Samsung Galaxy Note 9 é homologado pela Anatel

Caneta S Pen com Bluetooth também já possui autorização para ser vendida no Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Convite do evento do Samsung Galaxy Note 9

Ainda falta quase um mês para a Samsung revelar oficialmente o Galaxy Note 9 ao mundo, mas o smartphone já teve sua comercialização autorizada no mercado brasileiro. A Anatel emitiu nesta quarta-feira (11) o certificado de homologação do SM-N9600, código de modelo do novo flagship da Samsung, e da caneta S Pen.

O certificado de homologação, descoberto pelo leitor Everton Favretto, mostra que o Galaxy Note 9 tem entrada para dois chips e suporte às principais bandas de 4G no Brasil (3, 7 e 28), além de se conectar a redes CDMA2000 — o que indica que, a exemplo do que aconteceu com o Galaxy S9, o país deverá receber a versão com processador Snapdragon em vez do chip próprio da Samsung.

Além do smartphone, a Anatel homologou o EJ-PN960, um modelo que está sendo atribuído à caneta do Galaxy Note 9. Rumores indicam que, diferente das gerações anteriores, a nova S Pen terá conexão Bluetooth, o que é corroborado pelo certificado. A expectativa é que a caneta ganhe outras funções, como a de controle remoto, permitindo que você pause uma música ou acione a câmera à distância, por exemplo.

A Samsung tradicionalmente lança seus smartphones premium com rapidez no Brasil, junto com o resto do mundo — e o fato de a homologação ter vindo bem antes do anúncio oficial indica que o Galaxy Note 9 deverá chegar cedo ao país. Já guardou o dinheiro?

O design não deve ser muito diferente desse aqui

As possíveis especificações do Galaxy Note 9

  • Tela: Super AMOLED de 6,4 polegadas, com laterais curvas e visibilidade melhorada sob a luz do sol;
  • Processador: Snapdragon 845 (Brasil, Coreia do Sul e Estados Unidos); Exynos 9810 (resto do mundo);
  • RAM: 6 GB e 8 GB;
  • Armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB, expansível com microSD;
  • Bateria: 4.000 mAh;
  • Câmera traseira: dupla, com estabilização óptica aprimorada, sensor ISOCELL e lente com abertura variável;
  • Sistema operacional: Android 8.1 Oreo.

Atualizado às 13h40 para corrigir informação sobre o dual SIM.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados