O Google Chrome ativou um novo recurso de segurança, chamado isolamento de sites, para 99% dos usuários do Windows, Mac, Linux e Chrome OS. Ele mitiga o Spectre, falha grave que afeta processadores da Intel, AMD e ARM. No entanto, isso pode consumir até 13% mais RAM.
Como explica a CNET, o isolamento de sites é uma grande mudança para o Chrome. Isso afeta o renderizador, uma parte central do navegador, que transforma o código do site em pixels na tela do celular ou computador.
Desde 2008, quando foi lançado, o Chrome separa as abas em processos distintos. Isso aumenta o consumo de RAM, mas também significa que um site malicioso terá dificuldade em interferir em outras abas — ele precisa quebrar a sandbox antes.
Isso se tornou ainda mais restrito com o Chrome 67, lançado em maio. Além do site que você abriu, cada aba contém seu próprio renderizador para exibir o conteúdo na tela. Esse isolamento serve para proteger melhor o usuário, impedindo que sites roubem dados confidenciais.
Infelizmente, isso significa que o Chrome precisa de ainda mais memória. O aumento é de 10% a 13% para usuários com muitas abas abertas, segundo o Google. Isso já está valendo para desktops; no futuro, a versão para Android também será contemplada.
O isolamento de sites é uma técnica que vem sendo desenvolvida há dez anos. Este é o tema do Ph.D. de Charlie Reis, engenheiro de software que faz parte da equipe do Chrome. O Google passou a trabalhar nisso há cerca de seis anos.
O projeto ganhou relevância após a descoberta da falha Spectre. Ela permite que um aplicativo vaze informações confidenciais para outro, quebrando mecanismos de segurança como o sandbox do Chrome.
Desde então, a AMD liberou atualizações para seus processadores, e a Microsoft passou a distribuir correções da Intel para o Spectre. A Intel reprojetou os processadores Xeon e Core da 8ª geração para eliminar essa falha, além do Meltdown.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Opera aquele que foi vendido pros chineses? Deus me livre
O problema de usar o Edge e a falta de sincronização com o Android.
Tá então já coloquem os requisitos minimos e recomendados pra rodar o Chrome
Eita!
Com extensão, adblock, Google tradutor, Magic Actions for YouTube, senhas Avast, idm... Etc
Com ou sem extensões, como adblockers?
Google Chrome, aka Pac RAM.
o Chrome chegou onde está porque tem o Google atrás recomendando o uso quando você abre o google.com, assim como o IE foi líder por muito tempo por conta da Microsoft que o embutia no Windows.
De n me engano 8° geração ainda tem as falhas, e a correção tlvz venha no próximo
agora ele usa ram até do computador do seu vizinho
foi sim... houve um momento em que ele consumia memória e era lento para iniciar... foi por causa disso e da eterna incompatibilidade do IE com scripts, css e a vida que o Chrome chegou onde está.
Firefox nunca foi vilão!
20 abas abertas aqui e deu 2,1Gb de RAM usada, pra mim tá ok
Ué. Aprendi com os #TechManja que o Chrome é o melhor navegador e o Edge só serve pra instalar o Chrome. Man quando eu digo que a Microsoft tá perdendo dinheiro em não contratar esses especialistas, eu falo sério ashuashuashua
#TechManja
eu acabei de larga o opera , o meu opera so com twitter aberto tava comendo 2 gigas de ram , comecei a usar o edge q n comia nem 700mb fora q carrega mais rapido a maior parte dos sites
Vai comer o restinho de ram q ainda sobrava
O Edge é um bom navegador. Ele abre em uma velocidade impressionante ao ligar o Windows 10. Basta clicar naqueles textos na tela de login do sistema para ver do que estou falando. O grande problema do Edge é a lentidão para carregar sites muito pesados e a terrível falha da equipe de marketing que absurdamente fez o logo do Edge um IE melhorado. Não sei como uma equipe de marketing de uma das maiores empresas do mundo faz essa besteira.
E pensar que no começo do Chrome os vilões eram justamente o Firefox e o IE...
Leio verdades.
Eu pensava q o Opera era só o Chrome com uma Skin diferente. Na verdade, até hoje tenho essa sensação(alguns sites reconhece ele como "Chrome"). 😂
O novo Firefox me ganhou.
O Edge tbm está surpreendentemente bom. Já usava ele desde a v1709 do W10.
Opera usar a mesma engine do Chrome, provavelmente vai ter o mesmo problema
Estou com mais de 20 abas abertas em sua maioria videos do Youtube e está consumindo quase 3GB, coisa que raramente passava dos 2,2GB.
Peraí, então agora ele consome um total de 113% de RAM?
Traduzindo: Recomenda-se a instalação de kits de 128GB de RAM, caso o usuário queira abrir até 4 abas - lembrando que isso é sem extensões instaladas :P