Vivo libera WhatsApp sem descontar da franquia no pré-pago e controle

WhatsApp será ilimitado para mensagens de texto, voz (áudios), fotos e vídeos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses

A Vivo incluiu, sem alarde, acesso ao WhatsApp sem descontar da franquia nos planos Vivo Turbo e Controle. O benefício é concedido automaticamente, sem precisar de ativação. Por anos, a operadora resistiu em oferecer isso, mas decidiu acompanhar as ofertas da TIM e Claro.

Em comunicado ao Tecnoblog, a Vivo confirma que o WhatsApp ilimitado foi liberado no pré-pago e controle desde a última sexta-feira (6). Não há nenhuma referência a isso no site oficial da operadora, mas ela diz que a divulgação aos clientes será feita em breve.

O envio de mensagens de texto, voz (áudios), fotos e vídeos no WhatsApp não desconta da internet contratada. No entanto, chamadas de voz e vídeo consomem sua franquia, assim como o acesso a links externos.

Em 2015, Amos Genish — então presidente da Vivo — comparou o WhatsApp a uma operadora de telefonia pirata, e disse que a operadora jamais teria planos com acesso ilimitado ao aplicativo. Ele deixou o cargo no final de 2016, e hoje é o chefe global da TIM.

TIM, Claro e Nextel Happy oferecem WhatsApp ilimitado

Há alguns anos, a TIM e a Claro vêm oferecendo acesso ao WhatsApp sem descontar da franquia, e incluíram outros apps nesse benefício. Eis um resumo do cenário atual:

  • TIM Pré: acesso ilimitado ao WhatsApp e Facebook Messenger, incluindo mensagens, vídeos, áudios, imagens e chamadas de voz
  • TIM Controle: acesso ilimitado ao WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Waze e Easy Táxi
  • TIM Black (pós): acesso ilimitado ao WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Facebook, Instagram, Twitter, Waze e Easy Táxi (a partir do plano de 10 GB)
  • Claro Pré, Controle e Pós: WhatsApp à vontade para mensagens, vídeos, áudios e imagens (chamadas por voz ou vídeo não estão inclusas) enquanto a franquia contratada não for consumida; caso isso aconteça, a navegação promocional é bloqueada
  • Nextel Happy: acesso ilimitado ao WhatsApp, Messenger e Telegram

A Oi não tem planos com WhatsApp incluso.

No ano passado, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu que o WhatsApp sem descontar da franquia não viola a neutralidade de rede. O órgão diz que o Marco Civil da Internet não proíbe “arranjos comerciais entre provedores de acesso à internet e provedores de aplicação”.

Obrigado, Pedro! Atualizado às 12h14.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados