Início » Mobile » WhatsApp agora mostra quais mensagens foram encaminhadas

WhatsApp agora mostra quais mensagens foram encaminhadas

Por
18 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O WhatsApp passou a avisar quais de suas mensagens foram repassadas para você. Elas vêm acompanhadas por uma etiqueta “Encaminhada” que aparece tanto para quem envia, como para quem recebe. O recurso estava em testes desde junho, e foi liberado para todos os usuários.

Para o WhatsApp, isso ajuda a determinar se um amigo ou parente realmente escreveu a mensagem que enviou, ou se ela veio de outra pessoa. No entanto, o app não avisa quem é o autor original, ao contrário do Telegram — que já tinha esse recurso.

E, claro, se você quiser repassar uma mensagem sem o aviso “Encaminhada”, basta copiá-la manualmente, colar e enviar para o destinatário.

Combate às fake news

A empresa também diz: “encorajamos você a pensar com cuidado antes de compartilhar mensagens encaminhadas”. A ideia, pelo visto, é ajudar no combate a informações falsas, que se alastram muito facilmente — às vezes com consequências fatais.

Este mês, cinco pessoas foram linchadas até a morte em uma cidade da Índia. Boatos espalhados pelo WhatsApp diziam que se tratava de sequestradores de crianças. Outros casos semelhantes vêm ocorrendo no país.

Por isso, o Ministério de Tecnologia da Informação da Índia emitiu um comunicado: “o WhatsApp precisa tomar medidas imediatas para acabar com essa ameaça, e para garantir que sua plataforma não seja usada para essas atividades de má fé”.

Um novo programa chamado WhatsApp Research Awards dará até US$ 50 mil para pesquisadores. A ideia é encontrar formas de detectar notícias falsas protegendo a criptografia de ponta a ponta no aplicativo.

Mais sobre: