Tecnoblog

Xperia XA2 Plus é o intermediário da Sony com tela 18:9

A Sony anunciou mais um integrante de sua família de smartphones, o Xperia XA2 Plus. O novo intermediário da marca japonesa é basicamente um primo próximo do Xperia XA2 Ultra; afinal, eles compartilham muitas semelhanças.

É inevitável a comparação com o XA2 Ultra, lançado no começo deste ano — confira nosso review aqui. O processador é o mesmo para ambos, com o Snapdragon 630 rodando oito núcleos em até 2,2 GHz, acompanhado de uma GPU Adreno 508 e opção entre 4 ou 6 GB de RAM.

O espaço interno fica em versões com 32 ou 64 GB, ambas com slot para microSD. A câmera traseira é exatamente a mesma do XA2 Ultra, com sensor Exmor RS de 23 megapixels e lente de 84 graus. Ela tem sensibilidade de até ISO 12.800 e faz vídeos em 4K, com opção de 120 quadros por segundo para câmera lenta em 720p.

As mudanças estão em dois aspectos bem visíveis, que ficam na frente do aparelho. O primeiro é que a tela adotou a proporção 18:9, deixando as bordas mais finas e melhorando a pegada. Ela continua com 6 polegadas e traz resolução Full-HD+ (2160 x 1080 pixels).

A segunda diferença é que a câmera frontal tem apenas uma lente, com ângulo de 120 graus e que consegue capturar até 8 megapixels de resolução. Ainda assim, a Sony promete o efeito de desfocar o fundo via software. (O XA2 Ultra tem câmera dupla para selfies.)

Visualmente, o Xperia XA2 Plus é quase idêntico ao XA2 Ultra, mantendo o antigo design chamado OmniBalance que a Sony vem substituindo aos poucos pelo “ambient flow”. Isso significa um corpo mais minimalista e leitor de impressões digitais na parte traseira, sem a posição ingrata do sensor no Xperia XZ2.

Por fim, o Android está na versão 8.0 Oreo e a bateria conta com os mesmos 3.580 mAh que estão no XA2 Ultra, com carregamento via USB-C, tecnologia Quick Charge 3.0 da Qualcomm. Você pode utilizar qualquer fone de ouvido com o padrão de 3,5 mm; não foi desta vez que a Sony eliminou o conector de seu intermediário.

Ainda não há previsão de preço para o mercado internacional, muito menos para o Brasil. O Xperia XA2 foi lançado aqui por R$ 1.699, com a variante Ultra marcando os R$ 2.399, então é possível que o XA2 Plus fique entre estes dois preços. Lembramos, no entanto, que a tela 18:9 tende a encarecer os produtos.

Especificações do Sony Xperia XA2 Plus:

Com informações: Sony Mobile.