O WhatsApp passou a avisar quais de suas mensagens foram repassadas para você. Elas vêm acompanhadas por uma etiqueta “Encaminhada” que aparece tanto para quem envia, como para quem recebe. O recurso estava em testes desde junho, e foi liberado para todos os usuários.

Para o WhatsApp, isso ajuda a determinar se um amigo ou parente realmente escreveu a mensagem que enviou, ou se ela veio de outra pessoa. No entanto, o app não avisa quem é o autor original, ao contrário do Telegram — que já tinha esse recurso.

E, claro, se você quiser repassar uma mensagem sem o aviso “Encaminhada”, basta copiá-la manualmente, colar e enviar para o destinatário.

Combate às fake news

A empresa também diz: “encorajamos você a pensar com cuidado antes de compartilhar mensagens encaminhadas”. A ideia, pelo visto, é ajudar no combate a informações falsas, que se alastram muito facilmente — às vezes com consequências fatais.

Este mês, cinco pessoas foram linchadas até a morte em uma cidade da Índia. Boatos espalhados pelo WhatsApp diziam que se tratava de sequestradores de crianças. Outros casos semelhantes vêm ocorrendo no país.

Por isso, o Ministério de Tecnologia da Informação da Índia emitiu um comunicado: “o WhatsApp precisa tomar medidas imediatas para acabar com essa ameaça, e para garantir que sua plataforma não seja usada para essas atividades de má fé”.

Um novo programa chamado WhatsApp Research Awards dará até US$ 50 mil para pesquisadores. A ideia é encontrar formas de detectar notícias falsas protegendo a criptografia de ponta a ponta no aplicativo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Não precisa ir longe pra ter exemplo de tragédia de anta movida por burburinho, só ver a revolta contra a vacina da paralisia.

Renato Oliveira

Mas não precisa encaminhar. Basta copiar e colar.

johndoe1981

Os caras põem um trilhão de firulas, mas não põem recursos básicos e essenciais como pedir a permissão para ser adicionado em grupos, e nem a edição de mensagens, inacreditável. Desconheço outro aplicativo cujos desenvolvedores sejam tão teimosos. E o fato do gado que só usa Whatsapp não cobrar esses recursos também não ajuda, é o mesmo povo que acha normal ficar exibindo o número do celular para estranhos.

Robert Rey

Isso vai ser um problema pra mim... :(

Maxnoob

Tá aí algo triste

Lucas Santos

É assim que descubro canais de memes no Telegram kkkkkk

heitorvrb

Aguardo o recurso "bloquear mensagens encaminhadas".

Lucas Carvalho
Eduardo Martins