A Xiaomi realizou na segunda-feira (10) sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores de Hong Kong. A empresa ficou longe de atingir o desempenho esperado, mas pode ter deixado seu ex-executivo Hugo Barra bastante satisfeito.
Com a abertura do capital da Xiaomi, o ex-vice-presidente de operações globais da empresa ganhou 86,2 milhões de ações da companhia. Elas são avaliadas em 19 dólares de Hong Kong (HK$) cada, o lhe dá direito a HK$ 1,64 bilhão (ou R$ 807 milhões).
A informação foi encontrada pelo repórter da Bloomberg, Tim Culpan, no prospecto da oferta da Xiaomi. O documento não menciona o nome de Hugo Barra, mas sim ao cargo que foi criado justamente com a sua chegada à companhia.
Spotted in @xiaomi's prospectus.
Any thoughts on whom it may be? pic.twitter.com/9yGv8BoEYz
— Tim Culpan (@tculpan) July 10, 2018
Ele se juntou à Xiaomi em 2013 após deixar a posição de chefe do Android, no Google. No ano passado, ele mudou de cargo novamente: foi comandar a divisão de realidade virtual dentro do Facebook.
O TechCrunch lembra que a perda do direito às ações é comum quando há uma saída antes do previsto, mas não foi o que aconteceu com Barra. O executivo, que compareceu à cerimônia da companhia na bolsa da Hong Kong, terá direito ao valor em 1º de outubro.
Além dele a Xiaomi concederá ações para outros dois antigos executivos. Um ex-cientista chefe da empresa tem direito a 84 milhões de cotas e um ex-diretor de hardware, a 17,5 milhões. As quantias são consideráveis, mas pequenas em relação ao universo de 22 bilhões de ações oferecidas pela companhia.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Melhor vc ler a respeito da Xiaomi e a expansão dela depois da chegada dele na empresa . Os números são absurdamentes enormes e esses 800 milhões não chega a bem um centésimo do que ele fez e fará na tecnologia. Esse rapaz a quem vc fala é o mais inteligente e competente do Brasil e um dos melhores do mundo atualmente. Sua história é impecável como estudante e cientista da tecnologia. Meus parabéns Hugo Barra por representar nosso país de maneira brilhante e já esperada por mim quando éramos apenas estudantes .
isso depende das autoridades chinesas aferirem, amigo. não creio q nem eu nem vc entendamos algo da legislação. mesmo se falássemos mandarim teríamos dificuldades.
Ela ganhou esse dinheiro honestamente de forma licita.
Diga se ela praticou algum crime para ganhar esse dinheiro ?
Marketing pessoal é um crime ?
Ele praticou algum crime ?
o q vc chama de lícito, os acionistas chamam de incompetência mesmo. e, pelo q consta, acionistas não curtem premiar vacilos. mas pra vc contanto q seja legal, tá certo. então tá.
pode virar estelionato, propaganda enganosa, etc.
Sendo a maior empresa do mundo, a menor, ou até falida, nada altera que ela ganhou esse dinheiro honestamente de forma licita.
Novamente não usa nenhum argumento, apenas repeti falácias e mentiras que não se sustentam e já foram facilmente expostas, e depois repeti que mesmo assim vai continuar defendendo o comunismo, qualquer um que não negue a verdade e fatos vai ver isso.
1- "vc se preocupa demais com o comunismo", O comunismo que a mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foi sempre o mesmo a catástrofe, com a instauração de ditaduras e a população escravizada e jogada na miséria, e assassinatos em massa através de execuções, fome e trabalhos forçados.
2 -o capitalismo não é culpado pelas mazelas porque ele não é praticado aqui, o que é praticado aqui pelo governo de esquerda é o capitalismo de estado que usa medidas de esquerda, e cria dificuldades para vender facilidades aos amigos do estado.
Os países capitalista, que são os países que tem liberdade econômica, proteção a propriedade privada e não atrapalham a geração de riqueza, são os países com melhor idh, renda e qualidade de vida da população.
3- "autêntico", Essa é uma estratégia perfeita da esquerda para isenta a ela do resultado de suas ideias fracassadas e assassinas, e também servir como desculpa para tentar implantalas novamente, como no caso do comunismo que muitos anos antes de ser implantado pela primeira vez foi refutado e mostrado que não teria outro resultado se fosse colocado em prática além do desastre, e a mais de 100 anos é implantado e o resultado é sempre o desastre, e o "autêntico" é usado pela esquerda para tentar colocar planos quentes e tentar implantá-lo novamente.
6- "pacto com grande empresários", E realmente vai ver, essa é uma prática comum da esquerda com o capitalismo de estado e o socialismo de mercado.
Eu disse que não tinha ?
Isso é um crime ?
Ele ganhou esse dinheiro honestamente de forma licita.
E se você vai ou não ganhar um bônus isso é um assunto seu e do seu chefe.
pois é, daí vc falha e ganha 800 mi. show! vou falar sobre isso com meu chefe e ver o q ele acha toda vez q eu fizer uma cagada eu ganhar 8 mil. de bônus
tem um negócio chamado marketing pessoal, né?
vc se preocupa demais com o comunismo... vc deveria se preocupar mais com o capitalismo selvagem q vivemos. afinal, veja as mazelas q ele traz. vc só está vendo as aparentemente vantagens... relaxa, cara. ainda não tivemos um autêntico governo de esquerda. no dia q tivermos vc faz as suas considerações, ok? por ora só vi pacto com grande empresários...
claro... o yahaoo deve estar sendo a maior empresa do mundo nesse instante. acompanha nasdaq.
Ganhou, e de maneira honesta e licita.
Você concordando ou não, nada muda o fato de que o dinheiro que o dinheiro que ele recebeu foi ganho honestamente de forma licita e ele tem todo o direito de continuar com ele, e ao contrário do que você afirma esse dinheiro ao ser gasto ou investido vai movimentar a economia e gerar empregos.
Não existe nada de errado em dinheiro de herança lícito que foi gerado de forma honesta, e o herdeiro tem todo o direito de dispor dele como desejar.
O comunismo quer transformar as piores atrocidades em algo normal e aceitável, defender o roubo de bens adquiridos honestamente é só o começo, logo depois vem o uso de violência e assassinatos contra todos que sejam um obstáculo a essa ideologia fracassada e assassina.
É justamente em governos e regimes de esquerda que dinheiro público é usado para financiar e dar vantagens criminosas a empresas de quem compra a amizade do governo que outros não recebem, no Brasil a esquerda usa o capitalismo de estado e cria dificuldades para vender facilidades, e todos não importa se pequeno, médio ou grande são prejudicados ao tenta competir contra os amigos do estado.
O que você está defendendo usando falácias e mentiras é a receita do desastre, o comunismo que em mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foi sempre o mesmo a: catástrofe, a Venezuela que antes era o país mais rico da América latina é um dos exemplos do que acontece quando o que você defende é colocado em prática, com uso de medidas como o desrespeito do direito a propriedade privada e de transformar a geração de riqueza um crime.
Já os países que fazem o oposto do que você está defendendo, que são os países com maior liberdade econômica, proteção a propriedade privada e não atrapalham a geração de riqueza , são os países com melhor idh, renda da população e qualidade de vida.
Isso mostra que ele é um profissional desejado e com isso vai ser bem remunerado, empresas como o Facebook vão pagar um bom salário para ter ele trabalhando para a empresa.
Foi feita uma aposta de risco que podia dar certo ou não, como indivíduos e empresas costumam realizar, algumas são bem sucedidas outras falham.
Isso não é um sonho, é um pesadelo que se torna real sempre que é colocado em prática, essas medidas que você está defendendo são colocadas em prática pelo comunismo a mais de 100 anos e em várias partes do mundo e o resultado foi o oposto de produtos melhores e o que foi distribuído não foi grana, foi a miséria, como no caso da ditadura comunista do Camboja que acabou com a propriedade privada e criou fazendas coletivas onde as pessoas eram obrigadas a trabalhar em regime escravo, o país ficou na miséria e cerca de 1/3 da população foi assasinada através de trabalhos forçados, fome e execuções.
Quem quiser criar uma cooperativa, empresa ou investimento tem todo direito a isso, mas com o próprio dinheiro e respeitando o direito a propriedade privada.
Você não é obrigado a comprar nada dela, e comprar algo é uma troca o dinheiro pelo produto ou serviço e vice-versa, e se você decidir comprar não é por causa disso que você vai se tornar dono dela e decidir como ela vai ser gerenciada.
Ninguém está impedindo você de dar o seu dinheiro para os funcionários, se você quiser entregar o seu dinheiro para eles faça isso.
Você é favor de ditadura e de forma consciente porque admitiu em seu próprio comentário: "não estou negando nada", que não nega a verdade sobre a ideologia comunista que em mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foi sempre a instauração de ditaduras e a população escravizada.
Você deve ter intendido o que eu disse quando falei jornalista, mas isso não muda que a prática de colocar panos quentes e não dar nomes aos bois continua tanto na manchete quanto no resto da matéria para tudo que faça parte da agenda da esquerda.
Se não está negando a verdade sobre o comunismo como admitiu em seu próprio comentário: "não estou negando nada", então admite que ela é uma ideologia fracassada e assassina e de forma totalmente consciente está apoiando ela.
Só rindo mesmo uma pessoa que além de negar a verdade e fatos para defende o comunismo uma ideologia fracassada e assassina que em mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foi sempre a catástrofe, e também não tem nenhum argumento, somente repete que: "não estou negando nada" e depois continua defendendo o comunismo, querer recomendar livros pra alguém.
E se sua resposta a esse comentário for na mesma linha dos outros novamente não vai ter nenhum argumento, vai novamente repetir: "não estou negando nada" e depois vai dizer que mesmo assim continua defendendo o comunismo.
huehuehue
bom, se vc esclareceu q defende a justiça social, estamos do mesmo lado.
eu tb defendo uma justa distribuição de renda. dar 800 milhões pra um camarada q fez uma baita zoada na empresa na qual era funcionário não é bem justiça social, vc há de convir. muito pelo contrário: além de premiar a incompetência, concentrou renda de absurdo - típico do nosso modo de vida desigual.
olha, vc mencionar algo não me obriga a ter q responder, certo? não é omissão, necessariamente. pode ter sido desinteresse, preguiça ou desconhecimento mesmo. considere mais opções.
a visão q vc está tendo das empresas é romantizada: pessoas sérias, envolvidas, altos estudos, altos riscos, self made man... sabemos q muitas empresas recebem poupudos aportes do Estado. sabemos q muitos empresários começam com grana de herença... sabemos da imensa sonegação de impostos e dos benefícios q o Estado dá aos grandes empresários. e vc sabe muito bem q o nosso capitalismo brasileiros é uma piada nessa questão de assumir risco. capitalista aqui tem aversão a risco, ou seja, não são capitalista, são outra coisa. inominável, certamente.
agora se vc falar do micro e pequeno empresário, esse sim tá completamente ferrado. qdo não deveria. e isso é BEM injusto.
geralmente a manchete é escolhida pelo editor e não pelo jornalista. pena é saber q a maioria só lê a manchete qdo deveria ler a notícia.
não estou negando nada, amigo. relaxa.
eu já te disse isso, mas insisto: vc precisa ler livros de outras editoras.
sou contra ditaduras.
Ao contrário do que sempre acontece a mais de 100 anos e em várias partes do mundo nos países em que a ideologia comunista tomou o poder, a liberdade de expressão acaba e passa a existir a censura, como no caso da ditadura comunista da China.
E realmente está sendo, esse seu comentário sem o mínimo de lógica é uma prova disso.
O jornalista esquerdista que não quer coloca na manchete que foi um terrorista Islâmico o responsável pelo atentado porque isso é contra a sua agenda de esquerda ?
Você está fazendo o mesmo colocando panos quentes para tentar esconder a verdade sobre o comunismo, tentando negar a verdade e fatos, qualquer um que não for um analfabeto funcional e ler o seu comentário vai ver isso, e ainda se contradiz ridiculamente porque diz que não quer ditador e quer liberdade mas apoia a ideologia que em mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foram ditaduras e a população escravizada, somente no comunismo a desigualdade social é algo normal e aceitável em mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foi sempre a população jogada na miséria, e depois fala de não matar ninguém mais apoiar a ideologia comunista que em mais de 100 anos e em várias partes do mundo sempre que foi implantada terminou com assassinatos em massa através de execuções, fome e trabalhos forçados.
E usa mentiras e falácias para tentar negar e não admitir a realidade e fatos, que onde a população tem mais qualidade de vida é exatamente nos países onde se tem mais liberdade econômica, proteção a propriedade privada e não atrapalham a geração de riqueza que é o oposto do que você está defendendo, já onde o que você defende é aplicado a mais de 100 anos e em várias partes do mundo o resultado é sempre o mesmo: a catástrofe.
Aí está a nossa diferença, eu defendo a justiça social, não preciso escolher um lado e ir pra guerra. Essa é a dicotomia empregada pela esquerda com intenção de criar conflito.
Eu sou favorável a distribuição de riquezas, mas não dessa forma forçada que você visualiza. Isso pra mim é ideologia de vagabundo que quer ficar encostado em alguém (normalmente o governo).
Tanto é que quando eu mencionei em socializar os prejuízos você se omitiu. Só querem os bônus, mas não o ônus.
Como eu disse acima, se foi a empresa e seus funcionários do alto escalão que fizeram todos os estudos, tanto de mercado quanto de projetos e produção, investiram seu dinheiro e assumiram o risco, não faria sentido que os empregados da produção ganhasse todo o lucro.
Principalmente se considerarmos que é um trabalho que qualquer um faz, ao contrário do trabalho de gestão.
manja qdo jornalista escreve 'carro mata pedestre' e a turma chama o carro de decepticon (tem gente q chama de autobot, mas eles não conhecem a história direito, paciência)? então, vc tá fazendo algo parecido com essa de 'o comunismo assassino'. relaxa, cara. eu não quero nenhum ditador dizendo q a gente tem q fazer, não. tb não quero q a desigualdade social seja algo considerado normal e aceitável dentro de um sistema econômico como o capitalista. nós podemos mais e melhor. sem matar ninguém, diga-se.
obrigado! sempre quis ser grande em alguma coisa. q seja nisso, então.
Só rindo mesmo, você é um grande exemplo de esquerdista.
estou na dúvida: atualizo ou não atualizo o meu linux mint?
Com socialismo de mercado, com empresas de amigos do governo recebendo dinheiro e vantagens criminosas do estado que outros não recebem, de forma semelhante ao capitalismo de estado que a quadrilha do "eu não sabia" e seus aliados praticam no Brasil como no caso da empresa de carne que comprou a amizade do governo e recebeu em troca várias vantagens criminosas do estado e por causa disso cresceu de forma criminosa.
O que você está defendendo é o comunismo, uma ideologia fracassada e assassina que mais de 100 anos e em várias partes do mundo em que foi implantada o resultado foi sempre o mesmo: a catástrofe, com a instauração de ditaduras e a população escravizada e jogada na miséria, e assassinatos em massa através de execuções, fome e trabalhos forçados.
só piada boua! hauhauhahau
Com essa grana ele ta um gato rs
De total acordo. Pra isso mudar muitas patentes precisam ser públicas, saindo das empresas e voltando para quem as financiou (com grana dos impostos), e apoio do governo pro start; depois segue com as próprias pernas. Talvez a coisa mude de figura assim, produtos melhores sejam feitos e a grana distribuída. Vale sonhar.
eai truta, o mano tá gay com 800milhoes de cascalho na conta, o cara é chapa quente mesmo, mandando a real nem pensei que o brother poderia ganhar tanta verdinha mesmo tendo uma entrada fraca na bolsa
Compre celular de uma cooperativa que fabrique. Cooperativas distribuem os lucros de forma mais igualitária entre os trabalhadores. O diabo é encontrar uma cooperativa que faça isso. Talvez esse modelo de negócio seja mais difícil de emplacar.
faz assim: vc defende o patrão e eu defendo o operário. combinado?
qdo vc contratar o cara, se prepara: o vale-refeição dele é bem alto. e ele provavelmente vai querer um vale-alimentação tb.
a marissa mayer ganhou 800 milhões tb?
como será q surgem as grandes empresas na China? vale a pesquisa, amigo.
se vc acha "justo" recompensá-lo mesmo ante um fisco total, o q eu posso fazer? eu não vou dar meu rico dinheirinho pra ele voluntariamente, mas ao comprar da xiaomi eu acabando dando sim, infelizmente. preferiria q fosse para os operários, merecedores de fato. enfim, cada um tem o CEO q merece.
digamos q um alto executivo consegue descobrir isso antes de começar a operação, não?
A Xiaomi pensou em fabricar na China e só distribuir no Brasil, sem o varejo como intermediário, só esqueceram três pequenos detalhes:
1. Impostos de importação absurdamente altos;
2. O brasileiro médio compra pouco pela internet;
3. Depender dos correios nunca é uma boa opção;
Quem decide o que fazer com o patrimônio da empresa é, olha só, a empresa. Se quiser, use o seu dinheiro para fazer justiça social. Sua crítica teria validade se Hugo Barra tivesse enriquecido injustamente.
Ai bobo, ta fofo ele
Já fiz muito isso de trabalho pesado, até como servente. Hoje sou mais qualificado e tenho um trabalho melhor, embora não seja rico.
De qualquer forma, não é porque eles trabalham na fábrica que tudo pertence a eles. Não foram eles que assumiram o risco, compraram maquinário, fábricas, gastaram com pesquisa, fizeram planejamento estratégico e etc.
Se a empresa der prejuízo ela pode exigir que os funcionários ajudem a cobrir o combo? Pois é...
Nunca vi ngm defender isso, aí é fácil dizer: “Se a classe operária tudo produz, a ela tudo pertence”, mas se ela produz prejuízo, aí não, aí é culpa do empresário.
Essa foto ta meio gay rs
seria melhor dividir toda essa gaita e distribuir para os operários q fabricam tão arduamente o celular q vc tanto deseja e possui. eles se sentiram, certamente, merecedores de tal recompensa. afinal, não é fácil o T-R-A-B-A-L-H-O deles. trabalho, saca? coisas q vc tem realizar, concretizar, fazer de fato... tb conhecido como 'colocar a mão na massa'. é... mas o proletariado não merece. passa fome, então.
Parece q os vídeos do Danilo Gentille estão todos no youtube. Vc pode revê-los sempre q quiser.
Posso estar sonhando, mas o cara era o chefão da Xiaomi no Brasil e ela "faliu" por aqui. Daí, o cara sai e arruma trampo em outra empresa, e ganha um prêmio de 800 milhões de reais do antigo empregador!? Poxa, se tivessem colocado a Xiaomi na minha mão tinha, sei lá, além de fazer o q ele fez atrelado a marca uma seita de comentaristas de sites de tecnologia ou algo assim. Eu teria feito muito melhor o pior q ele fez. Mas enfim, vc acha q ele mereceu, então tá bom. Quando ele sair do Facebook por ter falido a RV vc contrata ele.
Esses comunistas do mdu...
Mas, é exatamente isso que prega a meritocracia, afinal, ele foi um dos responsáveis pelo crescimento da empresa a nível global, não é?
Meritocracia: Modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo.
ps.: Pessoalmente acho ele péssimo, não vi nada grandioso que ele fez e é uma Marissa Mayer de calças (sim, posso estar completamente enganado).
Viva a meritocracia! Não, espera...