Google adiciona código morse ao teclado Gboard para iOS e Android

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Código Morse no teclado do Google (Gboard)

O Gboard para iOS finalmente ganhou uma opção para usuários se comunicarem com a ajuda de código Morse. A alternativa do teclado do Google estava disponível somente na versão para Android, que também ganhou algumas melhorias.

Nos dois sistemas, a ferramenta oferece uma experiência de digitação aprimorada, capaz de reconhecer caracteres não alfabéticos como “%”. Os usuários podem trocar o padrão QWERTY pelos pontos e traços do código Morse a qualquer momento.

O recurso faz com que o Gboard se torne mais inclusivo, já que muitas pessoas com mobilidade reduzida utilizam o código Morse para se comunicarem. Pensando nisso, o Google também permite que a ferramenta seja usada com diversos dispositivos externos.

A revisão do teclado foi feita com o apoio de Tania Finlayson, uma desenvolvedora especializada em tecnologia assistiva de código Morse. Ela contribuiu com o layout, as sugestões de sequências em código Morse e as configurações para que o teclado se adapte às necessidades de cada usuário.

Tania, que nasceu com paralisia cerebral e conversa com a ajuda do código Morse há cerca de 30 anos, também desenvolveu o TandemMaster. Em parceria com o marido, o irmão e um engenheiro, ela criou o dispositivo para conseguir se comunicar com o mundo.

“Desenvolver ferramentas de comunicação como essa [código Morse no Gboard] é importante, porque para muitas pessoas, isso simplesmente torna a vida acessível. Agora, se alguém quiser experimentar o código Morse, pode usar o telefone em seu bolso”, disse Tania.

Aproveitando a novidade, o Google criou um jogo que ensina a escrever em código Morse em poucos minutos.

Como ativar o código Morse no Gboard

Em teste do Tecnoblog, o recurso ainda não foi liberado. Caso você já tenha o Gboard para Android ou iOS, é possível verificar se ele já está disponível na área de configurações do seu aparelho.

  1. Selecione o item “Idioma e entrada”;
  2. Abra a seção “Teclado virtual”;
  3. Escolha “Gboard”;
  4. Toque em “Idiomas”;
  5. Dentro de “Inglês”, você poderá encontrar o item “Código Morse”.

É possível habilitar o som de retorno sempre que um botão for pressionado e ajustar as configurações de acordo com a sua preferência. Você pode voltar para o padrão QWERTY sempre que quiser.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados