoso

Como faço para desativar no 6S ?

Zanac_Compile

Mas o camarada que comprou, sabe que a festa não seria eterna.

Lucas Santos

É tipo controle de pragas.

Daniel Ribeiro

Ora ora. Que chato para quem pagou 50 mil dólares pelo aparelho que desbloqueia os iPhones, não é mesmo?

Zanac_Compile

Eternamente a rotina de quem trabalha com segurança...

Colocamos uma proteção, os meliantes vão lá e descobrem como burlar, tapamos a vulnerabilidade, acham outra e assim vai ao infinito e além

Trovalds

Corrida de gato e rato.