O Bloco de Notas do Windows (Notepad) é, provavelmente, a ferramenta nativa da plataforma que a Microsoft menos se atreveu a mexer. Mas, em breve, vai ser diferente: o próximo pacote de novidades do Windows 10 vai trazer a primeira grande atualização do Bloco de Notas em décadas, mas sem abrir mão da sua simplicidade.
Uma das novidades já foi mostrada aqui no Tecnoblog: o Bloco de Notas vai suportar quebras de linha do Linux e macOS. Isso significa que arquivos de texto feitos com codificação dessas plataformas vão abrir normalmente no Windows, sem linhas bagunçadas por conta do não reconhecimento das quebras.
Outro recurso adicional será a capacidade de localizar ou substituir termos mais facilmente. Hoje, você tem que ir nas opções Localizar ou Substituir do menu Editar e, então, digitar os termos a serem buscados. Na nova versão, se você selecionar os termos, eles aparecerão automaticamente nos campos de pesquisa. Além disso, todas as opções que você havia marcado na busca anterior serão mantidas. As pesquisas também poderão cobrir o texto inteiro e não só os pontos acima ou abaixo do cursor.
Também será mais fácil dar zoom no texto. Na versão atual do Bloco de Notas do Windows, você deve ir ao menu Formatar e clicar em Fonte para alterar o tamanho do texto. Na nova versão, você poderá dar zoom clicando em Ctrl e girando o botão de rolagem do mouse para cima ou para baixo, da mesma forma que é possível fazer nos navegadores de internet, por exemplo. Você também poderá usar os comandos Ctrl e + ou Ctrl e – para o mesmo fim.
Já a barra de status passará a ser exibida por padrão. Ela mostrará informações como nível de zoom aplicado, codificação de quebra do texto, além de número de linha e coluna — essas informações não serão mais redefinidas para 1 quando o arquivo for salvo.
Não termina aí: a Microsoft promete fazer o Bloco de Notas do Windows suportar o comando Ctrl + Backspace para excluir a palavra anterior; não permitir que o cursor pule um caractere quando a seta for usada para mover o curso com uma palavra selecionada; e mais desempenho com arquivos grandes.
O novo Bloco de Notas será disponibilizado oficialmente na atualização de codinome Redstone 5 do Windows 10, a ser liberada até o fim do ano.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Pra você.
Azar o seu.
E?
Creio que ainda não. O Notepad ++ tem algumas funções que o Notepad do Windows não tem. Como por exemplo o reconhecimento de linguagens e o realce correspondente.
Já a barra de status passará a ser exibida por padrão. Eta grória
Será que vai tornar o Notepad++ desnecessário?
Abas fazem parte do Sets, que não virá nessa atualização.
Exato. Se eu quero algo menos básico uso o WordPad, caso o Word não seja exigido.
E abas?! Nâo vai ter abas?
Agora sim, tá quase ficando ruim kkk
Bash é um interpretador de comandos para shell, não um editor de texto...
Entretanto existem alguns editores de texto que rodam no shell, e por isso são invocados pelo bash, dentre eles: Nano, ex, vi, vim, Joe, etc...
E todos eles são melhores que o bloco de notas, possuem infinitamente mais recursos...
Mas é até mancada da minha parte comparar, por exemplo, o melhor editor de textos do mundo, que é o VIM, com isso aí que a MS faz para anotações...
microsoft = inovação
Aposentei há anos quando conheci o Notepad++. Mas hoje o Sublime Text é que é o indispensável.
O Bloco de notas é pra ser simples msm, mas claro, melhorias sempre são bem vindas.
Creio q seja um dos únicos q talvez nunca ganhe uma versão universal. Nem precisa...
Não sabia que o bash editava textos.
Mudanças simples, mas bem vindas
Eu gosto de editar meus scripts em editor de texto. Gostei da atualização.
Sério que a Microsoft acha que isso é uma atualização que valha a pena? É muito mais prático usar o bash