O Google Chrome estava realizando testes de uma nova interface que adota os elementos do Material Design. Agora, ela está disponível por padrão para todos os usuários da versão Canary no Windows, Linux e Chrome OS.

Você pode testar o Canary lado a lado com sua instalação principal do Google Chrome: ele roda de forma independente, e tem um ícone laranja para se diferenciar. Para instalá-lo, clique aqui.

Então você se depara imediatamente com o redesign:

O que mudou na interface?

O desenvolvedor François Beaufort lista as principais mudanças do navegador. Como você pode ver na imagem acima, a barra superior fica branca quando apenas uma aba está aberta.

A barra superior fica azul com duas ou mais abas. Elas têm cantos arredondados só quando estão selecionadas; o mesmo vale para as abas fixadas. E o botão para abrir novas abas agora é um sinal de +.

A omnibox — campo de URL e busca — tem cantos arredondados. Na extremidade direita, ficam os botões de extensões e, bem ao lado, o indicador de perfil. No design atual, ele fica no canto superior direito, ao lado dos botões Minimizar, Maximizar e Fechar do Windows.

Ao digitar algo, você repara que a lista de sugestões também ganhou cantos arredondados, além de ícones atualizados.

Para testar essa interface no macOS, é preciso fazer duas coisas. Primeiro, visite a página chrome://flags/#top-chrome-md e escolha a opção Refresh. Depois, vá em chrome://flags/#views-browser-windows e clique em Enabled. Isso não é necessário no Windows, Linux ou Chrome OS.

Em 2016, o Google adotou elementos do Material Design no Chrome para desktop. A empresa trocou o cinza pelo branco em algumas partes da interface; e inseriu animações semelhantes ao Android — ao clicar em botões, por exemplo.

Desta vez, alguns elementos do redesign lembram a interface do Firefox; o browser da Mozilla, por sua vez, se inspirou no Chrome há alguns anos. O que você achou?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danielnbl

Minha nossa, no mac continua bem ruim. As abas continuam essa coisa horrosa de sempre, e quando você vai na barra fica um shadow muito feio 2006 gritou aqui. Ainda bem que nem uso o Chrome :v

paulo yan

Pq Windows XP? Por conta do tom azul?

Ed. Blake

Não dá tempo, um cometa vai se chocar com a terra em breve e nada disso importará.
Fonte: Pesquise.

Doug

Nem Hans Donner supera.

angelobio

Uso o mesmo tema, Jack Spade, desde 2011.

Wallace Almeida

E teve alguma mudança no modo anônimo? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

DumbSloth87

Tema Simple Black é vida.

Douglas

Tão querendo ressuscitar o design do Windows XP através do Chrome, pelo visto.

Ivan

Tá seguindo o Windows XP agora ;-)

Douglas B

Por incrível que pareça, o browser cujo visual mais me agrada é o Edge. Pena que né, é o Edge.

13582196

isso é Firefox Australis...

Molinex

E eu achando o chrome (atual) feio kkk
Enquanto eu crescia, aprendi que tecnologia muda muito, em pouco tempo, e essa moda de material design, parece que não passa nunca kkk
Pelo contrario, foi android, youtube, gmail que foi o que ficou pior de todos... Até agora, pois tem tudo pra ser superado, por esse novo design do chrome kkk

Eliézer José Lonczynski

Copiou o Firefox e eu curti.

John Smith

Google sempre ligou o fodas pros usuários do Windows. Nunca seguiu o design do sistema em seus produtos.

Dio

10 abas abertas. Nunca acontece travamentos por aqui. Talvez esteja na hora de você trocar de PC.

Exibir mais comentários