Bloco de Notas do Windows vai finalmente ganhar mais funcionalidades

Nova versão do Bloco de Notas do Windows trará mais opções de busca, zoom em texto e suporte melhorado a quebras de linha

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notepad novo
Agora é assim

O Bloco de Notas do Windows (Notepad) é, provavelmente, a ferramenta nativa da plataforma que a Microsoft menos se atreveu a mexer. Mas, em breve, vai ser diferente: o próximo pacote de novidades do Windows 10 vai trazer a primeira grande atualização do Bloco de Notas em décadas, mas sem abrir mão da sua simplicidade.

Uma das novidades já foi mostrada aqui no Tecnoblog: o Bloco de Notas vai suportar quebras de linha do Linux e macOS. Isso significa que arquivos de texto feitos com codificação dessas plataformas vão abrir normalmente no Windows, sem linhas bagunçadas por conta do não reconhecimento das quebras.

Notepad atual

E não mais assim

Outro recurso adicional será a capacidade de localizar ou substituir termos mais facilmente. Hoje, você tem que ir nas opções Localizar ou Substituir do menu Editar e, então, digitar os termos a serem buscados. Na nova versão, se você selecionar os termos, eles aparecerão automaticamente nos campos de pesquisa. Além disso, todas as opções que você havia marcado na busca anterior serão mantidas. As pesquisas também poderão cobrir o texto inteiro e não só os pontos acima ou abaixo do cursor.

Bloco de Notas - busca

Também será mais fácil dar zoom no texto. Na versão atual do Bloco de Notas do Windows, você deve ir ao menu Formatar e clicar em Fonte para alterar o tamanho do texto. Na nova versão, você poderá dar zoom clicando em Ctrl e girando o botão de rolagem do mouse para cima ou para baixo, da mesma forma que é possível fazer nos navegadores de internet, por exemplo. Você também poderá usar os comandos Ctrl e + ou Ctrl e – para o mesmo fim.

Bloco de Notas - zoom

Já a barra de status passará a ser exibida por padrão. Ela mostrará informações como nível de zoom aplicado, codificação de quebra do texto, além de número de linha e coluna — essas informações não serão mais redefinidas para 1 quando o arquivo for salvo.

Não termina aí: a Microsoft promete fazer o Bloco de Notas do Windows suportar o comando Ctrl + Backspace para excluir a palavra anterior; não permitir que o cursor pule um caractere quando a seta for usada para mover o curso com uma palavra selecionada; e mais desempenho com arquivos grandes.

O novo Bloco de Notas será disponibilizado oficialmente na atualização de codinome Redstone 5 do Windows 10, a ser liberada até o fim do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados