Início » Software Web » Google Chrome ganha novo visual em versão de testes

Google Chrome ganha novo visual em versão de testes

Você pode testar o redesign no Chrome Canary para Windows, macOS, Linux e Chrome OS

Por
18 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Google Chrome estava realizando testes de uma nova interface que adota os elementos do Material Design. Agora, ela está disponível por padrão para todos os usuários da versão Canary no Windows, Linux e Chrome OS.

Você pode testar o Canary lado a lado com sua instalação principal do Google Chrome: ele roda de forma independente, e tem um ícone laranja para se diferenciar. Para instalá-lo, clique aqui.

Então você se depara imediatamente com o redesign:

O que mudou na interface?

O desenvolvedor François Beaufort lista as principais mudanças do navegador. Como você pode ver na imagem acima, a barra superior fica branca quando apenas uma aba está aberta.

A barra superior fica azul com duas ou mais abas. Elas têm cantos arredondados só quando estão selecionadas; o mesmo vale para as abas fixadas. E o botão para abrir novas abas agora é um sinal de +.

A omnibox — campo de URL e busca — tem cantos arredondados. Na extremidade direita, ficam os botões de extensões e, bem ao lado, o indicador de perfil. No design atual, ele fica no canto superior direito, ao lado dos botões Minimizar, Maximizar e Fechar do Windows.

Ao digitar algo, você repara que a lista de sugestões também ganhou cantos arredondados, além de ícones atualizados.

Para testar essa interface no macOS, é preciso fazer duas coisas. Primeiro, visite a página chrome://flags/#top-chrome-md e escolha a opção Refresh. Depois, vá em chrome://flags/#views-browser-windows e clique em Enabled. Isso não é necessário no Windows, Linux ou Chrome OS.

Em 2016, o Google adotou elementos do Material Design no Chrome para desktop. A empresa trocou o cinza pelo branco em algumas partes da interface; e inseriu animações semelhantes ao Android — ao clicar em botões, por exemplo.

Desta vez, alguns elementos do redesign lembram a interface do Firefox; o browser da Mozilla, por sua vez, se inspirou no Chrome há alguns anos. O que você achou?

Mais sobre: , ,