Início » Telecomunicações » Vivo libera WhatsApp sem descontar da franquia no pré-pago e controle

Vivo libera WhatsApp sem descontar da franquia no pré-pago e controle

WhatsApp será ilimitado para mensagens de texto, voz (áudios), fotos e vídeos

Felipe Ventura Por

A Vivo incluiu, sem alarde, acesso ao WhatsApp sem descontar da franquia nos planos Vivo Turbo e Controle. O benefício é concedido automaticamente, sem precisar de ativação. Por anos, a operadora resistiu em oferecer isso, mas decidiu acompanhar as ofertas da TIM e Claro.

Em comunicado ao Tecnoblog, a Vivo confirma que o WhatsApp ilimitado foi liberado no pré-pago e controle desde a última sexta-feira (6). Não há nenhuma referência a isso no site oficial da operadora, mas ela diz que a divulgação aos clientes será feita em breve.

O envio de mensagens de texto, voz (áudios), fotos e vídeos no WhatsApp não desconta da internet contratada. No entanto, chamadas de voz e vídeo consomem sua franquia, assim como o acesso a links externos.

Em 2015, Amos Genish — então presidente da Vivo — comparou o WhatsApp a uma operadora de telefonia pirata, e disse que a operadora jamais teria planos com acesso ilimitado ao aplicativo. Ele deixou o cargo no final de 2016, e hoje é o chefe global da TIM.

TIM, Claro e Nextel Happy oferecem WhatsApp ilimitado

Há alguns anos, a TIM e a Claro vêm oferecendo acesso ao WhatsApp sem descontar da franquia, e incluíram outros apps nesse benefício. Eis um resumo do cenário atual:

  • TIM Pré: acesso ilimitado ao WhatsApp e Facebook Messenger, incluindo mensagens, vídeos, áudios, imagens e chamadas de voz
  • TIM Controle: acesso ilimitado ao WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Waze e Easy Táxi
  • TIM Black (pós): acesso ilimitado ao WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Facebook, Instagram, Twitter, Waze e Easy Táxi (a partir do plano de 10 GB)
  • Claro Pré, Controle e Pós: WhatsApp à vontade para mensagens, vídeos, áudios e imagens (chamadas por voz ou vídeo não estão inclusas) enquanto a franquia contratada não for consumida; caso isso aconteça, a navegação promocional é bloqueada
  • Nextel Happy: acesso ilimitado ao WhatsApp, Messenger e Telegram

A Oi não tem planos com WhatsApp incluso.

No ano passado, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu que o WhatsApp sem descontar da franquia não viola a neutralidade de rede. O órgão diz que o Marco Civil da Internet não proíbe “arranjos comerciais entre provedores de acesso à internet e provedores de aplicação”.

Obrigado, Pedro! Atualizado às 12h14.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

conteudoanimal

Como as operadoras diferenciam o acesso a internet é whatsapp ou outro app ??

Ewerton SA

Vale comentar que aparentemente, pelo menos em relação a Vivo, após o uso total do plano do pacote de dados a veocidade cai consideravelmente no Whatsapp mesmo sendo ilimitado... o que é péssimo, demora uma eternidade para aparecer uma foto de alguns kbs.

Rafael Moreira

A Claro oferece ligações de voz e vídeo ilimitado no Whatsapp no plano controle. O sinal é bom na maioria das regiões diferente da Oi e Tim. Hoje em dia está sendo a melhor alternativa. Fiz portabilidade para Claro e continuo com a mesma qualidade de sinal que tinha na Vivo, só que com mais benefícios.

Leonardo Peris

A mensagem de comunicado que recebi, e também a descrição no site, trazia o seguinte texto:
"WhatsApp ilimitado para envio de mensagens, videos e fotos."
Este "ENVIO" também engloba os conteúdos baixados e recebidos, ou é uma bela 'pegadinha' da operadora???

Thiago Mocci

Jura? Então isso parece realmente bem interessante. Acho que o corte de dados, apesar de muita gente odiar, era algo necessário pra tirar a imagem de qualidade baixa quando o cliente estava apenas com a franquia estourada e navegando propositalmente em velocidade reduzida. Ainda acho que as franquias são baixas, por exemplo, mas não sou totalmente contra franquias não (em produtos móveis). Mas impedir a pessoa de mandar mensagens, coisas básicas, ainda era um problema disso tudo.

David

Pelo que vi parece que o ilimitado da Vivo funciona mesmo após o fim franquia que é onde o WhatsApp ilimitado faz mais sentido. (diferente da dona Claro que só libera dentro da franquia, quando acaba a franquia principal, acaba WhatsApp também).

Gama Donatello

Só falta acrescentar ligações ilimitadas para qualquer operadora de todo Brasil, neh vivo?

Rod

Cogitei, mas controle só vai até 3,5gb

Tô com 6,5gb, e nunca gasto mais de 1gb com whatsapp. Vai acabar sendo downgrade...

Felipe Liʍa

¯\_(ツ)_/¯

Felipe Liʍa

tim beta.... claro e vivo pre!!! so falta um Oi pra "colecionar" agora :D

Felipe Liʍa

um dos motivos q sai do pos da vivo!!! ¯\_(ツ)_/¯

Felipe Liʍa

¯\_(ツ)_/¯

Thiago Mocci

Senhores, sou Vivo Easy e vou testar se está descontando ou não. Sobre o Pós, tenho um amigo com e ele alega que desde ontem não está descontando WhatsApp. Informação não confirmada mas, eu realmente não acho que a operadora seria tão burra, devem ter liberado pra toda base exceto promoções já antiquadas do pré.

Thiago Mocci

Use a "Recarga Programada", amigo. https://www.vivo.com.br/por...

Thiago Mocci

Sempre pensei o mesmo. Usando adoidado um mês, bati 84 MB. Minha média mensal é 25 MB pra menos. As operadoras que não liberam as chamadas também (Vivo e Claro) estão sendo mesquinhas, por imagino que isso nem ao menos dobraria esse valor pra maior parte da base de usuários.

Eu só acho legal ter WhatsApp Ilimitado igual é no Tim Black, que além de servir pra tudo, serve quando acaba sua Internet. Sim, mesmo acabando a franquia ele mantém funcionando. É o único que acho algum benefício legal mesmo, de resto, prefiro 500 MB de bônus na Internet.

Exibir mais comentários