A Xiaomi realizou na segunda-feira (10) sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores de Hong Kong. A empresa ficou longe de atingir o desempenho esperado, mas pode ter deixado seu ex-executivo Hugo Barra bastante satisfeito.

Com a abertura do capital da Xiaomi, o ex-vice-presidente de operações globais da empresa ganhou 86,2 milhões de ações da companhia. Elas são avaliadas em 19 dólares de Hong Kong (HK$) cada, o lhe dá direito a HK$ 1,64 bilhão (ou R$ 807 milhões).

Hugo Barra foi executivo da Xiaomi entre 2013 e 2017

A informação foi encontrada pelo repórter da Bloomberg, Tim Culpan, no prospecto da oferta da Xiaomi. O documento não menciona o nome de Hugo Barra, mas sim ao cargo que foi criado justamente com a sua chegada à companhia.

Ele se juntou à Xiaomi em 2013 após deixar a posição de chefe do Android, no Google. No ano passado, ele mudou de cargo novamente: foi comandar a divisão de realidade virtual dentro do Facebook.

TechCrunch lembra que a perda do direito às ações é comum quando há uma saída antes do previsto, mas não foi o que aconteceu com Barra. O executivo, que compareceu à cerimônia da companhia na bolsa da Hong Kong, terá direito ao valor em 1º de outubro.

Além dele a Xiaomi concederá ações para outros dois antigos executivos. Um ex-cientista chefe da empresa tem direito a 84 milhões de cotas e um ex-diretor de hardware, a 17,5 milhões. As quantias são consideráveis, mas pequenas em relação ao universo de 22 bilhões de ações oferecidas pela companhia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Mercini

Melhor vc ler a respeito da Xiaomi e a expansão dela depois da chegada dele na empresa . Os números são absurdamentes enormes e esses 800 milhões não chega a bem um centésimo do que ele fez e fará na tecnologia. Esse rapaz a quem vc fala é o mais inteligente e competente do Brasil e um dos melhores do mundo atualmente. Sua história é impecável como estudante e cientista da tecnologia. Meus parabéns Hugo Barra por representar nosso país de maneira brilhante e já esperada por mim quando éramos apenas estudantes .

Fabio Montarroios

isso depende das autoridades chinesas aferirem, amigo. não creio q nem eu nem vc entendamos algo da legislação. mesmo se falássemos mandarim teríamos dificuldades.

linuxuser5000

Ela ganhou esse dinheiro honestamente de forma licita.

Diga se ela praticou algum crime para ganhar esse dinheiro ?

linuxuser5000

Marketing pessoal é um crime ?

Ele praticou algum crime ?

Fabio Montarroios

o q vc chama de lícito, os acionistas chamam de incompetência mesmo. e, pelo q consta, acionistas não curtem premiar vacilos. mas pra vc contanto q seja legal, tá certo. então tá.

Fabio Montarroios

pode virar estelionato, propaganda enganosa, etc.

linuxuser5000

Sendo a maior empresa do mundo, a menor, ou até falida, nada altera que ela ganhou esse dinheiro honestamente de forma licita.

linuxuser5000

Novamente não usa nenhum argumento, apenas repeti falácias e mentiras que não se sustentam e já foram facilmente expostas, e depois repeti que mesmo assim vai continuar defendendo o comunismo, qualquer um que não negue a verdade e fatos vai ver isso.

1- "vc se preocupa demais com o comunismo", O comunismo que a mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foi sempre o mesmo a catástrofe, com a instauração de ditaduras e a população escravizada e jogada na miséria, e assassinatos em massa através de execuções, fome e trabalhos forçados.

2 -o capitalismo não é culpado pelas mazelas porque ele não é praticado aqui, o que é praticado aqui pelo governo de esquerda é o capitalismo de estado que usa medidas de esquerda, e cria dificuldades para vender facilidades aos amigos do estado.
Os países capitalista, que são os países que tem liberdade econômica, proteção a propriedade privada e não atrapalham a geração de riqueza, são os países com melhor idh, renda e qualidade de vida da população.

3- "autêntico", Essa é uma estratégia perfeita da esquerda para isenta a ela do resultado de suas ideias fracassadas e assassinas, e também servir como desculpa para tentar implantalas novamente, como no caso do comunismo que muitos anos antes de ser implantado pela primeira vez foi refutado e mostrado que não teria outro resultado se fosse colocado em prática além do desastre, e a mais de 100 anos é implantado e o resultado é sempre o desastre, e o "autêntico" é usado pela esquerda para tentar colocar planos quentes e tentar implantá-lo novamente.

6- "pacto com grande empresários", E realmente vai ver, essa é uma prática comum da esquerda com o capitalismo de estado e o socialismo de mercado.

linuxuser5000

Eu disse que não tinha ?

Isso é um crime ?

linuxuser5000

Ele ganhou esse dinheiro honestamente de forma licita.
E se você vai ou não ganhar um bônus isso é um assunto seu e do seu chefe.

Fabio Montarroios

pois é, daí vc falha e ganha 800 mi. show! vou falar sobre isso com meu chefe e ver o q ele acha toda vez q eu fizer uma cagada eu ganhar 8 mil. de bônus

Fabio Montarroios

tem um negócio chamado marketing pessoal, né?

Fabio Montarroios

vc se preocupa demais com o comunismo... vc deveria se preocupar mais com o capitalismo selvagem q vivemos. afinal, veja as mazelas q ele traz. vc só está vendo as aparentemente vantagens... relaxa, cara. ainda não tivemos um autêntico governo de esquerda. no dia q tivermos vc faz as suas considerações, ok? por ora só vi pacto com grande empresários...

Fabio Montarroios

claro... o yahaoo deve estar sendo a maior empresa do mundo nesse instante. acompanha nasdaq.

linuxuser5000

Ganhou, e de maneira honesta e licita.

Exibir mais comentários